PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CORDEL COMO TECNOLOGIA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2525Palavras-chave:
Diabetes Mellitus;, Pé Diabético, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Estudo de validaçãoResumo
Objetivos: construir e validar um cordel como tecnologia educativa para prevenção e cuidado do pé diabético. Métodos: um estudo metodológico foi realizado por plataforma online, através de formulário construído com auxílio do Google Forms, e envio de convite e materiais para validação pelos juízes por meio digital. Para construí o cordel foram realizadas as seguintes etapas: revisão integrativa e bibliográfica. Resultados: a etapa da validação de conteúdo houve participação de 23 juízes que responderam o instrumento enviado, de acordo com critérios estabelecidos. Ao avaliar o IVC dos itens do instrumento de validação pelo instrumento de clareza e relevância identificou-se que todos foram considerados validados, com IVC>0,98 e p>0,072. Considerações Finais: o cordel construído e validado na presente pesquisa pode ser considerado de boa confiabilidade. Recomenda-se para estudos futuros a validação do cordel com os pacientes com diabetes, bem como adaptação e validação do cordel para pessoas com deficiência auditiva.
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