ARTICULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CAMPO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS

Autores

  • Vilza Aparecidan Handan de Deus Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6403-2349
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Monica Moura da Silveira Lima Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Rita de Cássia Ferreira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Agnes Cristina da Silva Pala Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1886

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Continuada, Estudantes de Enfermagem, Enfermeiros e Enfermeiras, Enfermagem

Resumo

Introdução: O processo ensino-aprendizagem é uma estratégia para articular serviço e ensino na formação de enfermeiros recém-formados na área de serviços de saúde. Objetivo: Avaliar os resultados de estudos bibliográficos sobre o processo ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros recém-formados. Métodos: Elaborado a partir da Revisão Integrativa nas principais bases de dados nacionais e internacionais, listando os estudos 2018-2022, sob o protocolo PRISMA. Resultados: A revisão destacou a importância da inserção do enfermeiro recém-formado no serviço de saúde. Conclusão: A revisão bibliográfica realizada possibilitou visualizar e evidenciar a importância do serviço de formação profissional para enfermeiros recém-formados, como processo de articulação ensino-aprendizagem, nos serviços de saúde e assim dinamizar novos espaços ensino-serviço.

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Publicado

20-06-2023

Como Citar

1.
Deus VAH de, Silva RMCRA, Pereira ER, Lima MM da S, Silva R de CF da, Pala AC da S. ARTICULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CAMPO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 20º de junho de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(2):e023101. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1886

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO