AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1486

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Avaliação em saúde, Atenção primária a saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a satisfação das pessoas usuárias na atenção primária à saúde em um minicípio do interior brasileiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado com usuários de duas equipes de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do questionário European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP), contendo perguntas em relação a três Indicadores, dentre eles, Indicadores Chaves; Indicadores de Áreas específicas de satisfação; Indicadores Dados dos Usuários. Após coleta, os dados foram organizados em planilha de Excel for Windows e analisados descritivamente por meio de programa Epi Info. Resultados: dos 225 usuários respondentes, 82,74% eram mulheres, com a média de idade de 41,6, grau de escolaridade com predomínio do ensino médio incompleto 30,53%. A análise da satisfação do usuário em relação aos cuidados na atenção primária a saúde, evidenciou que a “Abordagem das questões emocionais relacionado ao problema de saúde” e questão da visita domiciliar dos profissionais, obtiveram respostas insatisfatória com 52,65% e 80,97% respetivamente. Indicadores de Áreas Específicas de satisfação, foram no geral avaliados positivamente. Conclusão: conclui-se com o diagnóstico dos resultados positivos na avaliação da qualidade do atendimento prestado à população na unidade vinculado a ESF, apesar de alguns aspectos terem sido avaliados como não satisfatório, os usuários majoritariamente expressam satisfação com o serviço avaliado, considerando as interfaces analisadas na pesquisa. Logo, salienta-se que mesmo com satisfação positiva, é relevante aprimorar o atendimento em geral de serviço ofertado a população.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

1.
da Silva M, Freire De Vasconcelos P, Chaves Costa E. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 3º de maio de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(2):e023071. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1486

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL