ADAPTAÇÕES NOS CENTROS DE HEMODIÁLISE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1072

Palavras-chave:

Covid-19, Diálise renal, Unidades hospitalares de hemodiálise, Biossegurança

Resumo

Objetivo: Identificar as adaptações ocorridas nos centros de hemodiálise para prevenção da infecção pelo novo coronavírus. Metodologia: revisão integrativa com 15 estudos eleitos para análise, levantados nas bases da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e no Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS). Resultados: Principais adequações implantadas: intensificação das orientações da lavagem das mãos, uso de máscara pelos pacientes durante transporte e na sala de espera, uso de EPIs para os profissionais que estão em contato direto com os pacientes, rodízio nos turnos de diálise e distanciamento dos equipamentos. Conclusão: O estudo abordou um leque de adequações relevantes nos centros de hemodiálise, com ênfase na intensificação das medidas de biossegurança padrão e específicas para a prevenção do novo coronavírus. As adequações nas rotinas dos serviços são imprescindíveis para a continuidade do tratamento com segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica Bezerra de Araujo, Centro Universitário Tiradentes

Enfermeira. Centro Universitário Tiradentes. Maceió. Alagoas, Brasil.

Maria Janaine dos Santos Valentim, Centro Universitário Tiradentes

Enfermeira. Centro Universitário Tiradentes. Maceió. Alagoas, Brasil.

Lorena Sampaio Almeida, Centro Universitário Tiradentes

Enfermeira. Mestre. Docente da Graduação em Enfermagem. Centro Universitário Tiradentes. Maceió.

Monique Suiane Cavalcante Calheiros

Enfermeira. Mestre. Docente da Graduação em Enfermagem. Centro Universitário Tiradentes. Maceió.

Givanisy Bezerra de Melo

Enfermeira. Especialista. Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Unimed Maceió.

Givânya Bezerra de Melo, UNIT/AL

Enfermeira. Mestre. Docente da Graduação em Enfermagem. Centro Universitário Tiradentes. Enfermeira Assistencial. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Aluna do curso de doutorado. Universidade de Pernambuco/ Universidade Estadual da Paraíba. Recife/ Campina Grande. Brasil.

Publicado

15-05-2021

Como Citar

1.
de Araujo GB, Valentim MJ dos S, Almeida LS, Calheiros MSC, de Melo GB, de Melo GB. ADAPTAÇÕES NOS CENTROS DE HEMODIÁLISE PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 15º de maio de 2021 [citado 26º de novembro de 2024];95(34):e-021069. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1072

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO