METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA AS VIVÊNCIAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1698Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: Descrever a experiência da utilização de metodologias ativas nas atividades de monitoria no ensino de semiologia e semiotécnica em enfermagem e as suas contribuições nas vivências práticas da disciplina. Métodos: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: As metodologias ativas utilizadas na monitoria de semiologia e semiotécnica foram gincanas, jogos e confecções de feridas com registro de enfermagem. Elas promoveram o raciocínio crítico do discente por meio da participação ativa, contribuindo na compreensão dos conteúdos e visão crítica dos conteúdos aplicados à prática. Conclusão: Conclui-se que a experiência com metodologias ativas proporcionou resultados positivos na fixação dos assuntos abordados e melhor desempenho na prática, contribuindo para formação acadêmica e profissional dos discentes de enfermagem.
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