Conhecimentos de acadêmicos da área da saúde sobre ventilação mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.699

Palavras-chave:

Respiração Artificial, Segurança do Paciente, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento teórico de acadêmicos sobre Ventilação Mecânica antes e após uma intervenção educativa. Método: Estudo documental, descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa, realizado durante julho de 2017 em um minicurso de Ventilação Mecânica que avaliou o conhecimento dos participantes sobre a temática. Utilizou-se o teste binomial para verificar se a proporção de acertos entre os acadêmicos era superior a 70% em cada questão (p<0,05). Resultados: Com uma amostra de 92 participantes, houve melhora do conhecimento em que se verificou aumento da frequência de acertos nas questões sobre Frequência Inspiratória (97,7% - 43, p=0,999), Gasometria (84,1% - 37, p=0,496), Equipe Multiprofissional (97,7% - 43, p=0,999), Modalidades Ventilatórias (97,7% - 43, p=0,999), Modo PSV (Ventilação com Pressão de Suporte) (86.4% - 38, p=0,663), Complicações do Ventilador Mecânico (88,6% - 39, p=0,809) e Ciclagem por Pressão (95,5% - 42, p=0,993). Conclusão: Este estudo demonstrou uma mudança significativa no nível de conhecimento sobre VM dos participantes envolvidos evidenciando a eficácia da implementação de cursos de capacitação.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo de Sousa Vasconcelos, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Enfermeiro pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) - Campus CCS, Pós Graduado em Urgência e Emergência pelo Instituto Lato Sensu. Possui experiência na área de Obstetrícia e Neonatologia, Urgência e Emergência e em Unidade de Pronto Atendimento.

Maria Aline Moreira Ximenes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante da Liga de Promoção da Saúde do Adolescente (LIPSA) (2016-2017). Monitora do módulo Sistema Hematopoético (2016-2017). Atou como bolsista voluntária do Programa de iniciação voluntária da UVA - PROVIC (2017- 2018). Bolsista de iniciação científica do Programa Bolsa Universidade da UVA (2018). Monitora do módulo Saúde do Adulto (2017- 2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA). Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/ Cnpq (2019). Áreas de investigação: educação do paciente, tecnologias educacionais, segurança do paciente e promoção da saúde.

Ingrid Kelly Morais Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Graduanda do 7° período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Atualmente é monitora do módulo Vida Adulta, membro do Grupo de Estudos em Cuidados e Pesquisa em Enfermagem na Saúde do Adulto (GECESA), membro da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO). Foi monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-doença e bolsista de iniciação científica voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atuou como bolsista voluntária de iniciação científica (2014-2015). Bolsista administrativa do Programa Bolsa Universidade (2016-2017). Vice-Presidente da Liga de Promoção da Saúde do Adolescente (2016-2017). Bolsista de Extensão como facilitadora no cursinho Pré Vestibular - PREVEST, na disciplina de biologia (2017). Atou como membro da Organização Internacional ENACTUS (2017-2018). Monitora do módulo de práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão (2016-2017). Atou como bolsista voluntária do Programa de iniciação voluntária da UVA - PROVIC (2017- 2018). Participou da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA - 2018). Bolsista de iniciação científica e tecnológica FUNCAP (2018). Pós - graduação em andamento em Urgência e Emergência (2018 - 2020). Representante Discente do Colegiado do Mestrado em Enfermagem da UNILAB (2019-2021). Habilitação em Laserterapia em feridas pela In Laser (2019).

Joselany Áfio Caetano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1994). Especialista em Enfermagem em Clínico-Cirúrgica pela UFC (1996), Especialização em Ativação de Processos de Mudança na formação superior pela FIOCRUZ (2006) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar pela UFC (2007). Mestre em Enfermagem PPGENF-UFC (1999). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (PPGENF-UFC). Fellow Faimer Brasil 2014. Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa na Promoção da saúde do adulto em situação crítica (GEPASC). Vice Coordenadora da Liga de Enfermagem em Nefrologia e Coordenadora do Projeto de extensão Segurança do paciente no contexto hospitalar. Membro da Rede Brasileira de Segurança do Paciente Rebraensp núcleo Ceará. Coordenadora do Curso de Graduação da UFC. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em saúde do Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação: enfermagem, saúde ocular, cuidados de enfermagem, unidade de terapia intensiva, infecção hospitalar, tecnologias educacionais, segurança do paciente, pacientes críticos e promoção da saúde.

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UECE (2014) e Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde pelo PPGENF-UFC (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (PPGENF-UFC). Fellow Faimer Brasil 2017. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Pólo Fiocruz. Coordenadora do Grupo de Estudo em Cuidados de Enfermagem na Saúde do Adulto (GECESA). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Saúde do Adulto. Atua nos seguintes temas de investigação: cirurgia bariátrica, educação do paciente, tecnologias educacionais, qualidade de vida, segurança do paciente, pacientes críticos e promoção da saúde.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

1.
de Sousa Vasconcelos PR, Moreira Ximenes MA, Morais Oliveira IK, Sousa Albuquerque Brandão MG, Caetano J Áfio, Barros LM. Conhecimentos de acadêmicos da área da saúde sobre ventilação mecânica. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de novembro de 2020 [citado 26º de novembro de 2024];94(32):e-020065. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/699

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL