CONTRIBUIÇÕES DA ELABORAÇÃO DE PODCASTS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: revisão integrativa
Palavras-chave:
Podcast; Ensino; Aprendizagem; Saúde.Resumo
Objetivo: analisar a produção científica sobre as contribuições que a elaboração de podcasts pode trazer para o processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A busca sistemática, foi realizada nas bases EMBASE, BVS e MEDLINE. Foram utilizados os descritores Podcast (WebCast); Ensino (Teaching); Aprendizagem (Learning), os quais foram entrecruzados pelo operador booleano AND. Resultados: após a realização do processo de seleção em seis etapas metodológicas a amostra foi composta por quatro artigos. Dentre os principais resultados, destacam-se a praticidade do uso deste tipo de ferramenta, além dos benefícios diretos para a construção do conhecimento, além de ser uma tecnologia que tem crescido e sido bem aceita pela população e pelos estudantes, considerando o fácil acesso e reprodução a qualquer momento, somado às opções de pausa e replay. Considerações finais: a utilização de metodologias de ensino complementares pode ser um recurso necessário para que haja um desenvolvimento adequado do processo de formação profissional. Além disso, destaca-se a importância de investimento para a criação e utilização dessa metodologia, principalmente na realidade do ensino público em saúde.
Downloads
Referências
Lopes LMD, Vidotto KNS, Pozzebon E, Ferenhof HA. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educ Rev [Internet]. 2019 [cited 2022 Jun 05];35:e197403. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698197403
Machado GB, Machado JA, Wives LK, Silva GF. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Ver Bras Educ [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 13];26:e260048. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260048
Toscano-Alonso M, Aguaded I, Salcedo EMM, Farias-Gaytán SC. Producción audiovisual universitaria: espacios de innovación docente en Iberoamérica. RIED [Internet]. 2022 [cited 2022 jul 23];25(1):41-58. Available from: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30611
Lenharo RI, Cristovão VLL. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educ Rev [Internet]. 2016 [cited 2022 Jun 15];32(1):307-35. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698136859
Silva Júnior EA, Silva CFP, Bertoldo SRF. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia [Internet]. 2020 [cited 2022 jul 20];5(2):31-51. Available from: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Uso do gerente de referência bibliográfica na seleção de estudos primários em revisões integrativas. Texto contexto - enferm [Internet]. 2019. [cited 2022 jul 18] 28:e20170204. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100602&lng=en.
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Disponível em: www.prisma-statement.org
Stern C, Jordan Z, McArthur A. Developing the review question and inclusion criteria. Am J Nurs. 2014. [cited 2022 Jun 18] 114(4):53-6. doi: 10.1097/01.NAJ.0000445689.67800.86. PMID: 24681476
Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-am Enfermagem [Internet]. 2006 [cited 2022 Jun 23];14(1):124-131. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
Shantikumar S. From lecture theatre to portable media: students' perceptions of an enhanced podcast for revision. Med. Teach [Internet]. 2009 [cited 2022 Jun 10];31(6):535-8. Available from: https://doi.org/10.1080/01421590802365584
Shiang T, Cerniglia C, Lin H, Lo HS. Radiology podcasting as a model for asynchronous remote learning in the COVID-19 era. Clin. Imaging [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 22];71:147-154. Available from: https://doi.org/10.1016/j.clinimag.2020.10.045
Berto EF, Greggio S. As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa. Ilha do Desterro [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 15];74(3):183-203. Available from: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e79454
Miesner AR, Lyons W, McLoughlin A. Educating medical residents through podcasts developed by PharmD students. Curr. Pharm. Teach Learn [Internet]. 2017 [cited 2022 Jun 17];9(4):683-688. Available from: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.003
Oliveira IA, Oliveira SA, Carvalho SR. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. Rev aproximação [internet]. 2020 [cited 2020 Jun 14];02(05):56-64. Avaolable from: file:///C:/Users/marce/Downloads/6709-32452-1-PB.pdf
Schairet MC. Efficacy of podcasting: use in undergraduate and graduate programs in a college of nursing. J Nurs Educ [Internet]. 2010 [cited 2022 jun 17];49(9):529-33. Available from: https://doi.org/10.3928/01484834-20100524-08
Şendağ S, Gedik N, Toker S. Impact of repetitive listening, listeningaid and podcast length on EFL podcast listening. Computers Educ [Internet]. 2018 [cited 2022 Jun 17];125:273-83. Available from: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.06.019
Drew C. Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International [Internet]. 2017 [cited 2022 Jun 20];54:48-62. Available from: https://doi.org/10.1080/09523987.2017.1324360
Morais IF, Cassiano AN, Medeiros, SM, Menezes, RMP, Dantas RAN, Dantas DV, et al. Mock panels as an active teaching methodology in the education of nursing doctors. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2022 Jun 19];73(6):e20190700. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0700
Sena KG, Rabelo LG, Escalante RD. Metodologias ativas de ensino e o impacto inovador na graduação. REDaPECI [Internet]. 2018 [cited 2022 jun 17];18(3):71–9. Available from: https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39997.71-79
Freire EPA. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev Bras Educ [Internet]. 2015 [cited 2022 Jun 13];20(63). Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312
Campi R, Amparore D, Checcucci E, Claps F, Teoh JIC, Serni S, et al. Explorando la perspectiva de los residentes sobre las modalidades y contenidos de aprendizaje inteligente para la educación virtual de urología: lección aprendida durante la pandemia de la COVID-19. Actas Urológicas Españolas [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 17];45:39-48. Available from: https://doi.org/10.1016/j.acuro.2020.08.008
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.