https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/issue/feedRevista Enfermagem Atual In Derme2025-04-02T10:13:38-03:00Atendimentocontato@revistaenfermagematual.com.brOpen Journal Systems<p style="font-weight: 400;">A<strong> </strong>Revista Brasileira de Enfermagem adota o modelo de Acesso Aberto. É permitido a qualquer pessoa ler ou fazer download, e copiar e disseminar seu conteúdo para propósitos educacionais.</p> <p style="font-weight: 400;">A abreviatura de seu título é <strong><em>Rev. Enferm. Atual In Derme</em>,</strong> que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.</p>https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2419OBSERVATÓRIO VIRTUAL PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE COM FOCO NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO 2025-02-27T19:53:39-03:00Nelcelí Bento Garciasaudefrg@gmail.comDaiana Kloh Khalafdaianakloh@gmail.comMárcia Helena de Souza Freiremarcia.freire@ufpr.brBruna da Costa Bueno bruna.costa.bueno@ufpr.brBrenda Camargo Chagasbrenda.chagas@ufpr.br<p><strong>Introdução:</strong><span style="font-weight: 400;"> Nos estados e municípios brasileiros, a vigilância da mortalidade materna, das mulheres em idade fértil, e dos óbitos infantis e fetais tem caráter compulsório. A aplicação de tecnologias educacionais favorece o acesso e a interpretação das informações preventivas, por gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde. Apoiando assim a gestão estratégica do cuidado materno e infantil, desenvolvendo competências práticas e estimulando a tomada de decisões na vigilância do risco habitual em gestantes. </span><strong>Objetivo: </strong><span style="font-weight: 400;">Desenvolver um Observatório Virtual para educação permanente em saúde materno-infantil.</span><strong> Método: </strong><span style="font-weight: 400;">Trata-se de pesquisa metodológica com desenvolvimento de tecnologia que ocorreu em quatro etapas distintas: 1) Definição; 2) Arquitetura; 3) Design; 4) Implementação. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Desenvolveu-se um </span><em><span style="font-weight: 400;">website </span></em><span style="font-weight: 400;">instrucional, denominado </span><em><span style="font-weight: 400;">Maternal Care</span></em><span style="font-weight: 400;">, com ampla acessibilidade ao conteúdo pertinente à vigilância da mortalidade materna, com foco na realidade do interior do Paraná. A plataforma instrumentaliza profissionais no acompanhamento do pré-natal de baixo risco, integrando prática clínica, ensino e pesquisa, além de promover medidas preventivas para a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil no estado e no país. </span><strong>Considerações finais:</strong><span style="font-weight: 400;"> O uso de recursos tecnológicos qualifica o cuidado em saúde. O produto desenvolvido é replicável e contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que visa reduzir a mortalidade materna e erradicar a morte neonatal precoce em escala global. Afirma-se que educação e saúde são práticas sociais interdependentes e essenciais para a assistência à saúde.</span></p>2025-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2452TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM ESTOMIA INTESTINAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO METODOLÓGICA2025-02-26T15:58:25-03:00Wanderson Alves Ribeironursing_war@hotmail.comFátima Helena do Espírito Santofatimahelena@id.uff.brNorma Valéria Dantas de Oliveira Souzanorval_souza@yahoo.com.brMaria de Nazaré de Souza Ribeiromnribeiro2@gmail.comZenith Rosa Silvinozenithrosa@id.uff.brJulio Gabriel Mendonça de Sousajuliogabrielmendoncadesousa@gmail.comCatarina de Melo Guedescatacatamg@gmail.comGabriel Nivaldo Brito Constantinognbconstantino@gmail.com<p>Introdução: Os estomas intestinais são comuns na prática clínica e em pessoas com doenças de origem intestinal, utilizados para a eliminação de fezes, que funcionam como um ânus artificial, devido à perda do controlo esfincteriano que permite que o conteúdo fecal saia pelo abdómen e seja armazenado num dispositivo de recolha. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas com estomas intestinais. Metodologia: Desenvolvido em 5 etapas: 1) Construção da tecnologia educacional a partir da identificação de evidências clínicas e construção da Revisão Integrativa da Literatura; 2) Elaboração do conteúdo e design da tecnologia educacional; 3) Avaliação e validação do conteúdo e design por um painel de juízes especialistas; 4) Avaliação e validação do conteúdo e design por pessoas com estomias intestinais; 5) Adequação da versão final da tecnologia educacional. O grau de concordância entre os juízes especialistas foi calculada através da média ponderada das respostas, de acordo com a pontuação de cada item da escala tipo Likert. Assim, determinou-se que os componentes/recomendações da tecnologia educacional que apresentassem grau de concordância superior a 0,80 não necessitariam sofrer alterações, permanecendo inalterados. Resultados: O índice de concordância entre os juízes especialistas e as pessoas com estomas intestinais foi considerado maior que 0,80. Conclusões: A cartilha foi validada quanto à aparência e ao conteúdo, sendo um instrumento que pode favorecer a comunicação entre enfermeiros especialistas e pessoas com estomias intestinais.</p>2025-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Enfermagem Atual In Derme