GESTÃO DO CUIDADO AO COMPORTAMENTO SUICIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.(esp)-art.1642

Palavras-chave:

Ideação Suicida, Tentativa de Suicídio, Suicídio, Atenção Primária à Saúde., Assistência Integral à Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a gestão do cuidado ao comportamento suicida na atenção primária à saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases CINAHL, Scopus e Web of Science; e bibliotecas virtuais SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: Analisou-se 33 publicações cujas informações foram sintetizadas em quadros e discutiu-se acerca da gestão do cuidado em saúde nas dimensões: individual, familiar, profissional, organizacional e sistêmica conforme referencial de Oliveira Cecílio. Considerações finais: Evidenciou-se diversas estratégias de gestão do cuidado ao comportamento suicida, no entanto, além dos desafios inerentes ao acesso e à continuidade do cuidado, a desarticulação da rede e a falta de treinamento dos profissionais de saúde impactam no planejamento e resolutividade do cuidado. Salienta-se a importância de investir na política de saúde mental de maneira a contemplar espaços para acolhimento e promoção da integralidade do cuidado, bem como, promover educação permanente e continuada aos profissionais.

Palavras-chave: Ideação Suicida; Tentativa de Suicídio; Suicídio; Assistência Integral à Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Vasconcelos Gomes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em saúde da família pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Faculdade Uninta. 

Letícia Vasconcelos Gomes, Centro Universitário UniFacid

Psicóloga. Pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Neuropsicologia Clínica pelo Centro Universitário UniAméricas.

Percy Antonio Galimbertti Catanio, Universidade Federal do Ceará

Médico. Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Doutorado em Política Econômica e Políticas Públicas (Ph.D. in Political Economy / Public Policies)- The University of Texas at Dallas (2004), reconhecido como Doutorado em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo-USP, e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC- de São Paulo (2021). Trabalhou como Cientista-pesquisador da TEXAS A&M UNIVERSITY, Health Science Center (College Station, TX, USA), e atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, onde desempenhou também a função de Coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família. (20015-2019)

Juliana Macêdo Magalhães, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família (UNINOVAFAPI). Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário UNINOVAFAPI. 

Roberta Cavalcante Muniz Lira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (2010). Docente do Curso de Medicina e Mestrado em Acadêmico em Saúde da Família (MASF) da Universidade Federal do Ceará/Campus de Sobral.

Publicado

20-06-2023

Como Citar

1.
Gomes AV, Letícia Vasconcelos Gomes, Percy Antonio Galimbertti Catanio, Juliana Macêdo Magalhães, Roberta Cavalcante Muniz Lira. GESTÃO DO CUIDADO AO COMPORTAMENTO SUICIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 20º de junho de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97((ed. esp):e023115. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1642