MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01D802F8.0EB900E0" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo Web. Se você estiver lendo essa mensagem, o seu navegador ou editor não oferece suporte ao Arquivo Web. Baixe um navegador que ofereça suporte ao Arquivo Web. ------=_NextPart_01D802F8.0EB900E0 Content-Location: file:///C:/AA7559EC/1216-Textodoartigo-PTHTML.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"
COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA=
SAÚDE
NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
COMPETENCES TO PROMOTE HEALTH IN NURSING TRAINING:
CONTRIBUTIONS FROM UNIVERSITY EXTENSION
HABILIDADES
PARA LA PROMOCIÓN DE LA SALUD EN LA FORMACIÓN DE ENFERMERÍA: CONTRIBUCIONES=
DE
LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA
Sabrina Freitas Nunes1 Lari=
ssa
Uchôa Melo2
Samyra Paula Lustoza Xavier<=
sup>3
1Graduanda em
Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista de Iniciaç=
ão
Científica PIBIC/URCA-FECOP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Clínica,
Cuidado e Gestão em Saúde - GPCLIN (2020/atual).
2Graduanda em
Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Bolsista do Projeto de
Extensão Saúde e Cidadania na Escola (PESCE). Membro do Laboratório de Pesq=
uisa
em Práticas Educativas e Promoção da Saúde (LAPPEPS). Membro do Grupo de
Debates e Estudos em Saúde Coletiva (GDESCo).
Integrante do Grupo de Pesquisa em Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCL=
IN).
3Doutoranda em
Cuidados Clínico em Enfermagem e Saúde. Mestre em Enfermagem. Especialista =
em
Emergência e Cuidado Intensivos. Bacharel em Enfermagem. Docente do Curso de
Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade
Descentralizada - Iguatu); Pesquisadora do Programa Pesquisa para o SUS
(PPSUS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saú=
de
(GPCLIN); Coordenadora da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde
(LACES). Coordenadora do Projeto de Extensão Saúde e Cidadania na Escola
(PESCE).
Autor correspondente:
Rua Alto da <=
span
class=3DSpellE>Conchada, 20. CEP 3000-023, Coimbra/Portugal.
Contato de e-=
mail: zairatisott10@gmail.com Contato telefônico: +351 912 864 000
RESUMO
Objetivo: Descrever as
contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento de competênc=
ias
de promoção da saúde na formação em Enfermagem. Método: Trata-se de =
uma
revisão integrativa, realizada por dois pesquisadores independentes. Após
aplicação dos filtros e refinamento dos achados, obteve-se o total de 13
artigos que compuseram o corpus de análise deste estudo. Resultados: Os
estudos apontam que a extensão universitária favorece o desenvolvimento das
competências: profissionalismo, protagonismo, cooperação, comunicação e
humanização do cuidado prestado. Considerações finais: Conclui-se, que a extensão universitári=
a é
aparato para mediar e disseminar orientações que contribuem para o
desenvolvimento de competências profissionais e pessoais de acadêmicos de
enfermagem.
Palavras-chave:
Enfermagem; Relações Comunidade-Instituição;
Promoção da Saúde; Competência Profissional.
ABSTRACT
Objective: To describe how university extension contributions to the development=
of health promotion skills in nursing education=
. Method:
This is an integrative review, carried out by two inde=
pendent
researchers. After applyin=
g
the filters and refining=
span>
the findings, a total of 13 articles were obtai=
ned
that comprised the corpus of analysis of this s=
tudy. Results:
Studies show that university extension favors t=
he development of skills: professio=
nalism,
protagonism, cooperation=
span>,
communication and humanization of the care provided. Final considerations: It is conclude=
d that
the university extension is a device to mediate and disseminate <=
span
class=3DSpellE>guidelines that contribute to the
development of professional and personal skills=
of
nursing students.
Keywords:
Nursing; Community-Ins=
titutional
Relations; Health
Promotion; Professional
Competence.
RESUM=
EN
Objet=
ivo: Describir las contribuciones
de la extensión universita=
ria
al desarrollo de habilidades de promoción
de la salud en la educación en enfermería.
Método: Se trata de una revisión integradora, realizada por dos
investigadores independientes. Luego
de aplicar los filtros y afinar los hallazgos, =
se obtuvo un total de 13 artículos que conformaron
el corpus de análisis de este estudio.
Resultados: Los estudios muestran
que la extensión universit=
aria
favorece el desarrollo de =
competencias:
profesionalismo, protagonismo, cooperación,
comunicación y humanizació=
n
de la atención brindada. Consideraciones=
finales: Se concluye =
que la extensión universitaria e=
s un
aparato para mediar y difundir pautas que contribuyan<=
/span>
al desarrollo de las
habilidades profesionales y personales de los <=
span
class=3DSpellE>estudiantes de enfermería=
.
Palabras-clave: Enfermería; Relaciones Comunidad-Institucionales=
;
Promoción de la salud; Com=
petencia
Professional.
INTRODUÇÃO
As universidades, enq=
uanto
provedoras da formação educacional e profissional, tem a responsabilidade de
produzir conhecimento, estimular o pensamento crítico, organizar, articular=
e
(re)construir saberes os quais devem favorecer o
atendimento das demandas sociais no seus mais diversos contextos e
cenários(1).
Ao longo dos últimos =
30
anos, a universidade vem se transfigurando, qualitativa e quantitativamente
quanto a sua função formativa e social, assumindo um novo e renovado desafi=
o de
atuar como vetor preponderante para o desenvolvimento da sociedade(1,2=
).
Para o alcance de tal objetivo, a formação universitária se ancora em três
pilares essenciais que devem se desenvolver de forma articulada: o ensino, a
pesquisa e a extensão(2).
A integração dessa tr=
íade
favorece que a formação se realize a partir de uma ampla visão da realidade,
com base no conhecimento multidimensional e da fusão dos saberes
técnicos-científicos, éticos-políticos e socioculturais(3).
Nesse cenário, ciente=
de
que a interação universidade – comunidade, favorece a diminuição das
desigualdades sociais a medida que intervém em problemas sociais que muitas
vezes não são atendidas pelas políticas públicas vigentes(3), a
extensão universitária se apre=
senta
como uma possiblidade de articulação entre o ensino interdisciplinar e a
pesquisa com as demandas reais e urgentes da sociedade, destacando-se como
importante instrumento preparatório para a construção de profissionais apto=
s a
tomada de decisões(4).
A
No campo da saúde, a extensão aproxima os estudantes da população por
meio de atividades que são planejadas de modo a facilitar a compreensão da
realidade vivida, bem como, possibilita a troca de saberes, favorece a
aproximação com as instituições de saúde e seus territórios, a formação de
vínculos e estimula a promoção da qualidade de vida e saúde a partir do
incentivo a adoção de hábitos saudáveis. As ações de extensão possibilitam
experiências e aprendizados ampliados, para além da sala de aula, adquirindo
assim importante significado na formação em saúde(6).
Diante
do exposto, a relevância deste estudo se ancora na necessidade de se discut=
ir
sobre as possibilidades e a importância que a extensão universitária tem pa=
ra o
desenvolvimento de competências de promoção da saúde na formação em Enferma=
gem
e objetiva-se descrever as contribuições da extensão universitária para o
desenvolvimento de competências de promoção da saúde na formação em Enferma=
gem.
MÉTODOS
Trata-se de uma revis=
ão
integrativa da literatura. Esse tipo de estudo permite desenvolver uma
explicação mais abrangente de um fenômeno específico de forma a facilitar a
compreensão de um conhecimento relevante na atualidade(7). Segui=
ndo
o referencial metodológico adotado, esta revisão integrativa contemplou seis
etapas para o seu desenvolvimento, a saber: definição da pergunta de pesqui=
sa,
busca e seleção dos estudos primários, extração dos dados, avaliação dos
estudos, síntese dos resultados e apresentação da revisão(7).
Identificação da ques=
tão
de pesquisa (etapa 1)
O
presente estudo foi guiado pela seguinte questão: como as atividades de
extensão contribuem para o desenvolvimento de competência de promoção da sa=
úde
na formação em enfermagem?
Critérios de inclusão=
e
exclusão (etapa 2)
Foram estabelecidos c=
omo
critérios de inclusão os seguintes aspectos: pesquisas científicas publicad=
as
no formato de artigo, nos idiomas inglês, português e espanhol, em formato =
de
texto completo e disponível online. Considerando o escopo deste trabalho,
utilizaram-se como critério de inclusão trabalhos com recorte temporal entr=
e os
anos de 2015 a 2020. A justificativa para o recorte temporal dar-se em funç=
ão
da Portaria nº 1,127 de 04 de agosto de 2015, que institui as diretrizes pa=
ra
os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), sendo est=
e o
documento balizador que contempla objetivos, organização e gestão das ações=
que
envolvam a integração ensino-serviço-comunidade(5).
Como
critérios de exclusão foram consideradas as teses e dissertações, revisões =
do
tipo integrativas ou sistemáticas, artigos repetidos e os trabalhos que não=
se
enquadraram ao delineamento deste estudo.
Fonte de dados,
procedimentos de busca e seleção (etapa 2)
A busca foi realizada=
em
agosto de 2020, por dois avaliadores independentes, nas bases de dados:
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), M=
edical
Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando o
método de busca avançada, através da Biblioteca Virtual em Saúde (BV=
S).
A escolha dessas bases deu-se em função da sua abrangência e relevância
científica.
Ancorando-se na
estratégia Population, Variables e Oucomes=
i>
(PVO), e a partir da verificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DecS) e Medical Subject Headings (Mesh), realizou-se os seguintes cruzamentos: Enfermag=
em AND
Relações Comunidade-Instituição; Relações Comunidade-Instituição AND
Competência Profissional; Relações Comunidade-Instituição AND Promoção da
saúde; Enfermagem AND Relações Comunidade-Instituição AND competência
profissional; Enfermagem AND Relações Comunidade-Instituição AND Promoção da
Saúde, e Relações Comunidade-Instituição AND Competência Profissional AND
Promoção da Saúde, com o auxílio do operador booleano AND. Sendo identifica=
das,
inicialmente, 368 publicações, 296 na Medline, 43 na LILACS e 29 na BDENF. =
Para o refinamento dos
achados, na primeira etapa da triagem, foi realizada a leitura dos títulos e
resumos de todos os trabalhos, excluindo os que explicitamente não se adequ=
avam
ao objetivo deste estudo e realizada uma pré-seleção dos trabalhos. Excluiu=
-se
11 artigos por repetição e 324 artigos por não adequação ao tema. Nesse
processo, foram selecionados 10 artigos na Medline, 15 na LILACS, e oito na
BDENF, resultando em 33 artigos.
A segunda etapa da
triagem deu-se com a leitura flutuante dos artigos, sendo descartados oito
artigos que não se adequavam ao estudo e cinco que apresentavam duplicidade,
resultando em 20 artigos.
Na terceira etapa, cu=
jo
propósito referiu-se a leitura rigorosa dos 20 estudos potencialmente
elegíveis, foram excluídos sete por apresentarem-se incompatíveis com a
proposta deste estudo. Assim, a amostra final foi constituída por 13 artigo=
s,
destes, sete na LILACS e seis na BDENF. A descrição das etapas de buscas e
seleção dos artigos baseou-se no Preferred Reporting Items for Systematic
Review and Meta-Analysis (Prisma)(8), conforme Figura 1 a
seguir.
É mister informar que
essas etapas foram desenvolvidas a partir de dupla checagem, onde cada
pesquisador as cumpriu de forma independente, tendo como parâmetro a questã=
o de
pesquisa e os critérios de inclusão/exclusão pré-estabelecidos. Quando da
presença de divergências, um terceiro avaliador realizou a leitura do estud=
o e
emitiu parecer quanto a sua permanência ou não na pesquisa, garantindo assi=
m,
maior rigor nas seleções dos estudos.
Triag=
em Exclu=
ídos
Leitu=
ra
de títulos e resumos: 368
<=
/span> Fonte:
Os autores Procedimento de extra=
ção,
organização e sumarização dos dados (etapa 3) Para extração e organização dos
dados os pesquisadores desenvolveram um formulário próprio contemplando as
seguintes variáveis quanto os aspectos bibliográficos dos estudos: autor, a=
no,
revista, local, objetivos e participantes; cenário das ações de extensão,
público alvo, tema e estratégias adotadas, para dados referentes às ações de
extensão; e as competências profissionais desenvolvidas apontadas pelos
estudos. O
processo de organização e sumarização das informações deu-se a partir das
aproximações e divergências encontradas nos artigos. Avaliação
dos estudos incluídos (etapa 4) O
processo de avaliação dos estudos incluídos levou em consideração os critér=
ios
de evidências proposta pelo autor(9), os quais permitiu identifi=
car
que os estudos selecionados estão no nível VI de evidências, ou seja, são
pesquisas qualitativas de cunho descritivo. Análise/interpretação
dos resultados (etapa 5) A
análise dos dados deu-se a partir do método de redução, onde os achados for=
am
divididos em subcategorias temáticas, considerando os cenários, contextos,
temas abordados e as competências identificadas. Apresentação
da revisão (etapa 6) A
apresentação desta revisão foi realizada através de quadros sinópticos e
síntese descritiva, contemplando as variáveis pertinentes a compreensão do
objeto de pesquisa e posterior discussão com a literatura pertinente,
apresentadas nas seções a seguir. RESULTADOS O Quadro 1, apresenta os dados bibliográficos qu=
anto
aos autores, ano e local, periódico de publicação e objetivos dos 13 artigos
incluídos nesta revisão.
Continua Autores Ano e Local Periódicos Objetivos do estudo Siqueira et
al (10) 2017 Bahia Escola de Enfermagem Anna Nery Empreender ações de desenvolvimento sustentável
como uma forma de promoção da saúde em comunidades vulneráveis. Móta et al (11) 2019 Recife Rev Enferm. UFPE onlin=
e Relatar a experiência de acadêmicas de Enferma=
gem
na sala de amamentação de um centro universitário. Oliveira
et al (12) 2018 Recife=
Rev Enferm. UFPE online Relatar
a experiência dos programas PET-Saúde na integração ensino-serviço. Araújo
et al (13) 2019 Recife=
Rev Enferm. UFPE online Relatar
as experiências vinculadas a um projeto de extensão onde os discentes tiv=
eram
capacitação teórico-prática e ações de educação em saúde relacionadas à
imunização. Silva
et al (14) 2016 São
Paulo Distúrbios
da Comunicação Descrever
uma ação de extensão com foco na sensibilização a respeito dos fatores de
risco de DCNT. Cruz
et al (15) 2015 Paraíba Rev.
Atenção Primária à Saúde Promover
a aproximação dos estudantes com a realidade social, econômica e cultural=
das
classes populares, desenvolver metodologias e sistematizar conhecimentos
sobre Educação Popular como estratégia de promoção da saúde. Barros
e Franco (16) 2018 Paraná Revista
Espaço para Saúde Compreender
os benefícios de um projeto de extensão universitária, voltado à saúde
ginecológica de mulheres trabalhadoras, para a população atendida. Nobre
et al (17) 2017 Piauí
Rev.
Atenção Primária à Saúde Relatar
a experiência de atividades de uma extensão universitária desenvolvidas p=
or
alunos do curso de graduação em Enfermagem com estudantes do primeiro ano=
do
ensino médio, por meio de oficinas. Backes
et al (18) 2018 Rio
Grande do Sul Revista
Brasileira de Enfermagem Relatar
a inserção comunitária dos acadêmicos de enfermagem, por meio do projeto
Adotando uma Família, e contribuir para a reflexão crítica no âmbito da
produção acadêmica e sua articulação com a saúde coletiva. Backes
et al (19) 2015 Rio
Grande do Sul Avances
em Enfermagem Desenvolver
competências teórico-práticas na enfermagem, para fomentar o vínculo
profissional-usuário. Silva
et al (20) 2017 Mato
Grosso Rev.
Cuidarte Enfermagem Conhecer,
na percepção dos profissionais de saúde, o conceito de ambiência hospital=
ar e
a contribuição do projeto de extensão na linha de ambiência para o
fortalecimento da interação ensino-serviço. Lima
et al (21) 2018 Santa
Catarina Escola
Anna Nery Conhecer
de que modo a participação do acadêmico de enfermagem no grupo de gestant=
es e
casais grávidos contribui para seu processo de formação e atuação
profissional Santos
e Lima (22) 2018 Maceió
Revista
de Enfermagem UFPE OnLine Relatar
a experiência como bolsista no programa PET-redes de atenção psicossocial=
, a
fim de estimular outros graduandos a enveredarem pelos caminhos da extens=
ão
universitária, já que isso possibilita uma formação em saúde mais integra=
l.
Continuação De
acordo com os estudos, as ações de extensão foram desenvolvidas em sua maio=
ria
no cenário hospitalar(14,15,16,20,21,22), seguidos da escola(12,13,15,17),
nas comunidades e nos domicílios(12,18,19), em comunidades
quilombolas(10), na Universidade(11), na Unidade Bási=
ca
de Saúde (UBS)(12), e no Centro Municipal de Imunização (CMI) O
público-alvo foi diversificado entre os estudos, onde os usuários
do serviço de saúde Alunos e Famílias em situação de Vulnerabilidade social=
(12,13,18,19),
listam-se em maior quantidade, seguidos por estudantes(17,11),
profissionais de saúde (20), mulheres trabalhadoras(16), pacientes hospitalizados(14),
beneficiários o Programa Bolsa Família e membros de grupos sociais(15)=
e moradores(10). Dentre as temáticas abordadas nas ações
desenvolvidas, estão atividades de edu=
cação
em saúde para viabilizar a promoção da saúde(10,11,12,13,14,15,16,17)<=
/sup>,
estimulação a criação de vínculos entre a universidade-comunidade e
profissional-paciente(15,16,18,19)<=
/sup>, estimulação ao atendimento humanizado(1=
4)
e contribuição da extensão para a vida acadêmica e profissional(21).
Das
estratégias utilizadas para desenvolvimento das atividades, a maioria dos
estudos viabilizou a promoção da saúde através de ações de educação em saúd=
e(10,11,12,13,14,15,16,17), a partir de visitas domiciliares,
rodas de conversas e dinâmicas(10,15,18,19), seguidas de entrevi=
stas(16,20,21), oficinas(10,17), vi=
vencia
no programa PET-rede de atenção psicossocial(22)
e atividades lúdicas e psicomotoras(11). No
que diz respeito as competências em promoção da saúde, os estudos apontam p=
ara
o profissionalismo(10,13,16,17),
pelo espírito de protagonismo e cooperação(19,21,22), comunicação(10,11,15) e
humanização do cuidado prestado(14, 20, 18). Para
além das competências desenvolvidas, as ações extensionistas favoreceram =
span>a
criação de vínculos entre a universidade-comunidade e profissional-paciente=
(15.16,18,19), o estímulo ao atendimento huma=
nizado(14),
as contribuições da extensão para a vida acadêmica e profissional dos sujei=
tos(21), bem como a estimulação da busca=
pelo
conhecimento sobre a trajetória da assistência psicossocial e as suas
contribuições para o campo da Enfermagem(22). DISCUSSÃO Na universidade, o conhecimento não se resume ao=
que
se aprende dentro da sala de aula, para a formação de bons profissionais é
necessário ferramentas e meios que acarretem novos conhecimentos(10,
11). Os
resultados mostram que são amplas as possibilidades de desenvolvimento de
projetos de extensão na formação em enfermagem. As experiências vivenciadas
foram realizadas em diversos cenários, os quais possibilitaram compartilhar=
e
adquirir conhecimento a partir da prática profissional, agregando aos
ensinamentos adquiridos na instituição. Os
múltiplos cenários destacados na literatura estudada, divergem-se em sua
estrutura dinâmica, organizacional e funcional, bem como no tocante ao públ=
ico
ao qual se destina, uma vez que contemplam situações distintas. Ainda que possam se apresentar como um
desafio, estes se manifestam como aspectos que fortalecem a compreensão ace=
rca
da realidade, evidenciando a necessidade de compreender o ambiente em que as
pessoas estão inseridas, bem como identificar suas necessidades e limitaçõe=
s. Os ambi=
entes
trabalhados na extensão, ao se realizarem em contextos e direcionados a
públicos diferentes, permitem que os extensionistas desenvolvam estratégias
para a adaptação, por exemplo, de linguagem, bem como aos espaços onde ocor=
rem
as ações e a dinâmica do mesmo(12), despertando, assim, a
criatividade e competências diversas como comunicação, parceria, liderança,
dentre outros. Considerando o diversos públicos aos quais as aç=
ões
foram direcionadas, indo desde adolescentes à pessoas hospitalizadas e/ou em
situações de extrema vulnerabilidade, os diferentes públicos possibilitam o
processo de reconstrução dos extensionistas sobre as variáveis determinações
sociais de cada público, grupo ou de cada pessoa de maneira individualizada=
(13,
14, 15). O contato com diferentes realidades que as
atividades de extensão promovem, viabilizam o contato prévio com a dinâmica=
de
trabalho, preparando os acadêmicos para a vida profissional, e gerando meios
para profissionais humanos e sensibilizados, que respeitam a subjetividade =
dos
sujeitos e atendem integralmente todos os usuários(16,17). Os
estudos demonstram que a
participação nas atividades de extensão acrescentou positivamente no seu
crescimento pessoal e profissional do acadêmico, possibilitando um melhor
desenvolvimento em trabalhos em equipe, práticas aperfeiçoadas dos
conhecimentos adquiridos em sala de aula e maior desenvoltura com o público=
, as
quais são importantes competências a serem desenvolvidas na formação do
acadêmico de Enfermagem. A integração ensino-comunidade
impõe atividades em diversos cenários que exigem habilidades para favorecer=
a
eficácia das ações, exigindo criatividade, planejamento, organização,
comunicação e linguagem efetiva, profissionalismo, liderança, protagonismo,
dentre outras competências. Desta forma, os extensionistas aprimoram seu
conhecimento e transmitem de maneira crítica, reflexiva e criativa,
proporcionando mudanças no perfil inseguro de muitos acadêmicos e impulsion=
ando
progressivamente o desenvolvimento de competências em Enfermagem para promo=
ção
da saúde. A extensão é muito importante para o aluno
desenvolver habilidades sociais e competências profissionais de forma efeti=
va,
inserido na prática. “A atividade de extensão é o caminho
básico para a universidade descobrir o mundo e para o mundo descobrir a
universidade” (18, 19, 20). O contato prévio com a população e t=
oda
sua singularidade é substrato para oportunizar o progresso do desenvolvimen=
to
de competências para promoção da saúde na formação em enfermagem, pois
apresenta o contexto e a realidade de diferentes comunidades e instiga aos
estudantes sobre o papel da enfermagem enquanto provedora de saúde frente a
realidades dolorosas, insalubres, escassas de orientações sobre temáticas de
relevância para a saúde pública, o impacto de estar à margem social e como
informações podem ser transformadoras, mas que não estão disponíveis igualm=
ente
à todos(21). Para além de habilidades técnicas e
comportamentais no tocante ao profissionalismo, a extensão influencia na
maturação e sensibilização do indivíduo enquanto ser humano, pois apresenta=
uma
realidade sem maquiagem, onde os estudantes devem tirar a venda para
compreenderem a pluralidade da população e de suas histórias, desconstruind=
o e
reconstruindo conceitos sobre verdades não absolutas, respeitando a subjetividade do sujeito e
adaptando a linguagem, metodologia, temática e percurso das atividades de
extensão para os diferentes públicos(22). Os acadêmicos usufruem com a extensão
universitária o caráter crítico-reflexivo do quanto pode ser difícil e tamb=
ém
resolutivo disseminar conhecimento e alterar os hábitos de vida de grupos
populacionais que em muitas situações estavam impostos a riscos que
resolviam-se com orientações em uma roda de conversa, ou com jogos educativ=
os,
ou com qualquer outra metodologia optada pelos acadêmicos(23, 24). A extensão além de proporcionar o
desenvolvimento de habilidades de forma direta ou indireta na formação dos
acadêmicos de enfermagem, também torna-se útil para gerar aproximação dos
professores do contexto onde a universidade está inserida, onde a perspecti=
va
do professor auxilia no direcionamento das temáticas de acordo com as necessidades individuais e coletivas da
comunidade, possibilitando que o vínculo instituição-comunidade não seja
somente com a instituição em busca da comunidade, mas também o inverso(24,25,26,27,28,29,30). Diante do exposto, é preciso incentivar o acadêm=
ico
a buscar uma formação mais ampla e com aproveitamento de todas as oportunid=
ades
de conhecimento que lhes são ofertadas, pois, a relação da
extensão universitária com o ensino e a pesquisa tem como consequência a
produção de novos conhecimentos importantes para a prática profissional em
saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS =
Assim, vislumbra-se que a extensão universitária=
é
uma importante contribuinte para a produção do conhecimento através de
atividades intra e extra-institucionais, pois
conferem oportunidades, acesso a informação e orientações valiosas para a
comunidade referentes a promoção da saúde em toda sua completude, envolvendo
questões sociais, econômicas, culturais, de sexualidade e gênero, além de
política. É mister ressaltar que a extensão universitária,
para além dos impactos causados na sociedade e à medida que que os acadêmic=
os
extensionistas desenvolvem atividades que exigem preparação, planejamento,
escuta ativa e habilidades de comunicação para atuação junto à comunidade, =
esta
torna-se diretamente uma ferramenta para aplicabilidade da teoria e prática=
da
Enfermagem em promoção saúde. Conclui-se, que a extensão universitária é apara=
to
para mediar e disseminar orientações que contribuam para a promoção da saúd=
e da
população, ao passo que se destaca também como método eficaz para o
desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, formando enfermei=
ros
capacitados e comprometidos com a promoção da saúde em todos os setores da
saúde. Desta forma, estimular essas atividades impacta diretamente nos hábi=
tos
futuros da população, reduz a peregrinação de muitas pessoas nos setores de
saúde para resolução ou prevenção de problemas simples, culminando, assim, =
para
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Quadro
2 - Dados
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