COMUNICAÇÃO E ENTRAVES NO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1721Palavras-chave:
Comunicação, Barreiras de Comunicação, Emergências, Assistência ao Paciente, Atenção à SaúdeResumo
Objetivo: conhecer a vivência de profissionais dos serviços de atendimento pré e intra-hospitalar acerca dos entraves na comunicação. Método: estudo qualitativo e descritivo, realizado com trinta e dois profissionais de serviços de urgência. A coleta dos dados foi realizada entre outubro de 2020 a fevereiro de 2021, por entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados por Análise de Conteúdo Temática. Resultados: os profissionais identificam que a comunicação entre os serviços não é efetiva, o que compromete a qualidade dos atendimentos prestados à população, frisando com isso a importância da criação de cursos de capacitação, reposição e disponibilidade de materiais e novos protocolos assistenciais. Considerações finais: trouxe o reconhecimento da problemática que é de grande relevância, destacando a desvalorização do processo de comunicação e que há falta de estudos que discutam essa problemática.
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