AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA CLÍNICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.4-art.2520Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem; Programas de autoavaliação; Competência clínica; Autoavaliação; Estágio clínico.Resumo
Objetivo: Mapear o que tem sido produzido sobre a avaliação de competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico. Métodos: Protocolo de revisão de escopo, estruturado conforme a metodologia do Instituto Joanna Briggs e o checklist PRISMA para revisões de escopo. O protocolo está registrado na Open Science Framework (OSF). Os critérios de inclusão abrangerão estudos primários ou secundários que apresentem estratégias, instrumentos de avaliação e experiências de avaliação de competência clínica no âmbito da graduação em enfermagem durante o estágio clínico. A busca será conduzida nas bases de dados eletrônicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) e Web of Science. As publicações serão selecionadas por dois revisores independentes, e os possíveis conflitos serão desfeitos por um terceiro revisor. Os dados serão mapeados e apresentados de forma descritiva, com uma visão abrangente sobre a avaliação da competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico.
Downloads
Referências
Notarnicola I, Stievano A, Barbarosa MRDJ, Gambalunga F, Iacorossi L, Petrucci C, et al. Nurse Competence Scale: psychometric assessment in the Italian context. Ann Ig. 2018;30(6):458-69. https://doi.org/10.7416/ai.2018.2246
Taylor I, Bing-Jonsson P, Wangensteen S, Finnbakk E, Sandvik L, McCormack B, Fagerström L. A autoavaliação da competência clínica e a necessidade de formação contínua: um inquérito transversal a estudantes de enfermagem de prática avançada. Rev enfermagem clínica. 2020;29(3-4):545–55. https://doi.org/10.1111/jocn.15095 DOI: https://doi.org/10.1111/jocn.15095
Khodaveisi M, Aliyari M, Borzoo R, Soltanian A, Molavi-Vardanjani M, Khalili Z. Comparação da obtenção de habilidades clínicas em estudantes de enfermagem do sétimo e oitavo semestre em Hamadan, oeste do Irã. Rev iraniana pesquisa enfermagem obstetrícia. 2019;24(1):66–72. https://doi.org/10.4103/ijnmr.IJNMR_179_17 DOI: https://doi.org/10.4103/ijnmr.IJNMR_179_17
Liou SR, Cheng CY. Developing and validating the Clinical Competence Questionnaire: A self-assessment instrument for upcoming baccalaureate nursing graduates. J Nursing Education Practice. 2013;4(2): 56–66. https://doi.org/10.5430/jnep.v4n2p56 DOI: https://doi.org/10.5430/jnep.v4n2p56
Kajander-Unkuri S, Meretoja R, Katajisto J, Leino-Kilpi H, uikkala A. Students’ self-assessed competence levels during nursing education continuum: A cross-sectional survey. International J Nursing Education Scholarship. 2020;14(1). https://doi.org/10. 1515/ijnes-2019-0050 DOI: https://doi.org/10.1515/ijnes-2019-0050
Abuadas MH. A multisite assessment of Saudi bachelor nursing students' perceptions of clinical competence and learning environments: A multivariate conceptual model testing. Healthcare (Basel). 2022;10(12): 2554. https://doi.org/10.3390/healthcare10122554 DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare10122554
Zeleníková R, Gurková E, Pěrůžková R, Štureková L, Jarošová D, Kajander-Unkuri S. Self-assessment of the competence of final-year nursing students. Open Nursing. 2023;10(7):4607–18. https://doi.org/10.1002/nop2.1708 DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.1708
Benner P. From novice to expert: Excellence and Power in Clinical Nursing Practice. New York: Addison Wesley Publishing; 1984. DOI: https://doi.org/10.1097/00000446-198412000-00025
Benner P. Using the Dreyfus Model of Skill Acquisition to Describe and Interpret Skill Acquisition and Clinical Judgment in Nursing Practice and Education. Bull Sci Technol Soc. 2004;24(3):188-99. https://doi.org/10.1177/0270467604265061 DOI: https://doi.org/10.1177/0270467604265061
Campos LRG. A autonomia de docentes de enfermagem na (co)construção da competência clínica (tese). Cuiabá: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso; 2019.
Finger AFA, Cioffi ACS, Ormonde JC Júnior, Lima LPS, Ferreira GE, Ribeiro MRR. Perceptions of graduates on the development of clinical competence in nursing training. Res Soc Develop. 2021;10(9). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17561 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17561
Nabizadeh-Gharghozar Z, Alavi NM, Ajorpaz NM. Clinical competence in nursing: A hybrid concept analysis. Nurse Educ Today. 2021;(97). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728
Löfmark A, Ekstrand-Thorell I. Nursing students' and preceptors' perceptions of using a revised assessment form in clinical nursing education. Nurse Educ Pract. 2014;14(3):275-80. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.08.015 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.08.015
Rocha EN, Mantovani MF, Silva ATM, Hereibi MJ, Viante WJM, Kwiatkoski DR. Nursing students' perception of clinical competences. Rev Min Enferm. 2019;23. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027 DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027
Wu XV, Enskär K, Pua LH, Heng DG, Wang W. Development and psychometric testing of Holistic Clinical Assessment Tool (HCAT) for undergraduate nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):248. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0768-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-016-0768-0
Ramos-Melgar M, Martínez-Olivares MV, Romero-Quechol GM, Marín-Salgado M. Clinical competence of nursing professionals in patient care in Infarction Code door-to-balloon-primary [Internet]. Rev Enf IMSS. 2017 [cited 2024 Nov 22];25(4):279-84. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-31685
Hernández-Romero L, Romero-Quechol GM, Zamudio-Costeño L, Olea-Martínez M. Clinical competence of nursing staff for infection prevention of the surgical site [Internet]. Rev Enferm IMSS. 2019 [cited 2024 Nov 23];27(1):4-13. Available from: https://www.medigraphic.com/pdfs/enfermeriaimss/eim-2019/eim191b.pdf
Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2024 Nov 22]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01
Joanna Briggs Institute. Methodology for JBI Scoping Reviews [Internet]. Adelaide: JBI; 2015 [cited 2024 Nov 22]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









