PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA CLÍNICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

 

EVALUATION OF CLINICAL COMPETENCE IN UNDERGRADUATE NURSING STUDENTS: SCOPING REVIEW PROTOCOL

 

EVALUACIÓN DE LA COMPETENCIA CLÍNICA EN ESTUDIANTES DE PREGRADO EN ENFERMERÍA: PROTOCOLO DE SCOPING REVIEW

 

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.4-art.2520

 

1Karina Nonato Mocheuti

2Joana Denise Martins Figueiredo

3Adriana Freitas de Almeida Finger

4Gímerson Erick Ferreira

5Mara Regina Rosa Ribeiro

 

1Doutoranda em Enfermagem, Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Enfermagem, Mato Grosso, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0 000-0002-1800 2640

2Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0 009-0006-8361 1967

3Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0 000-0002-0569 0317

4Doutor em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0 000-0002-4039 0205

5Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0 000-0002-7132 3005

 

Autor correspondente

Karina Nonato Mocheuti

Rua Suely Terezinha Dias Mendes, nº 289, Jardim Guaraná, Diamantino, Mato Grosso, Brasil, CEP:78400-000 – E-mail: enfkarinanonato@gmail.com, contato: +55 (65) 996155582

 

Submissão: 14-03-2025

Aprovado: 09-09-2025

 

RESUMO

Objetivo: Mapear o que tem sido produzido sobre a avaliação de competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico. Métodos: Protocolo de revisão de escopo, estruturado conforme a metodologia do Instituto Joanna Briggs e o checklist PRISMA para revisões de escopo. O protocolo está registrado na Open Science Framework (OSF). Os critérios de inclusão abrangerão estudos primários ou secundários que apresentem estratégias, instrumentos de avaliação e experiências de avaliação de competência clínica no âmbito da graduação em enfermagem durante o estágio clínico. A busca será conduzida nas bases de dados eletrônicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) e Web of Science. As publicações serão selecionadas por dois revisores independentes, e os possíveis conflitos serão desfeitos por um terceiro revisor. Os dados serão mapeados e apresentados de forma descritiva, com uma visão abrangente sobre a avaliação da competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico.

Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem; Programas de Autoavaliação; Competência Clínica; Autoavaliação; Estágio Clínico.

 

ABSTRACT

Objective: To map what has been produced on the assessment of clinical competence of undergraduate nursing students during clinical internships. Methods: Scoping review protocol, structured according to the Joanna Briggs Institute methodology and the PRISMA checklist for scoping reviews. The protocol is registered with the Open Science Framework (OSF). Inclusion criteria will include primary or secondary studies that present strategies, assessment instruments and experiences of clinical competence assessment in undergraduate nursing during clinical internships. The search will be conducted in the electronic databases of Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) and Web of Science. Publications will be selected by two independent reviewers, and possible conflicts will be resolved by a third reviewer. The data will be mapped and presented descriptively, with a comprehensive view of the assessment of clinical competence of undergraduate nursing students in clinical internship.

Keywords: Nursing Students; Self-Assessment Programs; Clinical competence; Self-assessment; Clinical Internship.

 

RESUMEN

Objetivo: Mapear lo que se ha producido sobre la evaluación de la competencia clínica de estudiantes de enfermería de pregrado en prácticas clínicas. Métodos: Protocolo de revisión del alcance, estructurado de acuerdo con la metodología del Instituto Joanna Briggs y la lista de verificación PRISMA para revisiones del alcance. El protocolo está registrado en el Open Science Framework (OSF). Los criterios de inclusión incluirán estudios primarios o secundarios que presenten estrategias, instrumentos de evaluación y experiencias de evaluación de la competencia clínica en el ámbito de la enfermería de pregrado durante el internado clínico. La búsqueda se realizará en las bases de datos electrónicas de Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) y Web of Science. Las publicaciones serán seleccionadas por dos revisores independientes y los posibles conflictos serán resueltos por un tercer revisor. Los datos serán mapeados y presentados de forma descriptiva, con una visión integral de la evaluación de la competencia clínica de los estudiantes de enfermería de pregrado en prácticas clínicas.

Palabras clave: Estudiantes de Enfermería; Programas de Autoevaluación; Competencia Clínica; Autoevaluación; Pasantía Clínica.

 

INTRODUÇÃO

A competência clínica em estudantes de graduação em enfermagem tem sido amplamente investigada internacionalmente (1-7).

Sob a perspectiva de Benner, a competência clínica apresenta-se de forma multifacetada, influenciada por diversos fatores, dentre os quais se destacam: os internos e os externos aos indivíduos; a estrutura organizacional dos serviços de saúde e enfermagem; os aspectos éticos; bem como a consolidação de saberes que se desenvolvem ao longo do tempo(8,9). Portanto, ela possui caráter processual, acontece ao longo da formação ao nível de graduação, com continuidade na vida profissional, sendo, pois, comprovadamente mediada pelo tempo e pela experiência(7-13)

Benner propõe um modelo teórico sobre a progressividade de novato a perito quanto ao nível de proficiência ao longo da experiência profissional, o qual permite identificar o domínio e condição de intervenção rápida do indivíduo em situações clínicas complexas da clientela, em níveis pontuais, tais como: 1. Novato, 2. Iniciante avançado, 3. Competente, 4. Proficiente e 5. Perito(8,9).

O modelo aborda o tipo de aprendizagem experiencial, mediante o qual se torna capaz de reconhecer o conjunto da situação, a partir de experiências prévias acumuladas, aperfeiçoando-as ao longo do tempo. A evolução de um nível para outro depende do alcance bem-sucedido do nível anterior, a partir do qual elementos são melhorados e expandidos pela vivência de situações clínicas em cenários de prática, resultando em avanço para o nível mais elevado de competência e da evolução do conhecimento clínico(8,9).

Quanto aos fatores preponderantes para o desenvolvimento da competência clínica pelos profissionais enfermeiros, sobressaem os que mantêm nexo com a ação no cenário prático de assistência de enfermagem ainda durante a formação, quando é possível a correlação entre o conhecimento teórico e prático por meio da aprendizagem experiencial. Considera-se, portanto, que o processo do desenvolvimento da competência clínica abrange o período da graduação em enfermagem, com sua continuidade na atuação profissional(14).

Avaliar a competência clínica especificamente em estudantes da graduação de enfermagem tem sido pauta de discussão e investigação atual, sobretudo no contexto internacional. Todavia, no âmbito nacional existe uma lacuna na literatura científica em torno da temática, implicando assim a necessidade de estudos cujo objeto de estudo incida fortemente na avaliação da competência clínica(15,16).

Na educação em enfermagem, estudos afirmam que alcançar a competência clínica é um constituinte importante no desenvolvimento de padrões de qualidade para a profissão e segurança dos pacientes(17).

A avaliação da competência clínica pode ser considerada como um método em que se permite aos estudantes observação do seu progresso e, ao mesmo tempo, a reflexão sobre o seu desempenho. Neste sentido, a avaliação da competência clínica torna-se primordial para os educadores envolvidos (professores e preceptores) no ensino-aprendizagem, gerentes de enfermagem e na perspectiva da autoavaliação para os estudantes(17).

A mensuração da percepção de comportamentos e habilidades, como a competência clínica, normalmente não é computada na graduação em enfermagem, mas, se devidamente avaliados tais procedimentos, poderão colaborar com o avanço do conhecimento do estudante na graduação, identificando lacunas de conhecimento teórico e prático, de modo a nortear as práticas docentes, favorecer práticas seguras, as quais prezam pela qualidade do cuidado e segurança do paciente, além de potencializar a construção e/ou reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Enfermagem(1,13,15).

Em busca preliminar realizada em agosto de 2023 nas bases de dados JBI Evidence Synthesis, Open Science Framework (OSF), Cochrane Database of Systematic Reviews, PubMed, e Prospero, não foi encontrada revisão sistemática ou revisão de escopo, publicadas ou não, sobre avaliação da competência clínica nos estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico.

Em razão da necessidade de preencher esta lacuna e analisar os estudos sobre avaliação da competência clínica nos estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico, por meio de uma síntese, propõe-se a presente revisão de escopo, a fim de mapear o que tem sido produzido sobre a avaliação da competência clínica nos estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico.

 

MÉTODOS

 

Tipo de estudo

            Trata-se de uma revisão de escopo da literatura a ser desenvolvida com base na estrutura metodológica proposta no manual para síntese de evidências do Instituto Joanna Briggs (JBI)(18) para revisão de escopo.

Sua redação será orientada pelo checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(19). Esse referencial apresenta cinco etapas fundamentais para subsidiar o processo de construção das revisões de escopo: (1) identificação da questão de pesquisa; (2) identificação dos estudos relevantes; (3) seleção dos estudos; (4) mapeamento e análise dos dados; e (5) agrupamento, síntese e apresentação dos resultados. Para limitar a ocorrência de viés de relato e determinar a qualidade das evidências produzidas, este protocolo de revisão de escopo foi registrado na plataforma Open Science Framework (https://osf.io/h3ety/) com o DOI:  www.doi.org/10.17605/OSF. IO/H3ETY.

 

Local e período do estudo

Essa revisão de escopo será conduzida no município de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, entre

os meses de maio a agosto de 2024.

 

Questão norteadora

            Para a formulação da questão norteadora desse estudo, será utilizado o mnemônico PCC (População, Conceito e Contexto), em que a população P (população): Estudantes da graduação de Enfermagem; C (conceito): Avaliação da Competência Clínica e C (contexto): Estágio clínico. Dessa forma, elencou-se a seguinte questão norteadora: “O que tem sido produzido sobre avaliação de competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico?”

            Os elementos essenciais para o desenvolvimento da competência clínica propostos por Benner (8-9), serão utilizados para a compreensão da competencia clínica. A partir dessas proposições, os resultados apresentados ao final da revisão serão organizados por meio de dois possíveis temas de análise: (1) As produções em torno da avaliação da competência clínica em estudantes da graduação em enfermagem e, (2) O uso de instrumentos de medida para a avaliação da competência clínica em estudantes da graduação em enfermagem.

 

Critérios de elegibilidade

O escopo dessa revisão incluirá estudos primários ou secundários que apresentem estratégias, instrumentos de avaliação e experiências de avaliação de competência clínica no âmbito da graduação em enfermagem durante o estágio clínico, estudos que tenham a avaliação da competência clínica como objeto e/ou apresentem avaliação da competência clínica em estudantes de enfermagem e estudos de validação de instrumentos de avaliação de competência clínica. Serão excluídos editoriais, livros, diretrizes, opiniões de especialistas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e estudos que não responderem à questão norteadora.

 

Levantamento bibliográfico e estratégias de busca

O levantamento bibliográfico será realizado nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) e Web of Science. O acesso às bases de dados e índice bibliográfico acorrerá por meio do

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante login pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

            Os descritores e as palavras-chave serão combinados por meio dos operadores booleanos OR e AND. Em conformidade a cada base de dados selecionadas, os seguintes vocabulários controlados serão utilizados: Medical Subject Headings (MeSH) para a MEDLINE via PubMed, ERIC, Scopus e Web of Science e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para LILACS via BVS. O Quadro 1, a seguir, apresenta os vocabulários utilizados para a construção das estratégias.

Quadro 1 - Vocabulários utilizados para a construção da estratégia PCC (População, Conceito e Contexto). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, 2024.

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)

 

Descritores

Termos relacionados

População

estudantes de enfermagem

alunos de enfermagem; estudante, enfermagem; enfermeiras alunas;

enfermeira, aluna; aluno enfermeiro; estudante de enfermagem; estudantes de enfermagem

Conceito

programas de autoavaliação; competencia clínica;

autoavaliação

programa, autoavaliação; programas de autoavaliação; programa de autoavaliação; competências clínicas

competências clínicas; habilidade clínica; auto apreciação

Contexto

estágio clínico

estágios clínicos; aprendizagem clínica

Medical Subject Headings (MeSH)

População

students, nursing 

 

pupil nurses; student, nursing

nurses, pupil; pupil nurse; nursing student; nursing students

Conceito

classification; self-evaluation programs

clinical competence

program, self-assessment; self-assessment programs; self-assessment program; clinical competencies

Contexto

clinical stage

clinical internships; clinical learning

Fonte: Elaborado pelas autoras (2024).

           

As estratégias de busca serão estruturadas conforme as especificidades de cada base de dados Será realizada a leitura da lista de referências finais dos estudos incluídos, visando encontrar estudos importantes a serem adicionados. A síntese das buscas está descrita no Quadro 2.

 

Quadro 2 - Estratégias de busca e as respectivas bases de dados. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, 2024.

Base de

Dados

Busca

Estratégias de Busca

de artigo

PubMed/Medline

 

Estratégia 1

(("Nursing Education Research” OR “Students, Nursing" OR "Pupil Nurses" OR "Nursing Students") NOT ("Students, Medi*") AND ("Clinical Competence" OR "Competency Clinical" OR "Clinical Competencies" OR "Clinical Skill" OR "Clinical Skills") OR ("Classification" OR “Self-Evaluation Programs”) AND ("Clinical Clerkships" OR "Clinical Apprenticeship" OR "Apprenticeships, Clinical"))

00 artigos

Estratégia 2

(Nursing students AND Clinical Competence AND Self-assessment)

10 artigos

LILACS

Estratégia 1

“Nursing students” “Clinical Competence” “Self-Assessment”

02 artigos

Web of Science

Estratégia 1 

ALL=(“Nursing students” AND “Clinical Competence” AND “Self-assessment”)

07 artigos

ERIC

Estratégia 1

"Undergraduate Nursing Students" AND "Competency, Clinical"

00 artigos

Estratégia 2

“Nursing education” AND “Clinical nursing”

01 artigos

Scopus

Estratégia 1

"nursing students" AND "clinical competence " AND " self-assessment"

11 artigos

Fonte: Elaborado pelas autoras (2024).

 

A seleção dos estudos será realizada por dois revisores, de forma independente, por meio das etapas do fluxograma adaptado Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) 2020. No final desta etapa, haverá um terceiro revisor de revisão para mediar as possíveis divergências. Assim, caso não haja consenso entre os dois revisores em relação à inclusão dos estudos, um terceiro revisor será acionado.

Na triagem, será realizada a leitura do título e do resumo dos estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, serão elegíveis os estudos que seguirão para a próxima etapa, que consistirá na leitura do texto na íntegra. Finalizada esta etapa, será realizada a leitura das referências finais dos estudos incluídos buscando estudos que possam ser incluídos.

Posteriormente os resultados encontrados serão exportados para uma planilha no Microsoft Word e as duplicatas serão removidas compondo a amostra final dos estudos.

 

Extração dos dados

A extração de dados dos estudos incluídos será realizada por meio de instrumento desenvolvido pelos revisores (Quadro 3). Em caso de necessidade de acréscimo de informações no instrumento, este será alterado e será registrada as informações no relatório da revisão de escopo. As discordâncias ao final da extração serão analisadas por um terceiro revisor.

 

Quadro 3 - Instrumento de extração de dados da revisão de escopo sobre avaliação de competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, 2024.

a- Informações bibliográfica dos estudos

Estudo

Autor (es)

Ano

Revista/Periódico

Universidade de publicação

País

 

 

 

 

 

 

 

b- Informações referentes ao método

Estudo

Método/Delineamento do estudo

Amostra/Participantes

n

Local/Universidade em que foi desenvolvido o estudo

Método ou Instrumento utilizado para avaliação da CC

 

c- Informações referentes ao resultado

Estudo

Área

Teorista/Conceito de CC mencionado

Limitações

Lacunas

 

 

 

 

 

 

d- Informações referentes aos resultados detalhados

Estudo

Resultados Detalhados

Outras descobertas relacionadas

Tipo de coleta (Direta ou Interpretação

 

e- Informações referentes aos instrumentos de avaliação de CC encontrados

Estudo

Autor/Ano/País

Instrumento (Nome e Sigla)

Características

Domínios/ Dimensões/Categorias/ Itens/ Escore

Fonte: Elaborado pelas autoras (2024).

 

Análise e apresentação dos resultados

A identificação das evidências será conduzida de maneira descritiva, sem considerar a qualidade metodológica ou possíveis vieses dos estudos selecionados, e sem uma abordagem analítica para avaliação. As informações coletadas serão organizadas em tabelas, quadros e/ou fluxogramas, enquanto a discussão será elaborada de forma narrativa com vistas a abranger a avaliação da competência clínica nos estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico, seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses—Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(19).

 

REFERÊNCIAS

1.      Notarnicola I, Stievano A, Barbarosa MRDJ, Gambalunga F, Iacorossi L, Petrucci C, et al. Nurse Competence Scale: psychometric assessment in the Italian context. Ann Ig. 2018;30(6):458-69. https://doi.org/10.7416/ai.2018.2246

 

2.      Taylor I, Bing-Jonsson P, Wangensteen S, Finnbakk E, Sandvik L, McCormack B, Fagerström L. A autoavaliação da competência clínica e a necessidade de formação contínua: um inquérito transversal a estudantes de enfermagem de prática avançada. Rev enfermagem clínica. 2020;29(3-4):545–55. https://doi.org/10.1111/jocn.15095

 

3.      Khodaveisi M, Aliyari M, Borzoo R, Soltanian A, Molavi-Vardanjani M, Khalili Z. Comparação da obtenção de habilidades clínicas em estudantes de enfermagem do sétimo e oitavo semestre em Hamadan, oeste do Irã. Rev iraniana pesquisa enfermagem obstetrícia. 2019;24(1):66–72. https://doi.org/10.4103/ijnmr.IJNMR_179_17

 

4.      Liou SR, Cheng CY. Developing and validating the Clinical Competence Questionnaire: A self-assessment instrument for upcoming baccalaureate nursing graduates. J Nursing Education Practice, 2013;4(2): 56–66. https://doi.org/10.5430/jnep.v4n2p56

 

5.      Kajander-Unkuri S, Meretoja R, Katajisto J, Leino-Kilpi H, uikkala A. Students’ self-assessed competence levels during nursing education continuum: A cross-sectional survey. International J Nursing Education Scholarship. 2020;14(1). https://doi.org/10. 1515/ijnes-2019-0050

 

6.      Abuadas MH. A multisite assessment of Saudi bachelor nursing students' perceptions of clinical competence and learning environments: A multivariate conceptual model testing. Healthcare (Basel), 2022;10(12): 2554. https://doi.org/10.3390/healthcare10122554

 

7.      Zeleníková R, Gurková E, Pěrůžková R, Štureková L, Jarošová D, Kajander-Unkuri S. Self-assessment of the competence of final-year nursing students. Open Nursing. 2023;10(7):4607–18. https://doi.org/10.1002/nop2.1708

 

8.      Benner P. From novice to expert: Excellence and Power in Clinical Nursing Practice. New York: Addison Wesley Publishing; 1984.

 

9.      Benner P. Using the Dreyfus Model of Skill Acquisition to Describe and Interpret Skill Acquisition and Clinical Judgment in Nursing Practice and Education. Bull Sci Technol Soc. 2004;24(3):188-99. https://doi.org/10.1177/0270467604265061  

 

10.  Campos LRG. A autonomia de docentes de enfermagem na (co)construção da competência clínica (tese). Cuiabá: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso; 2019.

 

11.  Finger AFA, Cioffi ACS, Ormonde JC Júnior, Lima LPS, Ferreira GE, Ribeiro MRR. Perceptions of graduates on the development of clinical competence in nursing training. Res Soc Develop. 2021;10(9). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17561

 

12.  Nabizadeh-Gharghozar Z, Alavi NM, Ajorpaz NM. Clinical competence in nursing: A hybrid concept analysis. Nurse Educ Today. 2021;(97). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728

 

13.  Löfmark A, Ekstrand-Thorell I. Nursing students' and preceptors' perceptions of using a revised assessment form in clinical nursing education. Nurse Educ Pract. 2014;14(3):275-80. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.08.015

 

14.  Rocha EN, Mantovani MF, Silva ATM, Hereibi MJ, Viante WJM, Kwiatkoski DR. Nursing students' perception of clinical competences. Rev Min Enferm. 2019;23. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027

 

15.  Wu XV, Enskär K, Pua LH, Heng DG, Wang W. Development and psychometric testing of Holistic Clinical Assessment Tool (HCAT) for undergraduate nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):248. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0768-0

 

16.  Ramos-Melgar M, Martínez-Olivares MV, Romero-Quechol GM, Marín-Salgado M. Clinical competence of nursing professionals in patient care in Infarction Code door-to-balloon-primary [Internet]. Rev Enf IMSS. 2017 [cited 2024 Nov 22];25(4):279-84. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-31685

 

17.  Hernández-Romero L, Romero-Quechol GM, Zamudio-Costeño L, Olea-Martínez M. Clinical competence of nursing staff for infection prevention of the surgical site [Internet]. Rev Enferm IMSS. 2019 [cited 2024 Nov 23];27(1):4-13. Available from: https://www.medigraphic.com/pdfs/enfermeriaimss/eim-2019/eim191b.pdf

 

18.  Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2024 Nov 22]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global

 

19.  Joanna Briggs Institute. Methodology for JBI Scoping Reviews [Internet]. Adelaide: JBI; 2015 [cited 2024 Nov 22]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf

 

Contribuição dos autores

 

Karina Nonato Mocheuti: Contribuição substancial na concepção, no planejamento do estudo, na obtenção, na análise, na interpretação dos dados, assim como na redação, revisão crítica e aprovação final da versão publicada.

 

Joana Denise Martins Figueiredo Moraes: Contribuição na concepção, na análise e interpretação dos dados.

 

Adriana Freitas de Almeida Finger: Contribuição na revisão crítica e aprovação final da versão publicada.

 

Gímerson Erick Ferreira: Contribuição na redação, revisão crítica e aprovação final da versão publicada.

 

Mara Regina Rosa Ribeiro: Contribuição substancial no planejamento do estudo, na redação, revisão crítica e aprovação final da versão publicada.

 

Fomento: A pesquisa não recebeu financiamento.

Declaração de conflito de interesses

 “Nada a declarar”.

Editor Científico: Francisco Mayron Morais Soares. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7316-2519

 

Rev Enferm Atual In Derme 2025;99(4): e025140                 

 Atribuição CCBY