Percepção das pessoas em situação de rua acerca da promoção da saúde
Perception of homeless people about health promotion
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.285Resumo
Objetivou-se conhecer a percepção das pessoas em situação de rua acerca da promoção da saúde. Pesquisa
exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada nos meses de agosto e setembro de 2016, em uma
cidade do Sul do Brasil, com a participação de 15 pessoas. A coleta ocorreu em três etapas: seleção dos participantes,
levantamento do perfi l sóciodemográfi co e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da
análise temática. Percebeu-se que a concepção de saúde dos entrevistados, engloba as necessidades humanas
básicas, como alimentação, segurança e higiene. A maior facilidade encontrada para se obter saúde morando nas
ruas foi a ampla oferta de alimentação. O distanciamento da família foi uma das difi culdades apontadas pelos
participantes, assim como a violência existente nas ruas. Sobre o acesso desta população aos serviços de saúde, a
maior demanda na Atenção Primária é para obter medicação. Concluiu-se que a percepção de promoção da saúde
dos indivíduos em situação de rua resulta do meio em que vivem. As políticas públicas desenhadas para este grupo
precisam ser melhoradas e ampliadas, para que tenham seus direitos alcançados.
Palavras-chave: Promoção da Saúde; Pessoas em Situação de Rua; Assistência à Saúde.
ABSTRACT
The aim is to know the perception of homeless people about health promotion. An exploratory-descriptive study,
of qualitative approach, carried out in August and September of 2016, in a city in the South of Brazil, with the
participation of 15 people. The collection occurred in three steps: selection of the participants, survey of the
socio-demographic profi le and semi-structured interview. The data were analyzed through the thematic analysis.
Was perceived that the health conception of the interviewed, includes basic human needs, such as food, safety and
hygiene. The greater ease found to obtain health living on the streets was the wide supply of food. The distancing
of the family was one of the diffi culties pointed out by the participants, as well as violence on the streets.
Regarding the population's access to health services, the greatest demand in Primary Care is to obtain medication.
It concludes that the perception of health promotion of the homeless people results from the environment in
which they live. The public policies designed for this group need to be improved and expanded, so that they have
their rights achieved.
Keywords: Health Promotion; Homeless People; Delivery of Health Care