TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA AUTOEFICÁCIA PARA AMAMENTAR E PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1194

Palavras-chave:

Aleitamento Materno;, Tecnologia Educacional;, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica as tecnologias educativas para autoeficácia para amamentar e prática do aleitamento materno exclusivo de mulheres adultas. Método: é uma revisão de escopo realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e IBECS via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e PubMed. A análise dos resultados ocorreu na forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 16 estudos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, com predomínio de estudos metodológicos de validação das tecnologias de educação em saúde. Os tipos de tecnologia são: folder, cartilhas, flip chart, literatura de cordel, vídeos e álbum seriado. Todas as tecnologias se mostraram viáveis, no entanto, deve-se atentar ao contexto em que estão sendo aplicadas Conclusão: A grande maioria dos estudos foram de construção e validação da tecnologia que comprovou a eficácia do uso e ressaltou alternativas que potencializem o manejo da tecnologia para autoeficácia materna para amamentar.

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Biografia do Autor

Maria Clara Barradas Leão, UNIFSA

Discente no Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA, Teresina (PI), Brasil.

Polyana Norberta Mendes, UNIFSA

Docente no Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA, Teresina (PI), Brasil.

Carla Danielle Araújo Feitosa, UFPI

Doutorando no Programa de  Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Teresina (PI), Brasil.

Publicado

30-09-2021

Como Citar

1.
Viana Lima TG, Leão MCB, Mendes PN, Feitosa CDA. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA AUTOEFICÁCIA PARA AMAMENTAR E PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 30º de setembro de 2021 [citado 26º de novembro de 2024];95(35):e-021138. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1194

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO