TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS
PROTOCOLO DE SCOPE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2581Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Hipermídia, Tecnologia digital, Ensino, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: mapear evidências científicas acerca do uso de tecnologias educacionais e digitais no
ensino de cuidados paliativos. Metodologia: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo,
registrado na plataforma Open Science Framework (OSF) em: http://OSF.IO/5MQ7V conduzido pela
metodologia de Joanna Briggs Institute (JBI) e a ferramenta PRISMA com a extensão para revisões
de escopo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - Scoping Review
(PRISMA-ScR). Será realizado em sete bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and
Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde,
Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Excerpta Medica Database, Web of
Science, SciVerse Scopus e a Cochrane. E em duas literaturas cinzentas, a Biblioteca Digital de Teses
e Dissertações e o Google Scholar. Serão considerados estudos que envolvam pesquisas primárias,
revisões sistemáticas e de literatura, meta-análises e ensaios clínicos. Resultados: Os dados serão
coletados e processados em três etapas, utilizando o software Rayyan® para a compilação, realizada
por dois revisores independentes e um terceiro como decisor. Conclusão: Espera-se o mapeamento
dos tipos de tecnologias educacionais e digitais, usadas no ensino de cuidados paliativos, além de
permitir elucidar esses dados, poderá nos mostrar o cenário atual do ensino nessa especialidade,
possíveis lacunas e propiciar reflexões.
Downloads
Referências
World Health Organization. Palliative care [Inernet]. Geneva: WHO; 2020. [citado 2024 Nov 15]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care. Acesso em:
Brasil. Gabinete do Ministro. Comissão Intergestores Tripartite. Resolução nº 41, 31 de outubro de 2018. Dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html
Santos RJLL, Sousa EP, Santos SG, Sales VP, Rodrigues GMM, Costa JS, et al. O enfermeiro e os cuidados paliativos proporcionados ao idoso terminal internado em UTI. Braz. J. Hea. Rev [Internet]. mar./abr. 2019 [citado 2024 Nov 15];2(2):1095-104. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1305/1184.
Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CES nº 443/2024, aprovado em 3 de julho de 2024, Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=264151-pces443- 24&category_slug=julho-2024&Itemid=30192.
Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Cuidados Paliativos - PNCP no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, por meio da alteração da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 22 maio 2024. Disponível em:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.681-de-7-de-maio-de-2024-561223717.
Aparecido AM, Dias MR. A importância da formação em cuidados paliativos na graduação em enfermagem. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de agosto de 2023 [citado 2025 Abr 15];97(3):e023146. Doi: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1961. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1961
Lima MF, Araújo JFS. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Rev Educação Pública [Internet]. 22 jun 2021 [citado 2025 Abr 15]; 21(23): Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e- comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem
JBI Manual for Evidence Synthesis - JBI Manual for Evidence Synthesis - JBI Global Wiki. synthesis manual.jbi.global [Internet] 2024 [citado 2025 Maio 10]. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global/. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01 DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.