CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA PARA MITIGAR VULNERABILIDADES EM SAÚDE DE CARDIOPATAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.supl.1-art.2431

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, estudo de validação, promoção da saúde, tecnologia educacional, vulnerabilidade em saúde

Resumo

Introdução: As Vulnerabilidades em Saúde são situações de ameaça à autonomia humana, logo, existe a necessidade de atuar na prevenção dos agravos a saúde cardiovascular da população de risco por meio do uso de tecnologias educativas. Objetivo: Descrever a construção e validação de uma cartilha educativa para mitigar vulnerabilidades em saúde de cardiopatas. Método: Estudo metodológico para construção de uma cartilha educativa e validação de conteúdo e aparência por especialistas entre agosto de 2021 e abril de 2022 em Sobral-Ceará-Brasil. A etapa de construção ocorreu por levantamento bibliográfico sobre a temática e posterior elaboração da arte e diagramação da cartilha. A etapa de validação se deu a partir da avaliação do material por 11 especialistas, sendo interpretados pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo por ponto de corte igual a 0,78. Resultados: A cartilha intitulada “cuide bem do seu coração” possui vinte páginas e foi elaborada a partir das dimensões da vulnerabilidade em saúde: Pessoa Humana, Co-presença e Cuidado, tendo obtido Índice de Validade de Conteúdo global de 0,91 e nível de concordância elevada das respostas. A elaboração de materiais educativos objetiva, além de informar o leitor sobre determinado assunto, contribuir para a tomada de decisão que leve a mudança nos hábitos de vida. Conclusão: A cartilha educativa desenvolvida foi validada quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser utilizada para promoção da saúde de pessoas cardiopatas para amenizar vulnerabilidades em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Kelly Morais Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - Ceará. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com área de concentração em Promoção da Saúde. Especialista em UTI Pediátrica Neonatal e Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI pelo Instituto Prominas (2024); e em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2023). Pesquisadora do Grupo de estudos em diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem - GEDIRE CNPq-UFC. Enfermeira assistencial no Hospital Regional Norte. Áreas de investigação: Diagnósticos de Enfermagem, Tecnologias Educacionais, Segurança do Paciente, Promoção da Saúde, Educação em Saúde e Saúde Cardiovascular. Contato: enf.ingridkelly@gmail.com

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde - CCS-UVA. Professora colaboradora da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF Nucleadora UVA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e estudos em Vulnerabilidade em Saúde (GEVS) CNPQ-UVA. Docente coordenadora da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) UVA. Pesquisa nas áreas de Vulnerabilidade em Saúde, Doenças Cardiovasculares, Tecnologias Educativas, Cuidado de Enfermagem, Conforto, Pesquisa-Cuidado, Teorias de Enfermagem. Mãe de dois filhos, teve licença maternidade em 2013 e 2018.

Luan Gomes Teixeira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Enfermagem (Bacharelado) no 6° período pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2019/Atual). Assistente de Pesquisa do programa PEP++ pela Netherlands Hanseniasis Relief Brasil - NHR BRASIL (2021/2022). Membro da diretoria da Liga de Enfermagem em Saúde da Família ( LESF) - (2020/2022). Ligante da Liga de Enfermagem em Cardiologia ? LECARDIO (2022/ Atual). Membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade e Saúde na Linha Cardiovascular ? GEVS CARDIO (2020/Atual).

Dafne Lopes Salles, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva (PPSAC) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (FLF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). Membro do Grupo de Estudos em Vulnerabilidade em Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, epidemiologia e doenças crônicas não transmissíveis, tecnologias em saúde e adesão terapêutica.

Referências

Ayres JRCM. Vulnerabilidade, Cuidado e integralidade: reconstruções conceituais e desafios atuais para as políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids. Saúde Debate. 2022; 46(7): 196-206. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E714.

Cestari VRF, Florêncio RS, Pessoa VLM de P, Moreira TMM. Validation of health vulnerability markers for people with heart failure. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(5): 1-11. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e7282.2021.

Oliveira GMM, Brant LCC, Polanczyk CA, Malta DC, Biolo A, Nascimento BR, et al. Estatística Cardiovascular – Brasil 2023. Arq Bras Cardiol. 2024; 121(2): 1-131. doi: https://doi.org/10.36660/abc.20240079 .

Malta DC, Teixeira R, Oliveira GMM, Ribeiro ALP. Cardiovascular Disease Mortality According to the Brazilian Information System on Mortality and the Global Burden of Disease Study Estimates in Brazil, 2000-2017. Arq Bras Cardiol. 2020; 115(2):152-160. doi: https://doi.org/10.36660/abc.20190867.

Ponte KMA, Vieira RBS, Frota KC, Cardoso MAF, Brega YKB. Educational technologies for promoting cardiovascular health in the university. Rev Enfermagem UFPI. 2020; 9:1-5. doi: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9748.

Santos AMD, Lopes RH, Alves KYA, Oliveira LV, Salvador PTCO. Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde. EaD em Foco. 2022;12(2):1-11. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675.

Oliveira IKM, Souza FDC, Paiva TS, Marques KMAP. Situações de vulnerabilidade em saúde de pessoas com doenças cardiovasculares: síntese do conhecimento. Rev. Enferm. Atual In Derme. 2021;95(36):1-14. doi: https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1267.

Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Reva Latino-americana Enfermagem. 2005;13(5):754-7. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022.

Mendes KD, Silveira RCCP, Galvão CM. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto contexto – enferm. 2019; 28:1-13. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204.

Cestari VRF, Florêncio RS, Pessoa VLM de P, Moreira TMM. Questionário de avaliação da vulnerabilidade em saúde da pessoa com insuficiência cardíaca: construção e validação. Rev. Eletr. Enferm. 2021;23(67807):1-11. doi: https://doi.org/10.5216/ree.v23.67807.

Fehring RJ. O modelo Fehring. In: Carroll-Johnson P. Classificação dos diagnósticos de enfermagem: anais da décima conferência da North American Nursing Diagnoses Associations. Philadelphia: Lippincott; 1994. p. 55-62.

Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of a Health Educational Content Validation Instrument. Rev Bras Enfermagem. 2018; 71(4):1732-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648.

Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Desenvolvimento de instrumento para validar aparência de tecnologia educacional em saúde. Rev Bras Enfermagem. 2020;73(6): 1-7. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559.

Polit DF, Beck CT, Owen SV. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? appraisal and recommendations. Res Nursing Health. 2007; 30(4): 459-67. doi: https://doi.org/10.1002/nur.20199

Weissheimer-Kaufmann G, Mazza VA, Ruthes VBTNM, Oliveira LF. Validation of diverse information to prepare an interactive booklet for families of autistic children. Cogitare Enferm. 2022;27:1-13. doi: dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.87458.

Vasconcelos FX, Barbosa LP, Lima FET, Sabino LMM, Lima KF, Mendes ERR. Information booklet for promoting self-efficacy in childhood asthma: construction and validity. Rev Esc Enfermagem USP. 2023;57: 1-9. doi: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0461en.

Ximenes MAM, Brandão MGSA, Macêdo TS, Costa MMF, Galindo Neto NM, Caetano JÁ, et al. Effectiveness of educational technology for the prevention of falls in a hospital environment. Acta Paul Enferm. 2022;35:1-10. doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01372.

Adefolarin AO, Gershim A. Content validation of educational materials on maternal depression in Nigeria. BMC Pregnancy Childbirth. 2022;22(1):322. doi: https://doi.org/10.1186/s12884-022-04575-5.

Ferreira IR, Santos LL, Moraes JT, Cortez DN. Validação aparente e de conteúdo de uma cartilha de autocuidado para prevenção de lesão por pressão. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2020;10(3648): 1-7. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3648.

Rodrigues LN, Santos AS, Gomes PPS, Silva WCP, Chaves EMC. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Rev Bras Enfermagem. 2020;73(3): 1-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0108.

Santos AS, Rodrigues LN, Andrade KC, Santos MSN, Viana MCA, Chaves EMC. Construction and validation of an educational technology for mother-child bond in the neonatal intensive care unit. Rev Bras Enfermagem. 2020;73(4): 1-9. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0083.

Lima ACMACC, Chaves AF, Oliveira MG, Nobre MS, Rodrigues EO, Silva ACQ, et al. Construction and validation of an educational booklet for a breastfeeding support room. REME - Rev Min Enferm. 2020;24: 1-8. doi: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200052.

Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Development of an appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enfermagem. 2020; 73(6): 1-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559.

Baggio ME, Costa ACL, Brandão LGVA, Andrade VAA, Matozinhos FP, Corrêa AR, et al. Participatory development of educational technology in seeking patient safety in maternity hospitals. Rev Bras Enferm. 2022;75(5): 1-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0701.

Publicado

29-05-2025

Como Citar

1.
Morais Oliveira IK, Marques KM de AP, Teixeira LG, Salles DL. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA PARA MITIGAR VULNERABILIDADES EM SAÚDE DE CARDIOPATAS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 29º de maio de 2025 [citado 14º de junho de 2025];99(supl.1):e025078. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2431

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.