IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS SOBRE EMERGÊNCIAS E CALAMIDADES PÚBLICAS PARA DISCENTES EM TERRITÓRIO DE RISCO

Autores

  • Karen Silva de Castro Universidade do Estado do Pará
  • Lauany Silva de Medeiros Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Nayara Fernanda Alves Moreira Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Caio Heitor Vieira Melo Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Amanda Ouriques de Gouveia Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
  • Daniele Lima dos Anjos Reis Universidade do Estado do Pará e Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel 
  • Valeria Regina Cavalcante dos Santos Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
  • Carmen Lúcia Araujo Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1029

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação em saúde, Atendimento de emergência, Desastres naturais

Resumo

Objetivo: Relatar o uso de tecnologias educativas direcionadas à educação em saúde sobre a problemática de Emergências e Calamidades Públicas em uma região de perigo. Metodologia: A pesquisa trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo sobre a construção e implementação de tecnologias educativas, em 05 etapas com 04 turmas do ensino fundamental, médio e superior da região do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Resultados: Foram capacitados cerca de 122 alunos com faixa etária de 11 a 23 anos de idade, através da utilização de maquetes urbanísticas e simulações realísticas. Averiguou-se que a adoção das tecnologias lúdicas é uma das estratégias facilitadora que coloca o discente no centro do processo de ensino-aprendizagem, assistindo à relação professor-aluno e o ato de educar. Conclusão: Portanto, faz-se necessária a construção de estratégias para divulgação desse tema de modo fácil, ágil e abrangente as comunidades que vivem em território de risco, sendo recomendada uma educação em saúde que contribua na efetividade de tal proposta em prol da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauany Silva de Medeiros, Universidade do Estado do Pará-UEPA

 

 

Nayara Fernanda Alves Moreira, Universidade do Estado do Pará-UEPA

 

 

 

Caio Heitor Vieira Melo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

 

 

Valeria Regina Cavalcante dos Santos, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

 

 

Publicado

19-08-2021

Como Citar

1.
de Castro KS, Medeiros LS de, Moreira NFA, Melo CHV, Gouveia AO de, Anjos Reis DL dos, Santos VRC dos, Araujo CL. IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS SOBRE EMERGÊNCIAS E CALAMIDADES PÚBLICAS PARA DISCENTES EM TERRITÓRIO DE RISCO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 19º de agosto de 2021 [citado 26º de novembro de 2024];95(35):e-021111. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1029

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL