TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ASSOCIADAS À PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES ADVINDAS DA HANSENÍASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1402

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Hanseníase; Pessoa com Incapacidade Física; Enfermagem; Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar as tecnologias educacionais existentes para a prevenção de incapacidades advindas da hanseníase. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, que utilizou como fonte de coleta as bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Embase, Cochrane Library, CINAHL/EBSCO, Science Direct, LILACS, IBECS, BDENF e Web of Science, entre julho e setembro de 2021. Aplicou-se os descritores Tecnologia Educacional, Hanseníase e Pessoa com Incapacidade Física, com o operador booleano AND, em português e inglês. Resultados: Encontrou-se 218 artigos e, após a exclusão dos estudos que não contemplaram os critérios de elegibilidade, três artigos compuseram a amostra final. Conclusão: As tecnologias educacionais existentes contemplam materiais expositivos, como manual de autocuidado, panfletos educacionais, cartilhas, folhetos impressos, kit para curativos das úlceras e vídeo, além de palestras educativas, capacitações e grupos de apoio. No entanto, mesmo havendo essa existência, observou-se que há limitações quanto à disponibilidade para o público-alvo de modo geral.

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Publicado

16-12-2022

Como Citar

1.
Silva de Oliveira A, Maria Ribeiro de Vasconcelos E, Pires Moura Barbosa K, de Araújo Gama Ferreira G, Luiz de Campos Ribeiro Junior J, de Vasconcelos Veloso da Silveira J. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ASSOCIADAS À PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES ADVINDAS DA HANSENÍASE . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 16º de dezembro de 2022 [citado 26º de novembro de 2024];96(40):e-021328. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1402

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO