Revista Enfermagem Atual In Derme https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista <p style="font-weight: 400;">A<strong>&nbsp;</strong>Revista Brasileira de Enfermagem adota o modelo de Acesso Aberto. É permitido a qualquer pessoa ler ou fazer download, e copiar e disseminar seu conteúdo para propósitos educacionais.</p> <p style="font-weight: 400;">A abreviatura de seu título é&nbsp;<strong><em>Rev. Enferm. Atual In Derme</em>,</strong>&nbsp;que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.</p> pt-BR contato@revistaenfermagematual.com.br (Atendimento) contato@revistaenfermagematual.com.br (Contato | REAID) Wed, 02 Apr 2025 10:13:38 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 OBSERVATÓRIO VIRTUAL PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE COM FOCO NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2419 <p><strong>Introdução:</strong><span style="font-weight: 400;"> Nos estados e municípios brasileiros, a vigilância da mortalidade materna, das mulheres em idade fértil, e dos óbitos infantis e fetais tem caráter compulsório. A aplicação de tecnologias educacionais favorece o acesso e a interpretação das informações preventivas, por gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde. Apoiando assim a gestão estratégica do cuidado materno e infantil, desenvolvendo competências práticas e estimulando a tomada de decisões na vigilância do risco habitual em gestantes. </span><strong>Objetivo: </strong><span style="font-weight: 400;">Desenvolver um Observatório Virtual para educação permanente em saúde materno-infantil.</span><strong> Método: </strong><span style="font-weight: 400;">Trata-se de pesquisa metodológica com desenvolvimento de tecnologia que ocorreu em quatro etapas distintas: 1) Definição; 2) Arquitetura; 3) Design; 4) Implementação. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Desenvolveu-se um </span><em><span style="font-weight: 400;">website </span></em><span style="font-weight: 400;">instrucional, denominado </span><em><span style="font-weight: 400;">Maternal Care</span></em><span style="font-weight: 400;">, com ampla acessibilidade ao conteúdo pertinente à vigilância da mortalidade materna, com foco na realidade do interior do Paraná. A plataforma instrumentaliza profissionais no acompanhamento do pré-natal de baixo risco, integrando prática clínica, ensino e pesquisa, além de promover medidas preventivas para a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil no estado e no país. </span><strong>Considerações finais:</strong><span style="font-weight: 400;"> O uso de recursos tecnológicos qualifica o cuidado em saúde. O produto desenvolvido é replicável e contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que visa reduzir a mortalidade materna e erradicar a morte neonatal precoce em escala global. Afirma-se que educação e saúde são práticas sociais interdependentes e essenciais para a assistência à saúde.</span></p> Nelcelí Bento Garcia, Daiana Kloh Khalaf, Márcia Helena de Souza Freire, Bruna da Costa Bueno , Brenda Camargo Chagas Copyright (c) 2025 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2419 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 -0300 TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM ESTOMIA INTESTINAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO METODOLÓGICA https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2452 <p>Introdução: Os estomas intestinais são comuns na prática clínica e em pessoas com doenças de origem intestinal, utilizados para a eliminação de fezes, que funcionam como um ânus artificial, devido à perda do controlo esfincteriano que permite que o conteúdo fecal saia pelo abdómen e seja armazenado num dispositivo de recolha. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional para o autocuidado de pessoas com estomas intestinais. Metodologia: Desenvolvido em 5 etapas: 1) Construção da tecnologia educacional a partir da identificação de evidências clínicas e construção da Revisão Integrativa da Literatura; 2) Elaboração do conteúdo e design da tecnologia educacional; 3) Avaliação e validação do conteúdo e design por um painel de juízes especialistas; 4) Avaliação e validação do conteúdo e design por pessoas com estomias intestinais; 5) Adequação da versão final da tecnologia educacional. O grau de concordância entre os juízes especialistas foi calculada através da média ponderada das respostas, de acordo com a pontuação de cada item da escala tipo Likert. Assim, determinou-se que os componentes/recomendações da tecnologia educacional que apresentassem grau de concordância superior a 0,80 não necessitariam sofrer alterações, permanecendo inalterados. Resultados: O índice de concordância entre os juízes especialistas e as pessoas com estomas intestinais foi considerado maior que 0,80. Conclusões: A cartilha foi validada quanto à aparência e ao conteúdo, sendo um instrumento que pode favorecer a comunicação entre enfermeiros especialistas e pessoas com estomias intestinais.</p> Wanderson Alves Ribeiro, Fátima Helena do Espírito Santo, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Zenith Rosa Silvino, Julio Gabriel Mendonça de Sousa, Catarina de Melo Guedes, Gabriel Nivaldo Brito Constantino Copyright (c) 2025 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2452 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 -0300