PROTOCOLO REVISÃO DE ESCOPO
CONHECIMENTO DE CUIDADORES SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
CAREGIVERS’ KNOWLEDGE ABOUT PRESSURE INJURY PREVENTION: A SCOPING REVIEW PROTOCOL
CONOCIMIENTOS DE LOS CUIDADORES SOBRE LA PREVENCIÓN DE LAS LESIONES POR PRESIÓN: UM PROTOCOLO DE REVISIÓN DEL ALCANCE
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.2-art.2533
1Maria Clara Santana da Silva
2Eugênio Barbosa de Melo Júnior
3Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino
1Universidade Federal do Piauí, Teresina, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0927-1918
2 Universidade Federal do Piauí, Teresina, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0444-2960
3Universidade Federal do Piauí, Teresina, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9835-6034
Autor correspondente
Maria Clara Santana da Silva
Rua Dr. Epifánio Carvalho, 1391, Ininga, 3215-5558, Teresina - PI, Brasil – E-mail: clarasantanasilvaaa@gmail.com.
Submissão: 26-03-2025
Aprovado: 05-04-2025
RESUMO
Objetivo: mapear as evidências disponíveis acerca do conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de lesão por pressão. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo fundamentado pelo Joanna Briggs Institute e que seguirá as recomendações do Checklist PRISMA-Scr para inclusão de estudos. Pretende-se responder à seguinte questão norteadora, baseada no mneumônico PCC (População-Conceito-Contexto): “Quais são as evidências disponíveis acerca do conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de lesão por pressão?”. A busca será realizada nas bases de dados BDENF, LILACS, Web of Science, CINAHL, MEDLINE via PubMed e SCOPUS, e a literatura cinzenta será pesquisada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Quanto aos critérios de elegibilidade, serão incluídos estudos que respondam à pergunta de pesquisa, disponíveis na íntegra, sem delimitação temporal ou idiomática, e serão excluídos editoriais e demais estudos que não respondam à questão norteadora da pesquisa ou que não abordem a temática. Resultados: Os resultados desta revisão permitirão melhor compreensão acerca dos aspectos relacionados ao conhecimento e perfil de cuidadores sobre a prevenção de LP, seu público-alvo, bem como demais aspectos relacionados à prevenção das lesões por pressão, a fim de divulgar evidências pouco exploradas na literatura científica. Conclusão: Espera-se identificar estudos que evidenciem aspectos relacionados ao conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de lesões por pressão, apontando possíveis lacunas de conhecimento, com vistas a elencar prioridades para pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Úlcera por Pressão; Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde.
ABSTRACT
Objective: To map the available evidence regarding caregivers' knowledge about pressure ulcer prevention. Method: This is a scope review protocol based on the Joanna Briggs Institute, which will follow the PRISMA-Scr Checklist recommendations for study inclusion. The aim is to answer the following guiding question, based on the PCC mnemonic (Population-Concept-Context): "What is the available evidence regarding caregivers' knowledge about pressure ulcer prevention?" The search will be conducted in the following databases: BDENF, LILACS, Web of Science, CINAHL, MEDLINE via PubMed, and SCOPUS. Grey literature will be searched in the CAPES Theses and Dissertations Catalog. As for the eligibility criteria, studies that answer the research question and are available in full, with no time or language restrictions, will be included, while editorials and other studies that do not address the guiding research question or the topic will be excluded. Results: The results of this review will provide a better understanding of the aspects related to caregivers' knowledge and profile regarding pressure ulcer prevention, their target audience, as well as other aspects related to pressure ulcer prevention, in order to disseminate evidence that is underexplored in the scientific literature. Conclusion: It is expected that studies will be identified, which highlight aspects related to caregivers' knowledge about pressure ulcer prevention, pointing out possible knowledge gaps to establish priorities for future research.
Keywords: Pressure Ulcer; Patient Safety; Quality of Health Care.
RESUMEN
Objetivo: mapear las evidencias disponibles sobre el conocimiento de los cuidadores acerca de la prevención de lesiones por presión. Método: Se trata de un protocolo de revisión de alcance fundamentado por el Joanna Briggs Institute y que seguirá las recomendaciones del Checklist PRISMA-Scr para la inclusión de estudios. Se pretende responder a la siguiente pregunta orientadora, basada en el mnemónico PCC (Población-Concepción-Contexto): “¿Cuáles son las evidencias disponibles sobre el conocimiento de los cuidadores acerca de la prevención de lesiones por presión?”. La búsqueda se realizará en las bases de datos BDENF, LILACS, Web of Science, CINAHL, MEDLINE vía PubMed y SCOPUS, y la literatura gris será investigada en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES. En cuanto a los criterios de elegibilidad, se incluirán los estudios que respondan a la pregunta de investigación, disponibles en su totalidad, sin limitación temporal o idiomática, y se excluirán los editoriales y demás estudios que no respondan a la pregunta orientadora de la investigación o que no aborden la temática. Resultados: Los resultados de esta revisión permitirán una mejor comprensión sobre los aspectos relacionados con el conocimiento y el perfil de los cuidadores sobre la prevención de lesiones por presión, su público objetivo, así como otros aspectos relacionados con la prevención de las lesiones por presión, con el fin de divulgar evidencias poco exploradas en la literatura científica. Conclusión: Se espera identificar estudios que evidencien aspectos relacionados con el conocimiento de los cuidadores sobre la prevención de lesiones por presión, señalando posibles vacíos de conocimiento, con miras a establecer prioridades para futuras investigaciones.
Palabras Clave: Úlcera por Presión; Seguridad del Paciente; Calidad de la Atención de Salud.
INTRODUÇÃO
As Lesões por Pressão (LP) são um problema de saúde público, causadas pelo desgaste da pele e tecidos subjacentes, que ocorrem com maior frequência nas proeminências ósseas, devido à pressão intensa e/ou prolongada associada ou não ao cisalhamento(1). As LP são classificadas em estágios, conforme a profundidade, tempo de exposição e intensidade de pressão do tecido lesado, e sofrem influência de condições coexistentes, como o Diabetes Mellitus tipo 2 e a Hipertensão Arterial Sistêmica(2).
A prevenção de LP enquadra-se na sexta meta nacional de Segurança do Paciente estabelecida pelo Ministério da Saúde do Brasil, e que no ambiente hospitalar, a partir do terceiro estágio, são reconhecidas como “never events”, ou eventos que nunca deveriam acontecer em serviços de saúde e que persistem por diversos motivos, dentre eles: a complexidade dos ambientes hospitalares, cujos processos de trabalho favorecem à ocorrência de erros por parte dos profissionais(3,4).
O quadro alarmante das LP no Brasil foi demonstrado no relatório nacional de incidentes relacionados à assistência à saúde, através das notificações ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, em que no período entre 2014 e 2022 foram notificados 1.100.352 incidentes, em que 223.378 representaram as LP, sendo 19.307 LP de estágio 3 e 5.769 estágio 4(5).
A preocupação quanto à ocorrência de LP no Brasil e no mundo, fundamenta-se no impacto negativo ao prognóstico do paciente, maior tempo de hospitalização, aumento da demanda de recursos humanos e dos gastos ao sistema de saúde público. Contudo, só é possível prevenir LP através da disseminação de informações, tanto para profissionais de saúde, cuidadores formais ou informais, como para a comunidade em geral, sendo este um dos pontos das ações de Segurança do Paciente(6,7).
Considerando que para prevenir é necessário conhecer, e que no ambiente hospitalar e domiciliar os pacientes são acompanhados por um cuidador, seja ele familiar, formal ou informal, destaca-se a importância do engajamento de cuidadores de pacientes com risco para LP nas ações preventivas(8). A atuação dos cuidadores reforça a prática de cuidados benéficos à saúde e recuperação dos pacientes, e seu engajamento envolve uma parceria ativa entre os diversos envolvidos no cuidado. Portanto, eles desempenham um papel fundamental na qualidade do cuidado e segurança do paciente através de práticas preventivas e de promoção da saúde(9).
A construção deste protocolo respalda-se na necessidade de averiguar como tem sido descrito na literatura o conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de LP, podendo, a partir dos resultados finais da revisão de escopo, fornecer requisitos para a construção de estratégias voltadas a esse público e à temática, facilitando a promoção de informações e educação em saúde.
A partir de uma busca simples na literatura, notou-se a existência de lacunas de pesquisas sobre o tema, o que instigou essa pesquisa. Portanto, diante da problemática que permeia a ocorrência de LP e a relevância da atuação de cuidadores de pacientes na prevenção deste agravo, objetiva-se apresentar um protocolo de revisão de escopo para mapear as evidências disponíveis acerca do conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de LP. E a pergunta de pesquisa consiste em: “Quais são as evidências disponíveis acerca do conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de lesão por pressão?”.
MATERIAIS E MÉTODO
Este protocolo segue as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI)(10) e o Checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis for Scoping Reviews (PRISMA-Scr)(11-12). O protocolo foi registrado no Open Science Framework (OSF), disponível no DOI: 10.17605/OSF.IO/JHMYD.
Para elaboração da questão norteadora da pesquisa, o mnemônico PCC foi composto da seguinte forma: a População refere-se aos cuidadores; o Conceito às LP; e o Contexto ao nível de conhecimento. Neste sentido, a questão desta revisão de escopo é: “Quais são as evidências disponíveis acerca do conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de lesão por pressão?”.
Critérios de Elegibilidade
Serão incluídos estudos transversais, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas, publicados on-line na íntegra, sem restrição temporal ou idiomática. Serão excluídos editoriais, publicações que não abordarem o conhecimento de cuidadores sobre prevenção de LP, e publicações que não se alinharem ao objetivo ou não responderem à questão norteadora da pesquisa. É válido ressaltar que como a pesquisa buscará compreender o conhecimento de cuidadores em geral, envolverá todos os tipos de cuidadores, sendo estes formais, informais, familiares ou cônjuges.
Estratégia de busca
O levantamento bibliográfico será nas seguintes bases de dados e índice bibliográfico: Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) a partir do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/National Library of Medicine (MEDLINE) via PubMed e SCOPUS. Quanto à literatura cinzenta, esta será pesquisada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CDT-CAPES).
A estratégia de busca será formulada a partir dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/Medical Subject Headings (MeSH), CINAHL Headings e descritores não controlados, que serão combinados entre si recorrendo aos operadores booleanos AND e OR, conforme estratégias de busca descritas no Quadro 1.
Quadro 1 - Estratégias de busca nas bases de dados e bibliotecas.
DESCRITORES |
BASE DE DADOS |
SINTAXE DE BUSCA |
|
Controlados |
Não controlados |
||
Cuidadores Úlcera por Pressão Conhecimento Caregivers Pressure Ulcer Knowledge |
Cuidador Cuidador informal Cuidadores informais Cuidador familiar Lesão por pressão Úlceras por pressão Úlcera de decúbito Úlceras de decúbito Conhecimentos Caregiver Informal Caregiver Informal Caregivers Pressure Ulcers Pressure Injury |
BDENF e LILACS, via BVS |
(mh:(Cuidadores)) OR (Cuidador) OR ("Cuidador informal") OR ("Cuidadores informais") OR ("Cuidador Familiar") AND (mh:("Úlcera por Pressão")) OR ("Úlceras por pressão") OR ("Úlcera de Decúbito") OR ("Úlceras de Decúbito") OR ("Lesão por pressão") AND (mh:(Conhecimento)) OR (Conhecimentos) |
CINAHL |
MH caregivers AND MH "pressure ulcer" OR "pressure injury" AND MH knowledge |
||
MEDLINE via PubMed |
(((((caregivers[MeSH Terms]) AND (caregiver)) AND ("pressure ulcer"[MeSH Terms])) OR ("pressure ulcers")) OR ("pressure injury")) AND (knowledge[MeSH Terms]) |
||
SCOPUS |
( TITLE-ABS-KEY ( caregivers ) OR TITLE-ABS-KEY ( caregiver ) OR TITLE-ABS-KEY ( "informal caregiver" ) OR TITLE-ABS-KEY ( "informal caregivers" ) AND TITLE-ABS-KEY ( "pressure ulcer" ) OR TITLE-ABS-KEY ( "pressure ulcers" ) OR TITLE-ABS-KEY ( "pressure injury" ) AND TITLE-ABS-KEY ( knowledge ) ) |
||
Web of Science |
(((((((ALL=(caregivers)) OR ALL=(caregiver)) OR ALL=("informal caregiver")) OR ALL=("informal caregivers")) AND ALL=("pressure ulcer")) OR ALL=("pressure ulcers")) OR ALL=("pressure injury")) AND ALL=(knowledge) |
||
CTD -CAPES |
"Úlcera por Pressão" OR "Lesão por Pressão" AND Cuidadores OR Cuidador AND Conhecimento |
Fonte: Elaborado pelos autores, 2025.
Seleção das fontes de evidências
A busca será realizada por dois revisores independentes, de forma cega, que realizarão a triagem inicial a partir dos títulos e, posteriormente, pela leitura dos resumos, tendo os critérios de elegibilidade como guia. Todas as referências identificadas serão importadas para a plataforma Rayyan Qatar Computing Research Institute Systems (Rayyan). Trata-se de uma ferramenta on-line usada para sistematizar e gerenciar as referências utilizadas nas revisões de literatura(13). Todos os artigos duplicados serão contabilizados apenas uma vez.
Discordâncias quanto à inclusão dos estudos serão discutidas e sanadas entre os revisores, e, em casos de empate, um terceiro revisor será acionado e, após a leitura do material na íntegra, realizará o desempate para composição da amostra final. O processo de busca e inclusão de estudos será exposto na versão final da revisão de escopo e apresentado em um diagrama de fluxo PRISMA-ScR.
Extração de dados
Os dados extraídos dos estudos serão coletados por meio de um formulário de mapeamento de dados no Microsoft Word, baseado no manual disponibilizado pelo JBI(11). O formulário será testado pelos dois revisores independentes, usando uma amostra aleatória de 10% dos estudos incluídos para garantir consistência e precisão do instrumento.
Análise e apresentação dos dados
A análise dos dados será conduzida para identificar temas e subtemas, que serão agrupados e apresentados como uma narrativa. A classificação das evidências científicas dos artigos que compuserem a amostra tomará como base os níveis de evidências estabelecidos pelo(14). Os resultados mais relevantes serão descritos e fundamentados conforme a literatura, buscando-se interpretar seus resultados.
Os resultados desta revisão permitirão melhor compreensão acerca dos aspectos relacionados ao conhecimento e perfil de cuidadores sobre a prevenção de LP, seu público-alvo, bem como demais aspectos relacionados à prevenção das lesões por pressão, a fim de divulgar evidências pouco exploradas na literatura científica
CONCLUSÃO
Espera-se, ainda, identificar estudos que evidenciem aspectos relacionados ao conhecimento de cuidadores sobre a prevenção de LP, apontando possíveis lacunas de conhecimento, com vistas a elencar prioridades para pesquisas futuras.
Fomento:
O presente trabalho foi realizado com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Edital 003/2024.
Critérios de autoria (contribuições dos autores)
Silva MCS, Melo Júnior EB e Avelino FVSD contribuíram significativamente na concepção, planejamento, curadoria de dados, análise formal, construção do método e escrita do estudo.
Declaração de conflito de interesses
Nada a declarar.
Editor Científico: Ítalo Arão Pereira Ribeiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0778-1447
Rev Enferm Atual In Derme 2025;99(2): e025057