ESCOLA E A ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.supl.1-art.2523Palavras-chave:
Saúde do Adolescente; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Integralidade em Saúde.Resumo
Objetivo: Analisar os documentos e normativas oficiais que orientam a integração intersetorial entre saúde e educação, com foco no papel das escolas na atenção às necessidades de saúde dos adolescentes. Métodos: Estudo delineado pela análise documental de normativas e legislações publicadas entre 2006 e 2024 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, que regulamentam ações intersetoriais voltadas à promoção da saúde dos adolescentes. Os documentos foram sistematizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas 22 publicações que estabelecem diretrizes para a atuação conjunta entre saúde e educação, abordando temas como prevenção de agravos, promoção da saúde mental, sexual e reprodutiva, e ações do Programa Saúde na Escola. Apesar dos avanços normativos, desafios persistem na implementação das ações, como a fragmentação da intersetorialidade, a capacitação insuficiente dos profissionais e a necessidade de ampliar a abordagem sobre vulnerabilidades sociais e determinantes de saúde. Considerações finais: A intersetorialidade entre saúde e educação representa um eixo estratégico para a atenção integral aos adolescentes, mas sua efetivação depende de planejamento contínuo, qualificação profissional e fortalecimento do protagonismo juvenil. A superação dos desafios estruturais requer maior articulação entre os setores, investimentos na capacitação das equipes e estratégias que assegurem a participação ativa dos adolescentes nas ações que impactam sua saúde e bem-estar.
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