PRÁTICAS PARA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2138

Palavras-chave:

Erros de Medicação; Cuidados de Enfermagem; Gestão de Riscos; Segurança do Paciente; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura as práticas seguras para administração de medicamentos no contexto hospitalar. Método: Revisão integrativa realizada em abril de 2023, nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, CINAHL e LILACS. Foram considerados os estudos publicados entre 2013 e 2023, tendo em vista a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Não foram aplicados filtros de idioma e/ou desenho de estudo. Excluídos artigos duplicados, não disponíveis na íntegra, relatos de casos, editoriais, teses, dissertações, monografias e estudos que não responderam à questão de pesquisa. Os estudos foram organizados em um quadro sinóptico para extração de categorias temáticas. Resultados:  Selecionados para análise onze artigos, cujas categorias a partir dos seus conteúdos foram: Padronização de protocolos institucionais; Educação e capacitação de profissionais e pacientes; Boas práticas para armazenamento,  preparo e administração de medicamentos; Comunicação efetiva entre profissionais de saúde; Melhoria do processo de trabalho da enfermagem. Conclusão: O estudo possibilitou identificar as práticas seguras para administração de medicamentos que visam  reduzir as ocorrências de eventos adversos e ações possíveis a serem implementadas para melhorar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.

 

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Publicado

01-05-2024

Como Citar

1.
Almeida LF de, Silva Oliveira AC, Ferraz Gomes H, Galdino de Paula V, Marcia Peres E, da Silva Thiengo de Andrade PC. PRÁTICAS PARA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 1º de maio de 2024 [citado 25º de novembro de 2024];98(2):e024301. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2138

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO