TECENDO A SUSTENTABILIDADE: DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL À SAÚDE PLANETÁRIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.1-art.2121Palavras-chave:
Saúde planetária, Saúde Ambiental, Serviços de Saúde Escolar, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Saúde PúblicaResumo
O artigo de opinião ressalta a necessidade de integrar a educação convencional e a educação ambiental para promover mudanças de comportamento, abordando as diversas necessidades sociais, mentais, biológicas e econômicas da população no contexto dos impactos ambientais e do cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável. A Saúde Planetária emerge como o caminho para consolidar essa integração, representando uma ferramenta educativa essencial ao capacitar estudantes como agentes de transformação climática. Destaca-se também o papel crucial da unidade escolar na facilitação das relações interpessoais, na formação da visão de mundo e na compreensão dos impactos ambientais. Assim, a implementação proposta visa mitigar os impactos ambientais, conscientizar a população e promover a saúde ambiental e planetária, alinhando-se aos objetivos do desenvolvimento sustentável. A busca por ambientes sustentáveis visa harmonizar a vida humana, a fauna e a flora, fortalecendo a promoção da saúde planetária.
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