AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA CONTROLE DE ANSIEDADE EM ADOLESCENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1864Palavras-chave:
Ansiedade, Saúde do Adolescente, Ludoterapia, Estudo de validaçãoResumo
Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como ferramenta de educação em saúde para o ensino de técnicas de controle de ansiedade em adolescentes escolares. Métodos: O processo de validação ocorreu em três etapas: revisão da literatura; desenvolvimento do jogo e avaliação com juízes especialistas, no período de julho a novembro de 2022. Com relação à análise quantitativa os itens foram julgados conforme uma escala likert de 3 pontos, que valida conteúdos educativos em saúde, e calculado Índice de Validade de Conteúdo por meio de equações matemáticas: I-CVI e o IVC global. Resultados: Um total de 17 juízes avaliou o jogo, foram profissionais enfermeiros e psicólogos com experiência na saúde escolar com público adolescente. O jogo foi avaliado quanto ao objetivo (IVC>0,95), estrutura e apresentação (IVC>0,98), e relevância (IVC>0,94). Conclusão: A tecnologia educacional foi considerada válida e adequada pelos juízes para implementação durante assistência de profissionais de saúde, mais especificamente enfermeiros e psicólogos, aos educandos com ansiedade nos ambientes escolares. Dessa forma, espera-se que o jogo se torne um instrumento agregativo aos profissionais em seus atendimentos.
Palavras-chave: Ansiedade; Saúde do adolescente; Ludoterapia; Estudo de validação
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