Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico

Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study

Autores

  • Claudia Maria Messias
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
  • Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185

Resumo

Objetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior de
Enfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número de
artigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.
Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos na
íntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a área
de psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e a
percepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/
intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,
minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.
Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção.


ABSTRACT
The objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of the
teaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identified
according to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHL
databases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the reading
of the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for the
journals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focused
on the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness of
teaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concluded
that the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies
/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,
minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.
Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention.

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Publicado

08-04-2019

Como Citar

1.
Messias CM, Valente GSC, Rosas AMMTF. Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 8º de abril de 2019 [citado 26º de novembro de 2024];87(25). Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/185