AÇÕES DE ENFERMAGEM NO APOIO-EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.(esp)-art.1651Palavras-chave:
Estilo de vida, Cuidados de enfermagem, Qualidade de vida, Teoria de enfermagem, AutocuidadoResumo
Objetivo: descrever as ações de enfermagem no apoio-educação para mudanças no estilo de vida de docentes universitários à luz da Teoria de Orem. Método: É um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência. Coletou-se dados secundários da utilização do polígono da saúde e das intervenções de enfermagem registradas em prontuário dos docentes, os quais foram submetidos à análise à luz da Teoria dos Sistemas de Enfermagem de Orem, no eixo apoio-educação. Resultados: As dimensões do estilo de vida mais afetadas foram alimentação, atividade física, autoimagem, relacionamentos, finanças e sono restaurador. As principais intervenções foram com ações educativas, mediante prestação de informações sobre como realizar as metas construídas, estas avaliadas mediante a percepção de melhoria por meio do diálogo durante as consultas. A interação enfermeiro-paciente para coordenação do autocuidado, apoio ao servidor, com vistas a estimulá-lo e engajá-lo nas discussões sobre suas necessidades de saúde e monitoramento das medidas de autocuidado, também foram importantes. Considerações finais: A promoção do autocuidado demonstrou benefícios na realização e manutenção de um estilo de vida saudável, bem como, gerou confiança, satisfação, autonomia e bem estar físico, mental e social aos docentes.
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