TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1233

Palavras-chave:

COVID-19; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Ensino; Pandemia; Tecnologia educacional.

Resumo

Objetivo: Analisar as tecnologias educacionais utilizadas no ensino de Enfermagem durante a pandemia por COVID-19. Métodos: Revisão sistemática de métodos mistos realizada no Portal PubMed, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, no buscador acadêmico Science Direct, no banco de dados da Cochrane e nas bases de dados CINAHL, Scopus e Web of Science. Utilizaram-se os descritores controlados em saúde: Tecnologia Educacional, Enfermagem, COVID-19 e seus sinônimos em inglês. Resultados: A busca resultou na captura de 40 artigos, dos quais quatro compuseram a amostra final por atenderem aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Constatou-se que as tecnologias educacionais mais utilizadas foram encontros virtuais, podcasts, gamificação individual ou em grupo, exames eletrônicos remotos, simulações realísticas e casos clínicos. Conclusões: As tecnologias educativas utilizadas no ensino de Enfermagem durante a pandemia por COVID-19 são alternativas eficazes para a continuidade da formação, por possibilitarem ampliação da qualidade do ensino, desenvolvimento do raciocínio diagnóstico , estímulo ao diálogo e criatividade dos discentes e docentes de enfermagem nesse contexto emergencial. Entretanto, apesar das possibilidades proporcionadas, a experiência prática nos serviços de saúde é indispensável.

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Publicado

27-10-2021

Como Citar

1.
Jansen RC, Oliveira VC, Nogueira MR do N, da Silva IC, Ferreira JE de SM, Cavalcante TF, Lira ALB de C. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de outubro de 2021 [citado 26º de novembro de 2024];95(36):e-021154. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1233

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO