EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANETÁRIA À LUZ TEORIA TRANSCULTURAL DE MADELEINE LEININGER
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.3-art.2601Palavras-chave:
Racismo Ambiental, Saúde Planetária, EnfermagemResumo
O texto aborda a importância da Educação em Saúde Planetária à luz da Teoria Transcultural de Madeleine Leininger, diante dos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental. Destaca-se a urgência de práticas educativas que considerem a interconexão entre saúde, sociedade e meio ambiente, reconhecendo as especificidades culturais dos diferentes povos. A Enfermagem, como profissão voltada ao cuidado, tem papel central na promoção da saúde em contextos marcados por desigualdades e vulnerabilidades socioambientais. A Teoria de Leininger propõe um cuidado culturalmente sensível, que integra saberes populares e técnicos, respeitando valores, crenças e modos de vida. Nesse sentido, o cuidado transcultural é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo ações de saúde adaptadas às realidades locais. Assim, é necessária uma mudança de paradigma que una os aspectos ecológicos, sociais e culturais na prática profissional, contribuindo para o fortalecimento do cuidado, a mitigação de doenças e a promoção da vida com dignidade.
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