ESCAPE ROOM: ESTRATÉGIA INOVADORA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES CRÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1868

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Estomaterapia, Lesão por pressão, Educação Continuada, Educação Baseada em Competências.

Resumo

Objetivo: Relatar a aplicação do jogo escape room como estratégia de educação permanente para o desenvolvimento da competência atitudinal na prevenção de lesão por pressão em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência da aplicação do jogo escape room como estratégia de educação permanente para a prevenção de lesão por pressão, que foi direcionada a profissionais de enfermagem das unidades de terapia intensiva de um hospital público acreditado do estado do Ceará. Resultados: Participaram da atividade 59 colaboradores, o que representou uma taxa de adesão de 44,36% frente ao quantitativo total de profissionais. O aproveitamento das equipes na participação da atividade foi de 100%, ou seja, todos os colaboradores conseguiram escapar da sala no tempo estipulado. Os profissionais avaliaram a metodologia adotada por meio do debriefing e relataram as emoções despertadas, demonstrando satisfação e percepção positiva deste método de ensino-aprendizagem. Considerações finais: A utilização dessa estratégia evidenciou a importância da adoção de atividades lúdicas e dinâmicas para a educação permanente em saúde. O uso do escape room enquanto abordagem educativa possibilitou sensibilizar as equipes de enfermagem no que tange às boas práticas para prevenção de lesão por pressão nas unidades de terapia intensiva, envolver os colaboradores de forma mais ativa no processo de ensino e aprendizagem e, contribuiu para o desenvolvimento da competência atitudinal na prática clínica.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Estomaterapia. Lesão por pressão. Educação Continuada. Educação Baseada em Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione de Sousa Pereira, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Graduanda do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Paraíso - UniFAP, Coordenadora de Organização do Centro Acadêmico de Enfermagem Wanda Aguiar Horta - CAEnf (2020-2021), Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva - NUEPESC, Monitora de Citologia, Histologia e Embriologia e Fisiologia Humana (2019-2020), Estagiária do Instituto de Estomaterapia do Cariri - IEC (2020-2021)

Yterfania Soares Feitosa, Centro Universitário Paraíso

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente Enfermeira Estomaterapeuta do ISGH (Instituto Saúde e Gestão Hospital);Docente do curso de enfermagem na Universidade Paraiso (UNIFAP - Juazeiro do Norte); Membro de corpo editorial Brazilian Journal of Enterestomal Therapy- Revista ESTIMA; Professora visitante da Especialização em Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri (URCA);Supervisora de campo da residência multiprofissional em neurologia e neurocirurgia da Escola de Saúde Pública (ESP-CE);Membro da Comissão Cientifica SOBEST-CE; Atuou como Assessora Técnica de Curativos e terapia por pressão negativa e no Serviço de Estomaterapia do Hospital do Coração em Messejana - Dr Carlos Alberto Studart Gomes; Coordenou o curso de Técnico de Enfermagem do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC).

Tayenne Maranhão de Oliveira, Centro Universitário Paraíso

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós-Graduada em Gestão em Saúde Pública. Pós-Graduada em Saúde da Família e UTI. Mestre em Enfermagem pelo programa de mestrado acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Foi Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC- CNPq pelo período de dois anos e meio. Atuou como Enfermeira da Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e Maternidade São Francisco de Assis - São Camilo Crato. Bem como, atuou como Enfermeira da CCIH e Núcleo de comissões do hospital citado anteriormente por um período de um ano. Professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso (UniFAP). Atua como professora do curso técnico em enfermagem na instituição Centro Educacional Lacerda em Mauriti - CE e Protécnas. Atuou como Enfermeira Plantonista no Hospital Municipal e Maternidade São José na cidade de Mauriti -CE (com experiência em área de Urgência e Emergência, Clínica Médica e Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia) no período de Janeiro de 2016 a Dezembro 2020, bem como já atuou como coordenadora da equipe de Enfermagem do referido hospital no período de agosto a dezembro do ano de 2016.

Luciano Moreira Alencar, Centro Universitário Paraíso

Mestre em Cuidados Clinicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Farmacologia, Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde e Urgência e Emergência em Enfermagem. Graduado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri -URCA. Atua na Emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC/CE) e na Pediatria do Hospital Regional Cledon Carlos de Andrade (HCCA/RN) e na docência no Ensino Superior nos cursos de Graduação em Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia e Nutrição pelo Centro Universitário Paraíso (UniFAP) e atuou na docência no Ensino Superior no curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e desenvolve atividades socioeducativas nas áreas de saúde, educação e cultura.

Raquel Lucena Nicodemos5, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Enfermeira, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acompanha, planeja, executa e analisa as ações de Educação Permanente, atuando no setor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional do Cariri (HRC), Hospital Terciário da Rede Estadual da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), que possui o título de Acreditado com Excelência - Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atua, também, como enfermeira assistencial no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRDTWM), em Mossoró-RN, no Pronto Socorro. É membro da Comissão de Segurança do Paciente - COSEP do Hospital Regional do Cariri (HRC).

Nice Dias Gonçalves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri e Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Cordenadora de enfermagem do Hospital Regional do Cariri (HRC).

Maria Regina Cavalcante da Silva, Centro Universitário Paraíso

Graduanda do curso de Enfermagem do Centro Universitário Paraíso Monitoria de Farmacologia - 2021 Coordenadora de Finanças do Centro Acadêmico de enfermagem Vanda Aguiar Horta - 2020 Vice-Presidente do Centro Acadêmico de enfermagem Vanda Aguiar Horta - 2021 Participante do Grupo de estudo e pesquisa em saúde coletiva - NUEPESC - 2019

Maria Elisiane Esmeraldo Feitosa, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

ENFERMEIRA ESTOMATERAPEUTA PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA/ WCET/ SOBEST. MESTRANDA PELA UNIFESP EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E GESTÃO APLICADA À REGENERAÇÃO TECIDUAL.

Referências

Ali YCMM, Souza TMMP, Garcia PC, Nogueira PC. Incidência de lesão por pressão e tempo de assistência de enfermagem em terapia intensiva. Estima (Online) [Internet]. 2020 [acesso em 10 de dezembro de 2022]; 18:1–7. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/50034dee-9d6c-4917-8d4f-9a86239add0a/NOGUEI RA%2C%20P%20C%20doc%2024e.pdf

Strazzieri-Pulido KC, S. González CV, Nogueira PC, Padilha KG, G. Santos VLC. Pressure injuries in critical patients: Incidence, patient-associated factors, and nursing workload. J Nurs Management [Internet]. 2018 [cited 2022 Dec 10]; 27(2). Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jonm.12671 DOI: https://doi.org/10.1111/jonm.12671

Correia JC, Santos IM, Santos MEM, Barbosa MBA, Oliveira PCA, Andrade DC. Efeitos do uso das drogas vasoativas nos pacientes críticos. 2º Congresso Nacional de Inovações em Saúde (CONAIS). 20 July 2021. [acesso 2022 Dez 10]; Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-8502db321ff239316b61cb893a208328e455b796-segundo_arquivo.pdf

Constantin A, Moreira AP, Oliveira JL, Hofstätter LM, Fernandes L. Incidência de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva para adultos. Estima (Online) [Internet]. 2018 [[acesso 2022 Dez 10];16. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/download/454/pdf_1/1228#:~:text=A%20incid%C3%AAncia%20de%20LP%20foi,acometeu%20principalmente%20a%20regi%C3%A3o%20sacral

Santos SJ, Oliveira JC, Almeida CP, Magalhães FB, Pinheiro FGMS, Vieira RCA, et al. Ocorrência de lesão por pressão em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. REME rev. min. enferm. [Internet]. 2021 [acesso 2022 Dez 10];25. Disponível em: https://reme.org.br/artigo/detalhes/1560 DOI: https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210015

Araújo CAF, Pereira SRM, Paula VG, Oliveira JA, Andrade KBS, Oliveira NVD, et al. Avaliação do conhecimento dos profissionais de Enfermagem na prevenção da lesão por pressão na terapia intensiva. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. [Internet]. 2022 [acesso 2022 Dez 10]; 26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/g56ZxXGTLfvtTh5sLMPrr6n/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2021-0200

Adams V, Burger S, Crawford K, Setter R. Can You Escape? Creating an Escape Room to Facilitate Active Learning. Journal for Nurses in Professional Development [Internet]. 2018 [cited 2022 Dec 13];34(2). Available from: http://dx.doi.org/10.1097/nnd.0000000000000433 DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000433

Ramalho AO, Camargo JD, Mazócoli E, Barbosa CMR, Prado NRO, Marin A. Escape room como estratégia de sensibilização e educação sobre prevenção de lesão por pressão. Estima (Online) [Internet]. 2022 [acesso 2022 Dez 10]; 20. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1211/557 DOI: https://doi.org/10.30886/estima.v20.1211_PT

Nascimento JSG, Oliveira JLG, Alves MG, Braga FTMM, Góes FSN, Dalri MCB. Debriefing methods and techniques used in nursing simulation. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet]. 2020 Apr 9 [acesso 2022 Dez 10];41. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/fjCyqcxZmZk87vcVfr9QPXy/?lang=en DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190182

Luchesi BM, Lara EMO, Santos MA. Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem. Editora UFMS [Internet]. 2022 [acesso 2022 Dez 10]. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4667/6/4%20-%20GUIA%20PR%C3%81TICO%20DE%20INTRODU%C3%87%C3%83O%20%C3%80S%20METODOLOGIAS%20 ATIVAS%20DE%20APRENDIZAGEM.pdf

Guedes GN, Silva BHP, Tori R. Escape room em realidade aumentada: proposta de um serious game para o ensino fundamental I [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP; 2020 [acesso 2022 Dez 15]. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/giovanna_guedes.pdf

Silva AS da, Alves B. Escape room: aprendizagem pela descoberta guiada aplicada em objetos de aprendizagem para cursos corporativos online. Anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância [Internet]. 2020 [acesso 2022 Dez 15]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/63225.pdf DOI: https://doi.org/10.17143/ciaed.XXVICIAED.2020.63225

Cleophas M das G, Cavalcanti ELD. Escape room no ensino de química. Química Nova na Escola [Internet]. 2020 [acesso 2022 Dez 10]; 42:45–55. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/08-RSA-38-19.pdf

Urquiza JLG, Montoro CH, Rodríguez MC, Martos NS, Cabrera MBM, Salgado JG, et al. Nursing students’ experience using an escape room for training clinical skills and competencies on emergency care: A qualitative observational study. Medicine [Internet]. 2022 Jul 29 [cited 2022 Dec 16];101(30):e30004. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9333502/ DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000030004

San Martin L, Walsh H, Santerre M, Fortkiewicz J, Nicholson L. Creation of a “patient” hospital escape room experience to reduce harm and improve quality of care. J Nurs Care Quality [Internet]. 2020 [cited 2021 May 15]; Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32282503/ DOI: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000485

Major CB, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Silva ÂTM, Morera JAC. Debriefing evaluation in nursing clinical simulation: a cross-sectional study. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 Jun [cited 2021 May 25];72(3):788–94. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/DRHMC77PzkzK9fMhyG8cdQz/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0103

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Nota técnica gvims/ggtes/anvisa nº 05/2023. Práticas de segurança do paciente em serviços de saúde: prevenção de lesão por pressão [Internet]. Diário Oficial da União 28 jun 2023 [acesso 2022 Dez 30]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/notas-tecnicas-vigentes/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-no-05-2023-praticas-de-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude-prevencao-de-lesao-por-pressao

Publicado

16-08-2023

Como Citar

1.
de Sousa Pereira I, Soares Feitosa Y, Maranhão de Oliveira T, Moreira Alencar L, Lucena Nicodemos5 R, Dias Gonçalves N, Cavalcante da Silva MR, Esmeraldo Feitosa ME. ESCAPE ROOM: ESTRATÉGIA INOVADORA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES CRÍTICOS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 16º de agosto de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(3):e023139 . Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1868

Edição

Seção

RELATOS