Análise do conceito resiliência na criança

Concept analysis resilience in child

Autores

  • Patricia Mônica Ribeiro
  • Fábio de Souza Terra
  • Aline Alves dos Santos Dullius
  • Wanessa Cristina Tavares Araújo
  • Juliana de Jesus Souza
  • Dênis da Silva Moreira

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2018-v.84-n.22-art.275

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.31011/1519-339X.2018a18n84.13

Objetiva-se descrever os elementos constituintes do Conceito Resiliência na Criança. Revisão crítica da literatura como
análise de conceito para a identificação dos atributos, antecedentes e consequentes do Conceito Resiliência na Criança.
A exploração teórica foi alcançada nas bases de dados: American Psychological Association, Cumulative Index to Nursing
& Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, e, Medical Literature Analysis
and Retrieval System Online. Os descritores da Biblioteca Virtual de Saúde para acessar as publicações foram: resiliência
psicológica, criança, enfermagem, com o operador booleano AND. Foram encontrados 30 artigos (70%) nas áreas
médica, de enfermagem e psicologia. Os atributos do conceito contêm duas categorias: Atributos Pessoais e Atributos
Externos. Os antecedentes do conceito incluem: Recursos Internos, Ambiente Doméstico e Recursos fora da família. Os
consequentes compreendem: Competência comportamental, Maturidade, Bom desempenho escolar e Saúde física e
mental. Conclui-se que a resiliência na criança resulta dos processos de ligação dinâmicos entre as condições adversas e
a organização e integração das experiências pessoais, familiares e comunitárias, na busca da competência da criança para
um desenvolvimento saudável. A resiliência não nasce com a criança, mas é adquirida no seu desenvolvimento. O conceito
demanda estudos de sua manifestação na prática.
Palavras-chave: Enfermagem; Formação de Conceito; Resiliência Psicológica; Saúde da Criança.


ABSTRACT
The aim is to describe constituent elements of the concept Resilience in Child. A literature’s critical review as
concept analysis for the identification of the concept’s attributes, antecedents and consequent. The theoretical
exploration of conceptual attributes was achieved in the American Psychological Association, Cumulative Index
to Nursing & Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, and Medical
Literature Analysis and Retrieval System Online. The descriptors of the Virtual Health Library to access the
publications were: psychological resilience, child, nursing, with the Boolean operator AND. 30 articles (70%) were
found for access in the medical, nursing and psychology’s field. The concept’s attributes include two categories:
Personal Attributes and External Attributes. The concept’s antecedents were: Internal Resources, Domestic
environment and Resources outside the family. The concept’s consequent consisted of: Behavioral Competence,
Maturity, Academic Achievement and Physical and Mental Health. It concludes that child resilience results from
the dynamic linking of adverse conditions to the organization and integration of personal, family and community
experiences in the child's pursuit of healthy development. Resilience is not born with the child, but is gained in
its development. The Concept demands studies of its manifestation in practice.
Keywords: Nursing; Concept Formation; Psychological Resilience; Child Health.

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Publicado

08-04-2019

Como Citar

1.
Ribeiro PM, Terra F de S, Dullius AA dos S, Araújo WCT, Souza J de J, Moreira D da S. Análise do conceito resiliência na criança: Concept analysis resilience in child. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 8º de abril de 2019 [citado 26º de novembro de 2024];84(22). Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/275