TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM JOVENS COM DIABETES MELLITUS TIPO I: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2506

Palavras-chave:

Jovens; Tecnologia; Diabetes Mellitus Tipo I.

Resumo

OBJETIVO: mapear as tecnologias utilizadas para a promoção do autocuidado em jovens com Diabetes Mellitus tipo I (DM1). MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute, com base na seguinte questão norteadora: “Quais as tecnologias utilizadas para a promoção do autocuidado em jovens com Diabetes Mellitus tipo I?”. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Pubmed/Medline, Embase, Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Para a seleção dos artigos, foi utilizado o software Rayaan. A amostra foi composta por dez artigos. RESULTADOS: A análise dos dados identificou quatro categorias principais: (1) Validação de tecnologias inovadoras, que demonstraram impacto positivo no controle glicêmico e na aceitação da insulina; (2) Uso de ferramentas educativas, como redes sociais e jogos interativos, auxiliando no aprendizado sobre a doença; (3) Jogos interativos e gamificação, que tornam o gerenciamento do DM1 mais atrativo e acessível; e (4) Rede de apoio, ressaltando a importância da participação familiar e profissional no suporte aos jovens com DM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As tecnologias, como aplicativos e ações educativas, são essenciais para o autocuidado de jovens com DM1, facilitando a adesão ao tratamento. No entanto, ainda há desafios no gerenciamento da doença, destacando a necessidade de novas pesquisas para desenvolver ferramentas inovadoras que aprimorem o suporte e a autonomia desses pacientes.

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Biografia do Autor

José Henrique Moreira Albuquerque, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINTA (2016). Enfermeiro com ênfase em Saúde Coletiva. Pós-Graduado em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Saúde pública Visconde de Saboia, Pós-Graduado em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Instituto de Formação Superior do Ceara (IFESC) e Pós-Graduado em Gestão e Auditoria pelo Instituto Lato Sensu. De 2017 a 2020 atuou como Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) pela Secretaria Municipal de Saúde de Coreaú, e Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Coreaú, de 2021 a 2023 atuou como Enfermeiro Residente Multiprofissional pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - Sobral-CE, de 2023 a 2024 atuou como preceptor do Curso de Enfermagem da Faculdade FIED/UNINTA Tianguá, de 2023 a 2024 atuou como Enfermeiro Plantonista do Hospital Municipal de IPU-CE. Atualmente Mestrando em Cuidados Clínicos em Enfermagem - PPCCLIS/UECE e Professor de Graduação da Faculdade FIED/UNINTA Tianguá.

Raimundo Augusto Martins Torres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Enfermagem (Área de Concentração Enfermagem Comunitária) pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutorado em Educação Brasileira na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, pela Faculdade de Educação (FACED-20005-2009) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especializado em Educação Profissional na Área de Saúde: enfermagem (Fundação Oswaldo Cruz- 2005). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde PPCCLIS (Nota 05 na CAPES). Neste programa coordena a Linha 03 - Inovação e Tecnologia para Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde. 1. Líder oficial do Grupo de Pesquisa: Políticas, Saberes e Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva (PSPESC, 2018-2023) Cadastro na Plataforma de Grupo de Pesquisa do CNPq-UECE. Coordenou a primeira turma (2014-2016) e a segunda (2016-2017) do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Convênio: Ministério da Saúde, FIOCRUZ-RJ, Secretária do Estado da Saúde- SESA e Universidade Estadual do Ceará - UECE). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Enfermagem e Saúde, com ênfase nas Políticas, Saberes e Práticas produtoras do WebCuidado Clínico e Educativo com as Juventudes, Gêneros, Sexualidades e Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação e Educação(TDIC). Estes dispositivos são analisados como práticas discursivas produtoras na promoção da educação em saúde e na prevenção dos agravos no processo saúde-doença. Idealizador, fundador e coordenador do Canal Online Web Rádio AJIR-UECE (2007-2024), com desenvolvimento de atividades de extensão, ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação. Sócio-Fundador e voluntário da entidade sem fins lucrativos, Associação dos Jovens de Irajá - AJIR (1987-2024). Integra a REDE BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde que é uma "teia" formada por pesquisadores(as) das 05 regiões do Brasil e também em articulação com outras Instituições de Pesquisas Internacionais, sua condução/liderança ocorre pelo Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (Ecos) - da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília - UnB. 

Roberta Magda Martins Moreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Saúde da Família pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Pós-graduada em Gestão e Auditoria em Saúde pelo Instituto Lato Sensu. Integrante do grupo de estudo, pesquisa e extensão: Saúde mental, cuidado e violência (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq). Membro da equipe do projeto de pesquisa: Saúde Mental e o risco de suicídio em usuários de drogas, financiada pela FUNCAP por meio do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização BPI - EDITAL N 03/2018. Possui experiência na área de saúde mental e gestão, com expertise na gestão hospitalar. Atuou como docente do curso de enfermagem, fisioterapia e educação física. Atualmente está como coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Faculdade UNINTA Tianguá.

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Publicado

18-09-2025

Como Citar

1.
Moreira Albuquerque JH, Martins Torres RA, Martins Moreira RM, do Nascimento Dupim MIC. TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM JOVENS COM DIABETES MELLITUS TIPO I: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de setembro de 2025 [citado 26º de setembro de 2025];99(3):e025125. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2506

Edição

Seção

REVISÃO DE ESCOPO

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