INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADES CLÍNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2577

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, Estomaterapia

Resumo

Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educacional desenvolvida para profissionais de enfermagem acerca da classificação de lesão por pressão em unidades clínicas de um hospital universitário. Método: estudo quase-experimental, antes e depois, com único grupo, desenvolvido em unidades clínicas de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 40 enfermeiros e residentes de enfermagem que atuavam nas unidades clínicas e que realizaram cuidados de enfermagem em pacientes com LP. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2023, a partir de um formulário estruturado contendo casos clínicos de classificações de lesões por pressão. Os dados foram analisados por meio dos testes estatísticos de Wilcoxon e McNemar. Resultados: verificou-se uma melhora significativa nas pontuações pós-treinamento (p<0,0001), especificamente na classificação das LP nos estágios 2 e 3, e na tissular profunda. Conclusão: o programa de treinamento foi efetivo, considerando o aumento do número de respostas corretas no pós-teste e a significância estatística após o treinamento.

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Biografia do Autor

Thayná Ferreira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

 

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

1.
Afonso G, Ferreira Dias T, Monteiro de Jesus Maldonado D, Marcia Peres E, Sant’Anna Nunes A, Ferraz Gomes H, Dantas de Oliveira Souza NV, Cabral Pereira da Costa C. INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADES CLÍNICAS . Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 10º de setembro de 2025 [citado 15º de setembro de 2025];99(3):e025123. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2577

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

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