GESTÃO DE DEMANDAS DE ACESSO À SAÚDE E BACKLOGS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.supl.1-art.2345Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Acesso Efetivo aos Serviços de Saúde; Acesso à Atenção Primária; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Gestão em Saúde.Resumo
Introdução: Um dos pontos centrais da Atenção Primária à Saúde é o acesso ao cuidado. No entanto, diversos desafios ainda limitam o acesso à saúde. Desta forma, a gestão de demandas na Atenção Primária à Saúde é essencial para evitar a sobrecarga dos serviços de urgência e emergência, promovendo o uso adequado dos recursos disponíveis. Contudo, a alta demanda de serviços de saúde frequentemente supera a oferta disponível. Esse desequilíbrio resulta em backlogs, que são atendimentos agendados para o futuro, criando uma demanda represada no presente. Sendo assim, este estudo propôs explorar a gestão de demandas e backlogs na Atenção Primária à Saúde e suas implicações para a qualidade do atendimento. Método: Tratou-se de uma revisão narrativa, bibliográfica e não sistemática, que buscou explorar a gestão de demandas e backlogs na Atenção Primária à Saúde e suas implicações para a qualidade do atendimento. Resultados: Os resultados apontam para a implementação de tecnologias avançadas de gestão de filas, a adoção de novas práticas, extensão dos horários de funcionamento das unidades de saúde, contratação de mais profissionais, sistemas de agendamento eletrônico e o modelo de Acesso Avançado. Considerações Finais: Para alcançar esses objetivos, é necessário um planejamento estratégico abrangente e a capacitação contínua dos profissionais de saúde, promovendo um sistema de saúde mais eficiente, acessível e centrado no usuário.
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