ESCOLA E A ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.supl.1-art.2523

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Integralidade em Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar os documentos e normativas oficiais que orientam a integração intersetorial entre saúde e educação, com foco no papel das escolas na atenção às necessidades de saúde dos adolescentes. Métodos: Estudo delineado pela análise documental de normativas e legislações publicadas entre 2006 e 2024 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, que regulamentam ações intersetoriais voltadas à promoção da saúde dos adolescentes. Os documentos foram sistematizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas 22 publicações que estabelecem diretrizes para a atuação conjunta entre saúde e educação, abordando temas como prevenção de agravos, promoção da saúde mental, sexual e reprodutiva, e ações do Programa Saúde na Escola. Apesar dos avanços normativos, desafios persistem na implementação das ações, como a fragmentação da intersetorialidade, a capacitação insuficiente dos profissionais e a necessidade de ampliar a abordagem sobre vulnerabilidades sociais e determinantes de saúde. Considerações finais: A intersetorialidade entre saúde e educação representa um eixo estratégico para a atenção integral aos adolescentes, mas sua efetivação depende de planejamento contínuo, qualificação profissional e fortalecimento do protagonismo juvenil. A superação dos desafios estruturais requer maior articulação entre os setores, investimentos na capacitação das equipes e estratégias que assegurem a participação ativa dos adolescentes nas ações que impactam sua saúde e bem-estar.

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Biografia do Autor

Tarciso feijó da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Juliana de Moura Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bruno Santos Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmico de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Nicolle Silva de Menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jéssica da Cunha Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ana Beatriz da Costa Santiago de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Caroline Fernandes de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Acadêmica de Enfermagem do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá

Luciana Alves Paixão, Instituto Nacional de Infectologia- Fiocruz

Enfermeira. Mestranda em Pesquisa Clínica - Instituto Nacional de Infectologia- Fiocruz.

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Publicado

27-05-2025

Como Citar

1.
Silva T feijó da, Rodrigues J de M, Moreira BS, Menezes NS de, Campos J da C, Almeida AB da CS de, Oliveira CF de, Paixão LA. ESCOLA E A ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de maio de 2025 [citado 14º de junho de 2025];99(supl.1):e025075. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2523

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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