EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE HEMODINÂMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2524

Palavras-chave:

Educação em saúde, Enfermagem, Hemodinâmica, Cateterismo cardíaco

Resumo

Objetivo: Identificar nas publicações científicas as ações educativas realizadas pela enfermagem para pacientes atendidos nos serviços de hemodinâmica. Metodologia: Revisão integrativa, descritiva, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, com recorte temporal entre 2014 e 2024, utilizando-se combinação dos Descritores: “Educação em saúde”, “Enfermeiros e Enfermeiras”, “Enfermagem”, “Hemodinâmica”, “Cateterismo cardíaco”, “Angioplastia” “Serviço Hospitalar de Cardiologia” e “Serviço de Hemodinâmica”. Resultados: Obteve-se ao total oito artigos publicados, com maior quantitativo nos anos de 2016 e 2017. Todos os artigos foram publicados em periódicos de enfermagem.  Pacientes bem informados apresentam maior segurança, melhor aderência às recomendações e redução de complicações, evidenciando a importância da educação em saúde como uma ferramenta de promoção do autocuidado e prevenção de agravos. Considerações Finais: No preparo dos pacientes para os procedimentos é imprescindível orientar sobre as mudanças de hábitos de vida, promovendo a qualidade de vida a longo prazo. A implementação de novas tecnologias educacionais e núcleos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de métodos mais abrangentes e eficazes podem ser capazes de reafirmar o papel da enfermagem como agente transformador na promoção da saúde em serviços de alta complexidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sousa de Miranda, EEAN/UFRJ

Professor do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Roberta Georgia Sousa dos Santos, Faculdade de Enfermagem/UERJ

Mulher preta, Enfermeira, Jurista Negra e na Luta.

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Faculdade de Enfermagem da UERJ. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6638935515930377 ORCID: 0000 0002 2122 2505

Tarciso Feijó da Silva, Faculdade de Enfermagem/UERJ

Doutor. Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria da Soledade Simeão dos Santos, CCS/UFRJ

Professora Titular da EEAN/UFRJ.

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Publicado

23-07-2025

Como Citar

1.
Rocha da Silva Santos F, Sousa de Miranda R, Sousa dos Santos RG, Feijó da Silva T, Simeão dos Santos M da S, Caé da Silva Moura V. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE HEMODINÂMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 23º de julho de 2025 [citado 26º de julho de 2025];99(3). Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2524

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO