A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ESTÁ ALINHADA AO CONTEXTO CONTEMPORANEO E EXPECTATIVAS DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2299

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Instalações de Saúde

Resumo

A evolução do conhecimento na área da saúde bem como as transformações sociais têm gerado discussões a respeito da necessidade de mudança na formação dos profissionais de enfermagem, sejam auxiliares, técnicos, enfermeiros e obstetrizes. Esta realidade está declarada em documentos de âmbito internacional que incluem a Organização Mundial de Saúde, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Conselho Internacional de Enfermagem, além de instituições brasileiras que representam os profissionais de enfermagem em diferentes instâncias, como Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Vieira Janicas, Centro Universitário das Américas – FAM

 

 

Cristina Rodrigues Padula Coiado, Centro Universitário das Américas – FAM

 

 

Referências

- Organização Pan-Americana da Saúde. Diretriz estratégica para a enfermagem na Região das Américas [Internet]. Washington, D.C: OPAS; 2019. [citado 2024 Jun 12]. Available from: https://www.paho.org/pt/documentos/diretriz-estrategica-para-enfermagem-na-regiao-das-americas

- Organização Mundial da Saúde. Orientações estratégicas mundiais para enfermeiros e parteiras 2021-2025 [Internet]. Genebra: OMS; 2022. [citado 2024 Jun 12]. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/353568/9789240045620-por.pdf?sequence=1&isAllowed=y

- Associação Brasileira de Enfermagem. Ofício nº 052/202 [Internet]. Brasília-DF: 20 abr. 2021. [citado 2024 Jun 12]. Available from: https://abensp.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Doc-CNE-DCN-20-final.pdf

- Organização Pan-Americana da Saúde. Importância estratégica do investimento nacional em profissionais de enfermagem na Região das Américas [Internet]. Washington, D.C.: OPAS; 2022. [citado 2024 Jun 12]. Available from: https://www.paho.org/pt/documentos/importancia-estrategica-do-investimento-nacional-em-profissionais-enfermagem-na-regiao

- Conselho Federal de Enfermagem (BR). Diretrizes para Educação Permanente em Enfermagem [Internet]. Brasília-DF: COFEN; 2020. [citado 2024 Jun 12]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/diretrizes-educacao-permanente-enfermagem-2020. Acesso em: 12 jun. 2024.

- Conselho Federal de Enfermagem (BR). Competências e atribuições dos Conselhos Regionais de Enfermagem [Internet]. Brasília-DF: COFEN; 2021. [citado 2024 Jun 12]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/competencias-conselhos-regionais-enfermagem-2021.

- Conselho Federal de Enfermagem (BR). Diretrizes para a qualidade da formação profissional em enfermagem [Internet]. Brasília-DF: COFEN; 2022. [citado 2024 Jun 12]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/diretrizes-qualidade-formacao-enfermagem-2022.

- Conselho Regional de Enfermagem (SP). Relatório sobre a educação à distância na enfermagem [Internet]. São Paulo: COREN-SP; 2023. [citado 2024 Jun 12]. Disponível em: https://www.coren-sp.gov.br/relatorio-educacao-distancia-enfermagem-2023.

- Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes Neto FRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapeando a formação do enfermeiro no Brasil: desafios para atuação em cenários complexos e globalizados. Ciência Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [citado 2024 Jun 12];25(1):25-35. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27672019. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/Bxhbs99CZ8QgZN9QCnJZTPr/

Publicado

21-06-2024

Como Citar

1.
Penha Conceição SM da, Barbosa Silva N, Peres Pinto J, Dias Alonso B, Vieira Janicas R de C, Rodrigues Padula Coiado C. A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ESTÁ ALINHADA AO CONTEXTO CONTEMPORANEO E EXPECTATIVAS DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE?. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 21º de junho de 2024 [citado 25º de novembro de 2024];98(2):e024340. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2299

Edição

Seção

EDITORIAL