TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS

PROTOCOLO DE SCOPE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2581

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Hipermídia, Tecnologia digital, Ensino, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: mapear evidências científicas acerca do uso de tecnologias educacionais e digitais no
ensino de cuidados paliativos. Metodologia: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo,
registrado na plataforma Open Science Framework (OSF) em: http://OSF.IO/5MQ7V conduzido pela
metodologia de Joanna Briggs Institute (JBI) e a ferramenta PRISMA com a extensão para revisões
de escopo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - Scoping Review
(PRISMA-ScR). Será realizado em sete bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and
Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde,
Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Excerpta Medica Database, Web of
Science, SciVerse Scopus e a Cochrane. E em duas literaturas cinzentas, a Biblioteca Digital de Teses
e Dissertações e o Google Scholar. Serão considerados estudos que envolvam pesquisas primárias,
revisões sistemáticas e de literatura, meta-análises e ensaios clínicos. Resultados: Os dados serão
coletados e processados em três etapas, utilizando o software Rayyan® para a compilação, realizada
por dois revisores independentes e um terceiro como decisor. Conclusão: Espera-se o mapeamento
dos tipos de tecnologias educacionais e digitais, usadas no ensino de cuidados paliativos, além de
permitir elucidar esses dados, poderá nos mostrar o cenário atual do ensino nessa especialidade,
possíveis lacunas e propiciar reflexões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Maria Nascimento Queiroz, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Mestranda em Enfermagem.
ORCID:https://orcid.org/0000-0002-7304-8641

Mayara Furtado Bezerra Azevedo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Especialista em Fisioterapia na
gerontologia e cuidados paliativos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7381-8896

José Alex Alves dos Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, PE

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, PE. Doutor em
Ciências Farmacêuticas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0386-6796

Ana Carla Silva Alexandre, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira, PE

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira, PE. Doutora em
Ciências Biomédicas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5754-1778

Maria Eliane Moreira Freire, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Doutora em Enfermagem.
ORCID:https://orcid.org/0000-0002-0305-4843

Referências

World Health Organization. Palliative care [Inernet]. Geneva: WHO; 2020. [citado 2024 Nov 15]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care. Acesso em:

Brasil. Gabinete do Ministro. Comissão Intergestores Tripartite. Resolução nº 41, 31 de outubro de 2018. Dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html

Santos RJLL, Sousa EP, Santos SG, Sales VP, Rodrigues GMM, Costa JS, et al. O enfermeiro e os cuidados paliativos proporcionados ao idoso terminal internado em UTI. Braz. J. Hea. Rev [Internet]. mar./abr. 2019 [citado 2024 Nov 15];2(2):1095-104. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1305/1184.

Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CES nº 443/2024, aprovado em 3 de julho de 2024, Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=264151-pces443- 24&category_slug=julho-2024&Itemid=30192.

Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Cuidados Paliativos - PNCP no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, por meio da alteração da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 22 maio 2024. Disponível em:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.681-de-7-de-maio-de-2024-561223717.

Aparecido AM, Dias MR. A importância da formação em cuidados paliativos na graduação em enfermagem. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de agosto de 2023 [citado 2025 Abr 15];97(3):e023146. Doi: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1961. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1961

Lima MF, Araújo JFS. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Rev Educação Pública [Internet]. 22 jun 2021 [citado 2025 Abr 15]; 21(23): Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e- comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem

JBI Manual for Evidence Synthesis - JBI Manual for Evidence Synthesis - JBI Global Wiki. synthesis manual.jbi.global [Internet] 2024 [citado 2025 Maio 10]. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global/. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01 DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01

Publicado

13-08-2025

Como Citar

1.
Maria de Oliveira Andrade Araújo P, Nascimento Queiroz LM, Furtado Bezerra Azevedo M, Alves dos Santos JA, Silva Alexandre AC, Moreira Freire ME. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS: PROTOCOLO DE SCOPE REVIEW. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 13º de agosto de 2025 [citado 16º de agosto de 2025];99(3):e025099. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2581

Edição

Seção

PROTOCOLOS