ANÁLISE DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM E QUE NÃO TRABALHAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2586

Palavras-chave:

Esgotamento Psicológico, Estresse Psicológico, Estudantes, Saúde Mental, Saúde Pública

Resumo

O objetivo da pesquisa foi associar a síndrome de burnout e o risco para síndrome de burnout e o perfil de caracterização dos estudantes que trabalham e que não trabalham. Método: estudo quantitativo, descritivo e exploratório, de corte transversal, desenvolvido via formulário do Google com estudantes residentes em Campina Grande, com ou sem vínculo empregatício, maiores de 18 anos. Foram utilizados dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory - Student Survey. A análise de dados empregou estatística descritiva e inferencial. A coleta ocorreu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a amostra incluiu 415 estudantes, com coeficiente de Cronbach global de 0,816. Observou-se maior prevalência entre aqueles que estudam e trabalham (65,0%) e risco elevado de burnout entre os que apenas estudam (95,9%). Houve predomínio de exaustão emocional (55,8%) e despersonalização (56,9%) entre os que não trabalham, além de baixa realização profissional (51,1%) entre os que trabalham. Conclusões: a relevância do estudo decorre da necessidade de analisar a síndrome de burnout no contexto acadêmico, sobretudo entre estudantes que também trabalham, pois essa dupla jornada compromete a qualidade de vida dos discentes e potencializa o risco de burnout.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Maslach C, Leiter MP. New insights into burnout and health care: strategies for improving civility and alleviating burnout [Internet]. Med Teach. 2017;39(2):160–3 [cited 2025 Mar 10]. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2016.1248918 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2016.1248918

Gil-Calderón J, Alonso-Molero J, Dierssen-Sotos T, Gómez-Acebo I, Llorca J. Burnout syndrome in Spanish medical students [Internet]. BMC Med Educ. 2021 Apr 22;21(1):231 [cited 2025 Jan 15]. Available from: https://link.springer.com/article/10.1186/s12909-021-02661-4 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02661-4

Schaufeli WB, Martinez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students: a cross-national study [Internet]. J Cross Cult Psychol. 2002 Sep;33(5):464–81 [cited 2025 Jan 09]. Available from: https://doi.org/10.1177/0022022102033005003 DOI: https://doi.org/10.1177/0022022102033005003

Rosales-Ricardo Y, Ferreira JP. Effects of physical exercise on Burnout syndrome in university students [Internet]. MEDICC Rev. 2022 Jul 6;24:36–9 [cited 2025 Feb 07]. Available from: https://doi.org/10.37757/MR2022.V24.N1.7 DOI: https://doi.org/10.37757/MR2022.V24.N1.7

Mota ÍD, Both J, Pereira MP, Araldi FM, Zilch GR, Cardoso AA, Dutra JR, Farias GO. Prevalência da síndrome de Burnout em diferentes áreas acadêmicas e a relação com as características sociodemográficas [Internet]. Rev Argent Cienc Comport. 2022 Jun;14(1):82–90 [cited 2025 Mar 10]. Available from: https://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1852-42062022000100082&script=sci_arttext DOI: https://doi.org/10.32348/1852.4206.v14.n1.28787

Dias AR, Fernandes SM, Fialho-Silva I, Cerqueira-Silva T, Miranda-Scippa Â, Galvão-de Almeida A. Burnout syndrome and resilience in medical students from a Brazilian public college in Salvador, Brazil [Internet]. Trends Psychiatry Psychother. 2022 Apr 22;44:e20200187 [cited 2025 Feb 20]. Available from: https://doi.org/10.47626/2237-6089-2020-0187 DOI: https://doi.org/10.47626/2237-6089-2020-0187

Moss J. The burnout epidemic: the rise of chronic stress and how we can fix it. Boston (MA): Harvard Business Press; 2021 Sep 28.

Fares J, Saadeddin Z, Al Tabosh H, Aridi H, El Mouhayyar C, Koleilat MK, Chaaya M, El Asmar K. Extracurricular activities associated with stress and burnout in preclinical medical students [Internet]. J Epidemiol Glob Health. 2016 Jan;6(3):177–85 [cited 2025 Fev 16]. Available from: https://link.springer.com/article/10.1016/j.jegh.2015.10.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jegh.2015.10.003

Cecil J, McHale C, Hart J, Laidlaw A. Behaviour and burnout in medical students [Internet]. Med Educ Online. 2014 Jan 1;19(1):25209 [cited 2025 Abr 19]. Available from: https://doi.org/10.3402/meo.v19.25209 DOI: https://doi.org/10.3402/meo.v19.25209

Chagas MK, Junior DD, Cunha GN, Caixeta RP, Fonseca EF. Ocorrência da Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de instituição de ensino no interior de Minas Gerais [Internet]. Rev Med Saúde Brasília. 2016 Oct 10;5(2) [cited 2025 Feb 14]. Available from: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/7241

Bolaños Reyes N, Rodríguez Blanco N. Prevalência da Síndrome de Burnout acadêmico nos estudantes de Enfermagem da Universidade de Costa Rica [Internet]. Enferm Act Costa Rica. 2016 Dec;(31):16–35 [cited 2025 Jan 17]. Available from: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-45682016000200016&script=sci_abstract&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.15517/revenf.v0i31.24519

Quina Galdino MJ, Preslis Brando Matos de Almeida L, Ferreira Rigonatti da Silva L, Cremer E, Rolim Scholze A, Trevisan Martins J, Haddad FL, do Carmo M. Burnout entre estudantes de enfermagem: estudo de método misto [Internet]. Invest Educ Enferm. 2020 Apr;38(1) [cited 2025 Mar 13]. Available from: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v38n1e07

Rodrigues CS, Deus ML, Andrade FT, Rezende GB, Mariano LD, Sé AB. Avaliação da prevalência da síndrome de burnout em estudantes de Medicina [Internet]. Rev Bras Educ Méd. 2020 Nov 30;44:e176 [cited 2025 Mai 22]. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200032 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200032

Muzafar Y, Khan HH, Ashraf H, Hussain W, Sajid H, Tahir M, Rehman A, Sohail A, Waqas A, Ahmad W. Burnout and its associated factors in medical students of Lahore, Pakistan [Internet]. Cureus. 2015 Nov;7(11) [cited 2025 Feb 07]. Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.390

Vasconcelos EM, Trindade CO, Barbosa LR, Martino MM. Predictive factors of burnout syndrome in nursing students at a public university [Internet]. Rev Esc Enferm USP. 2020 Jun 26;54:e03564 [cited 2025 Mar 22]. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018044003564 DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018044003564

Mejia CR, Valladares-Garrido MJ, Talledo-Ulfe L, Sánchez-Arteaga K, Rojas C, Arimuya JJ, Cruz B, Paredes Vilca Z. Síndrome de Burnout y factores asociados en estudiantes de medicina: Estudio multicéntrico en siete facultades de medicina peruanas [Internet]. Rev Chil Neuropsiquiatr. 2016 Sep;54(3):207–14 [cited 2025 Feb 10]. Available from: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-92272016000300005 DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-92272016000300005

Publicado

19-08-2025

Como Citar

1.
Almeida Araújo A, Arruda Barbosa L, de Sousa Nóbrega I, Florentino Fernandes AC, Dantas Rocha Cerqueira AC, Clemente dos Santos-Rodrigues R. ANÁLISE DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM E QUE NÃO TRABALHAM . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 19º de agosto de 2025 [citado 25º de agosto de 2025];99(3):e025109. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2586

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL