Importância da Residência em Enfermagem no Processo Ensino-Aprendizagem: uma Revisão Integrativa

Autores

  • Rosana Moreira da Silva
  • Luana da Silva Freitas
  • Carmem Larissa Soares Araújo
  • JéssicaHegedus Camargo
  • Alex Miranda Franco
  • Jacó Navegantes da Silva
  • Ilma Pastana Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2018-v.86-n.24-art.120

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar as produções científicas dos anos de 2012 a 2016, referentes à importância dos programas de residência para o processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por meio da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) utilizando as Bases de Dados,LILACS, BDENF e a biblioteca eletrônica SCIELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS):“Internato e Residência”, “Preceptoria e Educação em Enfermagem”.Foram encontrados 62artigos, dos quais 46foram eliminados conforme critérios de exclusão,restando 16artigospara amostra final, cuja maioria são qualitativos com nível 6 de evidência.A enfermagem tem produzido número significativo de estudos acerca do tema, porém com baixos níveis de evidência. A residência é capaz de propiciar maior segurança ao enfermeiro, suprindo lacunas da graduação e proporcionar melhorias no atendimento ao paciente, no entanto, o processo ensino-aprendizagem requer aperfeiçoamento e investimentos nos enfermeiros preceptores.
Palavras-chave:Internato e Residência; Preceptoria; Educação em Enfermagem.


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Publicado

09-03-2019

Como Citar

1.
Silva RM da, Freitas L da S, Araújo CLS, Camargo J, Franco AM, Silva JN da, Ferreira IP. Importância da Residência em Enfermagem no Processo Ensino-Aprendizagem: uma Revisão Integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de março de 2019 [citado 26º de novembro de 2024];86(24). Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/120