INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE OS INDICADORES DE LESÃO POR PRESSÃO E OS REFLEXOS NA PRÁTICA CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1729

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Capacitação Profissional, Unidades de Terapia Intensiva, Cuidados de Enfermagem

Resumo

RESUMO

Objetivo: Identificar se a capacitação dos enfermeiros pode interferir nas taxas de prevalência de lesão por pressão em pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental, de caráter quantitativo, com delineamento antes e depois da aplicação da intervenção educativa, a qual avaliou a influência da capacitação para enfermeiros atuantes em uma unidade de terapia intensiva sobre os índices de LPP. Resultados: A amostra total do estudo foi composta por 39 pacientes, dos quais 16 foram avaliados na primeira coleta de dados, com prevalência de 56,3% de LPP e 23 foram avaliados na segunda coleta, dos quais 60,9% apresentaram lesões. A maioria dessas LPP foram avaliadas como estágio 2, sendo o calcâneo, o segmento mais acometido. Conclusão: Os resultados demonstraram que a capacitação realizada somente com os enfermeiros de tais unidades não influenciou significativamente na redução da prevalência de LPP, podendo estar relacionada ao intervalo temporal entre a capacitação e a avaliação. Porém, os resultados demonstraram um aumento significativo na utilização de medidas preventivas, fato que, que possivelmente poderá resultar em uma redução destes indicadores em um segundo momento.

Palavras-chave: Lesão por pressão; Capacitação profissional; Unidades de terapia intensiva; Cuidados de enfermagem.

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Publicado

05-09-2023

Como Citar

1.
Rosa Boff W, Lordani TVA, Rodrigues da Silva Carvalho A, Passoni dos Santos R. INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE OS INDICADORES DE LESÃO POR PRESSÃO E OS REFLEXOS NA PRÁTICA CLÍNICA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 5º de setembro de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(3):e023153. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1729

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL