TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SOBRE A PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV PARA USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.supl.1-art.2437Palavras-chave:
Profilaxia Pré-Exposição, HIV, Profissional de saúde, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: mapear as tecnologias educacionais sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV direcionadas a usuários e profissionais da saúde. Método: protocolo de revisão de escopo conforme a metodologia Joanna Briggs Institute, orientado pelo manual for Evidence Synthesis e apresentado segundo o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. A busca será realizada nos buscadores nas bases de dados MEDLINE/PubMed, SCOPUS e EMBASE/Elsevier, LILACS, IBECS, BDENF (BVS), Scielo, Core Collection (Clarivate Analytics), CINAHL, Academic Search Premier (EBSCO) e nos buscadores acadêmicos: Google Scholar e World Wide Science, serão considerados os idiomas português, espanhol e inglês o recorte temporal de estudos a partir do 2013, marco teórico definido a partir das normativas da OMS. Serão incluídos estudos com enfermeiros, médicos e farmacêuticos, bem como com usuários da profilaxia pós-exposição, cujo objeto de estudo sejam as tecnologias educacionais voltadas para esses usuários e profissionais da saúde, realizadas em qualquer serviço de saúde ou a partir deles. Conclusão: o mapeamento da evidência disponível acerca das TE para profissionais e usuários da PrEP existente irá contribuir para a disseminação de evidências disponíveis acerca da temática.
Downloads
Referências
Ministério da Saúde (BR). O caminho que põe fim à AIDS: Relatório Global do UNAIDS 2023. Genebra: Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS; 2023. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2023/07/JC3082_GAU2023-ExecSumm_v2_embargoed_PT_VF_Revisada-EA.pdf
Ministério da Saúde (BR). Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para a profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV. Brasília-DF: Ministério da Saúde; 2022. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/pcdts/2017/hiv-aids/pcdt-prep-versao-eletronica-22_09_2022.pdf/view
Tassi MF, Laurent E, Gras G, Lot F, Barin F, Gage SB et al. PrEP monitoring and HIV incidence after PrEP initiation in France: 2016-18 nationwide cohort study. J Antimicrob Chemother. 2021;76(11):3002-08. doi: 10.1093/jac/dkab263.
Ayres JR. Vulnerabilidade, Cuidado e integralidade: reconstruções conceituais e desafios atuais para as políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids. Saúde debate. 2022;46(spe7):196–206. doi: 10.1590/0103-11042022E714.
UNAIDS. Programa conjunto das nações unidas sobre HIV/AIDS. O uso de profilaxia pré-exposição (PrEP) cresce, mas não rápido o suficiente. Organização Mundial da Saúde: mundo; 2022. Disponível em: https://unaids.org.br/2022/01/o-uso-de-prep-cresce-mas-nao-rapido-o-suficiente/#:~:text=J%C3%A1%20faz%20mais%20de%20uma,da%20pandemia%20da%20COVID%2D19.
Ministério da Saúde (BR). Relatório de Monitoramento de Profilaxias do HIV PrEP e PEP 2022. Brasília-DF: Ministério da Saúde; 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/aids/relatorio-de-monitoramento-de-profilaxias-pre-e-pos-exposicao-ao-hiv-2022.
Weiss KM, Prasad P, Sanchez T, Goodreau SM, Jenness SM. Association between HIV PrEP indications and use in a national sexual network study of US men who have sex with men. J Int AIDS Soc. 2021;24(10):e25826. doi: 10.1002/jia2.25826.
Calabrese SK. Understanding, Contextualizing, and Addressing PrEP Stigma to Enhance PrEP Implementation. Curr HIV/AIDS Rep. 2020;17(6):579-88. doi: 10.1007/s11904-020-00533-y.
Harris NS, Johnson AS, Huang YA, Kern D, Fulton P, Smith DK, et al. Vital signs: status of human immunodeficiency virus testing, viral suppression, and HIV preexposure prophylaxis - United States, 2013-2018. Morb Mortal Wkly Rep. 2019;68(48):1117–23. doi: 10.15585/mmwr.mm6848e1.
Filgueiras SL. Profilaxia Pós-Exposição sexual no Sistema Único de Saúde: cuidados possíveis na prevenção do HIV. Saúde debate. 2022;46(spe7):169–181. doi: /10.1590/0103-11042022E712.
Rousseau E, Julies RF, Madubela N, Kassim S. Novel Platforms for Biomedical HIV Prevention Delivery to Key Populations - Community Mobile Clinics, Peer-Supported, Pharmacy-Led PrEP Delivery, and the Use of Telemedicine. Curr HIV/AIDS Rep. 2021;18(6):500-507. doi: 10.1007/s11904-021-00578-7.
Ministério da Saúde (BR). Ministério da Saúde disponibiliza compilado de documentos que amparam a prescrição de PrEP e PEP por enfermeiros(as) e farmacêuticos(as). Brasília-DF: Ministério da Saúde; 2024. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/ministerio-da-saude-disponibiliza-compilado-de-documentos-que-amparam-a-prescricao-de-prep-e-pep-por-enfermeiros-as-e-farmaceuticos-as
Botéchia JZ, Cataletta RMM, Silva FB, Brito GV, Milagres CS, Leonor MJB, et al. Health professionals’ knowledge and obstacles about HIV pre-exposure prophylaxis (PREP): an integrative review. Braz. J. Develop. 2024;8(5):158-176. doi: doi.org/10.34117/bjdv8n5-483.
Lamônica JS, Magno L, Santos JEJS, Dourado I, Santos AM, Pereira M. Unwillingness to prescribe PrEP by health care professionals of specialized HIV/AIDS services in Northeastern Brazil. Cad Saúde Pública. 2023;39:e00121322. doi: 10.1590/0102-311XEN121322.
Zhang C, McMahon J, Fiscella K, Przybyla S, Braksmajer A, LeBlanc N, et al. Implementação em cascata da profilaxia pré-exposição ao HIV entre profissionais de saúde nos Estados Unidos: implicações de uma revisão sistemática e meta-análise. AIDS Patient Care STDS 2019; 33:507-27.
Martins AKL, Nunes JM, Nóbrega MFB, Pinheiro PNC, Souza AMA, Vieira NFC, et al. Literatura de cordel: tecnologia de educação para saúde e enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2011;19(2):501-22.
Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde. 2015;6(2):1883-89.
Barbosa ML, Atanasio LLM, Medeiros SG, Saraiva COPO, Santos VEP. Evolução do ensino de enfermagem no uso de tecnologia educacional: uma scoping review. Rev Bras Enferm. 2021;74:e20200422.
Ministério da Saúde (BR). Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde. Brasília-DF: Ministério da Saúde; 2018.
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. doi: 10.46658/JBIMES-20-12.doi: 10.46658/JBIMES-20-12.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMAScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169:467-73. doi: 10.7326/M18-0850.
Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro(a). 1ª. ed. Porto Alegre: Moriá Editora; 2014.
Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) nº 18. Brasília-DF, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/regulamentacao/boletim-brasileiro-de-avaliacao-de-tecnologias-em-saude-brats/boletim-brasileiro-de-avaliacao-de-tecnologias-em-saude-brats-no-18.pdf/view
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.