PENSAMENTO COMPLEXO E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1444Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Relações Comunidade-Instituição, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, EnsinoResumo
Objetivo: Objetivou-se discutir à luz do Pensamento Complexo as possibilidades da extensão universitária na formação do Enfermeiro. Método: Trata-se de estudo teórico reflexivo com base referencial do pensamento complexo proposto por Edgar Morin em articulação com as cinco diretrizes da extensão universitária. Para articular o conceito proposto pelo autor a temática em estudo, foram realizadas buscas eletrônicas não sistemática sobre o tema, realizando-se leitura crítica de suas obras e de outros estudiosos. Resultados: As discussões utilizaram o referencial do pensamento complexo de Edgar Morin e as cinco diretrizes da extensão universitária: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino- Pesquisa- Extensão; Impactos na Formação dos estudantes e Impacto e Transformação social, no ensino superior em Enfermagem. Evidenciaram-se contribuições e possibilidades das práticas extensionistas para a formação do enfermeiro direcionadas ao desenvolvimento do pensamento complexo, crítico, reflexivo, humano e cidadão. Considerações finais: Conclui-se que (re)pensar as práticas pedagógicas e curriculares da extensão na formação em Enfermagem em articulação com o pensamento complexo é imprescindível para uma práxis emancipatória e transdisciplinar.
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