AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA CLÍNICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.4-art.2520

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem; Programas de autoavaliação; Competência clínica; Autoavaliação; Estágio clínico.

Resumo

Objetivo: Mapear o que tem sido produzido sobre a avaliação de competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico. Métodos: Protocolo de revisão de escopo, estruturado conforme a metodologia do Instituto Joanna Briggs e o checklist PRISMA para revisões de escopo. O protocolo está registrado na Open Science Framework (OSF). Os critérios de inclusão abrangerão estudos primários ou secundários que apresentem estratégias, instrumentos de avaliação e experiências de avaliação de competência clínica no âmbito da graduação em enfermagem durante o estágio clínico. A busca será conduzida nas bases de dados eletrônicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/Medline), Scopus Preview (Scopus), Education Resources Information Center (ERIC) e Web of Science. As publicações serão selecionadas por dois revisores independentes, e os possíveis conflitos serão desfeitos por um terceiro revisor. Os dados serão mapeados e apresentados de forma descritiva, com uma visão abrangente sobre a avaliação da competência clínica de estudantes de graduação de enfermagem em estágio clínico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Nonato Mocheuti, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Enfermagem, Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso.

Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Diamantino, Mato Grosso, Brasil

Joana Denise Martins Figueiredo Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda em Enfermagem.
Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Adriana Freitas de Almeida Finger , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Enfermagem.

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Gímerson Erick Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Enfermagem.

 Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Mara Regina Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Enfermagem.

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Referências

Notarnicola I, Stievano A, Barbarosa MRDJ, Gambalunga F, Iacorossi L, Petrucci C, et al. Nurse Competence Scale: psychometric assessment in the Italian context. Ann Ig. 2018;30(6):458-69. https://doi.org/10.7416/ai.2018.2246

Taylor I, Bing-Jonsson P, Wangensteen S, Finnbakk E, Sandvik L, McCormack B, Fagerström L. A autoavaliação da competência clínica e a necessidade de formação contínua: um inquérito transversal a estudantes de enfermagem de prática avançada. Rev enfermagem clínica. 2020;29(3-4):545–55. https://doi.org/10.1111/jocn.15095 DOI: https://doi.org/10.1111/jocn.15095

Khodaveisi M, Aliyari M, Borzoo R, Soltanian A, Molavi-Vardanjani M, Khalili Z. Comparação da obtenção de habilidades clínicas em estudantes de enfermagem do sétimo e oitavo semestre em Hamadan, oeste do Irã. Rev iraniana pesquisa enfermagem obstetrícia. 2019;24(1):66–72. https://doi.org/10.4103/ijnmr.IJNMR_179_17 DOI: https://doi.org/10.4103/ijnmr.IJNMR_179_17

Liou SR, Cheng CY. Developing and validating the Clinical Competence Questionnaire: A self-assessment instrument for upcoming baccalaureate nursing graduates. J Nursing Education Practice. 2013;4(2): 56–66. https://doi.org/10.5430/jnep.v4n2p56 DOI: https://doi.org/10.5430/jnep.v4n2p56

Kajander-Unkuri S, Meretoja R, Katajisto J, Leino-Kilpi H, uikkala A. Students’ self-assessed competence levels during nursing education continuum: A cross-sectional survey. International J Nursing Education Scholarship. 2020;14(1). https://doi.org/10. 1515/ijnes-2019-0050 DOI: https://doi.org/10.1515/ijnes-2019-0050

Abuadas MH. A multisite assessment of Saudi bachelor nursing students' perceptions of clinical competence and learning environments: A multivariate conceptual model testing. Healthcare (Basel). 2022;10(12): 2554. https://doi.org/10.3390/healthcare10122554 DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare10122554

Zeleníková R, Gurková E, Pěrůžková R, Štureková L, Jarošová D, Kajander-Unkuri S. Self-assessment of the competence of final-year nursing students. Open Nursing. 2023;10(7):4607–18. https://doi.org/10.1002/nop2.1708 DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.1708

Benner P. From novice to expert: Excellence and Power in Clinical Nursing Practice. New York: Addison Wesley Publishing; 1984. DOI: https://doi.org/10.1097/00000446-198412000-00025

Benner P. Using the Dreyfus Model of Skill Acquisition to Describe and Interpret Skill Acquisition and Clinical Judgment in Nursing Practice and Education. Bull Sci Technol Soc. 2004;24(3):188-99. https://doi.org/10.1177/0270467604265061 DOI: https://doi.org/10.1177/0270467604265061

Campos LRG. A autonomia de docentes de enfermagem na (co)construção da competência clínica (tese). Cuiabá: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso; 2019.

Finger AFA, Cioffi ACS, Ormonde JC Júnior, Lima LPS, Ferreira GE, Ribeiro MRR. Perceptions of graduates on the development of clinical competence in nursing training. Res Soc Develop. 2021;10(9). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17561 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17561

Nabizadeh-Gharghozar Z, Alavi NM, Ajorpaz NM. Clinical competence in nursing: A hybrid concept analysis. Nurse Educ Today. 2021;(97). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104728

Löfmark A, Ekstrand-Thorell I. Nursing students' and preceptors' perceptions of using a revised assessment form in clinical nursing education. Nurse Educ Pract. 2014;14(3):275-80. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.08.015 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.08.015

Rocha EN, Mantovani MF, Silva ATM, Hereibi MJ, Viante WJM, Kwiatkoski DR. Nursing students' perception of clinical competences. Rev Min Enferm. 2019;23. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027 DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190027

Wu XV, Enskär K, Pua LH, Heng DG, Wang W. Development and psychometric testing of Holistic Clinical Assessment Tool (HCAT) for undergraduate nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):248. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0768-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-016-0768-0

Ramos-Melgar M, Martínez-Olivares MV, Romero-Quechol GM, Marín-Salgado M. Clinical competence of nursing professionals in patient care in Infarction Code door-to-balloon-primary [Internet]. Rev Enf IMSS. 2017 [cited 2024 Nov 22];25(4):279-84. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-31685

Hernández-Romero L, Romero-Quechol GM, Zamudio-Costeño L, Olea-Martínez M. Clinical competence of nursing staff for infection prevention of the surgical site [Internet]. Rev Enferm IMSS. 2019 [cited 2024 Nov 23];27(1):4-13. Available from: https://www.medigraphic.com/pdfs/enfermeriaimss/eim-2019/eim191b.pdf

Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2024 Nov 22]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01

Joanna Briggs Institute. Methodology for JBI Scoping Reviews [Internet]. Adelaide: JBI; 2015 [cited 2024 Nov 22]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf

Publicado

14-10-2025

Como Citar

1.
Nonato Mocheuti K, Martins Figueiredo Moraes JD, Freitas de Almeida Finger A, Ferreira GE, Rosa Ribeiro MR. AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA CLÍNICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 14º de outubro de 2025 [citado 28º de outubro de 2025];99(4):e025140. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2520

Edição

Seção

PROTOCOLOS