Fluxograma de atendimento pré-exame: ferramenta do trabalho de enfermagem na tomografi a computadorizad
Flowchart for pre-exam service: the nursing work tool in computed tomography
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2016-v.78-n.16-art.354Resumo
Objetivo: Descrever os caminhos que os pacientes deverão percorrer para a marcação, orientação e realização dos
exames no hospital, através do fl uxograma de atendimento pré-exame. Método: Estudo descritivo-exploratório
acerca do processo de trabalho de enfermagem, com abordagem qualitativa. Realizado num hospital de Niterói, de
janeiro a dezembro de 2013, com 10 membros da equipe de enfermagem. Foi elaborado fl uxograma, através da
ferramenta de software chamada BizAgi Process Modeler. Resultado: O fl uxograma de atendimento pré-exame do
paciente traz a visualização gráfi ca e descreve as etapas do atendimento dos pacientes submetidos aos exames
de tomografi a, o que envolve o processo de orientação relacionado ao exame, sendo realizado preferencialmente,
pela enfermeira. Conclusão: Com a realização do fl uxograma de atendimento dos exames, foi possível identifi car os
momentos deste processo de trabalho, possibilitando recomendar ações visando à sua melhoria.
Palavras-chave: Avaliação de processos; Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Meios de contraste.
ABSTRACT
Objective: Describe the ways that patients should go to the marking, orientation and carrying out of tests at the
hospital through the pre-examination service fl owchart. Method: A descriptive study about the nursing work
process with a qualitative approach. Performed in a hospital in Niteroi, from January to December 2013, with 08
members of the nursing staff. It was prepared fl ow chart, by calling software tool BizAgi Process Modeler. Result:
The pre-examination patient care fl ow chart provides a graphic display and describes the steps the care of
patients undergoing CT scans, which involves the process of examination related to orientation, being carried out
preferably by the nurse. Conclusion: With the completion of the examinations service fl owchart, it was possible
to identify the moments of the work process, enabling recommend actions aimed at improvement.
Keywords: Process evaluation; Nursing; Nursing care; Contrast media.