AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1864

Palavras-chave:

Ansiedade, Saúde do Adolescente, Ludoterapia, Estudo de validação

Resumo

Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como ferramenta de educação em saúde para o ensino de técnicas de controle de ansiedade em adolescentes escolares. Métodos: O processo de validação ocorreu em três etapas: revisão da literatura; desenvolvimento do jogo e avaliação com juízes especialistas, no período de julho a novembro de 2022. Com relação à análise quantitativa os itens foram julgados conforme uma escala likert de 3 pontos, que valida conteúdos educativos em saúde, e calculado Índice de Validade de Conteúdo por meio de equações matemáticas: I-CVI e o IVC global. Resultados: Um total de 17 juízes avaliou o jogo, foram profissionais enfermeiros e psicólogos com experiência na saúde escolar com público adolescente. O jogo foi avaliado quanto ao objetivo (IVC>0,95), estrutura e apresentação (IVC>0,98), e relevância (IVC>0,94). Conclusão: A tecnologia educacional foi considerada válida e adequada pelos juízes para implementação durante assistência de profissionais de saúde, mais especificamente enfermeiros e psicólogos, aos educandos com ansiedade nos ambientes escolares. Dessa forma, espera-se que o jogo se torne um instrumento agregativo aos profissionais em seus atendimentos.

Palavras-chave: Ansiedade; Saúde do adolescente; Ludoterapia; Estudo de validação

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

1.
Carvalho da Silva AG, Santos de Andrade J, Janólio Costacurta Pinto da Silva F, Leite de Oliveira L. AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES ESCOLARES. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 17º de maio de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(2):e023082. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1864

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL