EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE HEMODINÂMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2524Palavras-chave:
Educação em saúde, Enfermagem, Hemodinâmica, Cateterismo cardíacoResumo
Objetivo: Identificar nas publicações científicas as ações educativas realizadas pela enfermagem para pacientes atendidos nos serviços de hemodinâmica. Metodologia: Revisão integrativa, descritiva, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, com recorte temporal entre 2014 e 2024, utilizando-se combinação dos Descritores: “Educação em saúde”, “Enfermeiros e Enfermeiras”, “Enfermagem”, “Hemodinâmica”, “Cateterismo cardíaco”, “Angioplastia” “Serviço Hospitalar de Cardiologia” e “Serviço de Hemodinâmica”. Resultados: Obteve-se ao total oito artigos publicados, com maior quantitativo nos anos de 2016 e 2017. Todos os artigos foram publicados em periódicos de enfermagem. Pacientes bem informados apresentam maior segurança, melhor aderência às recomendações e redução de complicações, evidenciando a importância da educação em saúde como uma ferramenta de promoção do autocuidado e prevenção de agravos. Considerações Finais: No preparo dos pacientes para os procedimentos é imprescindível orientar sobre as mudanças de hábitos de vida, promovendo a qualidade de vida a longo prazo. A implementação de novas tecnologias educacionais e núcleos de pesquisa voltados para o desenvolvimento de métodos mais abrangentes e eficazes podem ser capazes de reafirmar o papel da enfermagem como agente transformador na promoção da saúde em serviços de alta complexidade.
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