INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADES CLÍNICAS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2577Palavras-chave:
Lesão por Pressão, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, EstomaterapiaResumo
Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educacional desenvolvida para profissionais de enfermagem acerca da classificação de lesão por pressão em unidades clínicas de um hospital universitário. Método: estudo quase-experimental, antes e depois, com único grupo, desenvolvido em unidades clínicas de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 40 enfermeiros e residentes de enfermagem que atuavam nas unidades clínicas e que realizaram cuidados de enfermagem em pacientes com LP. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2023, a partir de um formulário estruturado contendo casos clínicos de classificações de lesões por pressão. Os dados foram analisados por meio dos testes estatísticos de Wilcoxon e McNemar. Resultados: verificou-se uma melhora significativa nas pontuações pós-treinamento (p<0,0001), especificamente na classificação das LP nos estágios 2 e 3, e na tissular profunda. Conclusão: o programa de treinamento foi efetivo, considerando o aumento do número de respostas corretas no pós-teste e a significância estatística após o treinamento.
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