PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1107

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Saúde; Pessoas com Deficiência; Legislação; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Resumo

RESUMO

Com este estudo objetivou-se realizar uma análise reflexiva sobre a assistência em saúde às pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo reflexivo com aporte teórico das políticas públicas de saúde brasileiras direcionadas a essa população e das publicações recentes sobre o assunto. A discussão se desenvolveu em dois eixos temáticos: rede de cuidados em saúde da pessoa com deficiência e acessibilidade nas políticas públicas de saúde. A situação da assistência à pessoa com deficiência ainda apresenta um perfil de fragilidade, desarticulação e descontinuidade de ações nas esferas pública e privada. Uma rede que garanta a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência precisa dispor de ações e serviços articulados entre si que favoreçam as parcerias entre os diversos serviços e atores da rede, o financiamento adequado, além do comprometimento de profissionais e gestores de saúde para lidar com as particularidades da assistência em saúde para pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Políticas Públicas de Saúde; Pessoas com Deficiência; Legislação; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

Keywords: Public Health Policy; Disabled Persons; Legislation; Health Services; Health Services Acessibility.

Palabras clave: Políticas Públicas de Salud; Personas con Discapacidad; Legislación; Servicios de Salud; Accesibilidad a los Servicios de Salud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

04-11-2021

Como Citar

1.
Carvalho de Aguiar AS, LIMA MMN, Martins Torres RA, Sales da Silva LM, de Almeida PC, Mariano Grimaldi MR. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 4º de novembro de 2021 [citado 18º de janeiro de 2025];95(36):e-021160. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1107

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO