Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa

Autores

  • Amina Regina Silva Queen's University
  • Stéfany Nayara Petry Dal Vesco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Enfermagem Oncológica, Neoplasias, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH).  Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.

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Biografia do Autor

Amina Regina Silva, Queen's University

Doutoranda pela Queen’s University. Toronto, Ontario, Canada

Stéfany Nayara Petry Dal Vesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

27-11-2020

Como Citar

1.
Silva AR, Petry Dal Vesco SN. Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de novembro de 2020 [citado 26º de novembro de 2024];94(32):e-020067. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/905

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO