Comunicação efetiva para segurança do paciente e o uso de tecnologias da informação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.93-n.31-art.712Palavras-chave:
Segurança do paciente, Tecnologia da Informação, Aplicativos Móveis, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
Objetivo: Identificar evidências disponíveis na literatura científica acerca do uso de tecnologia da informação em saúde direcionada à comunicação efetiva para segurança do paciente. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados MEDLINE, LILACS e ScienceDirect. Foram incluídos 14 artigos originais e indexados em periódicos internacionais, nos idiomas português, inglês, espanhol e alemão, com recorte temporal de 2013 a 2018. Resultados: Os estudos abordam o desenvolvimento de tecnologias em saúde, como prontuários e formulários eletrônicos, bem como aplicativos para troca de mensagens. Estas permitem uma rápida comunicação interprofissional e otimizam o tempo de acesso e compartilhamento de informações. A agilidade e clareza nas informações determina ações mais seguras para o paciente. No entanto, é recomendado que essas tecnologias sejam associadas à interlocução verbal, a fim de propiciar relações humanizadas dentro das práticas assistenciais. Conclusão: O emprego das tecnologias de comunicação produz resultados de excelência na eficácia da segurança do paciente, em ambiente intra e extra-hospitalar, como em domicílio. Isto é evidenciado pela melhora no tempo-resposta de recebimento das informações ao utilizar a tecnologia disposta em smarthphones, tablets, notebooks e computadores, além de reduzir o uso de papel, mantendo dados padronizados, prevenindo perda de informações e otimizando o tempo. Dessa forma, conferindo melhor efetivação da comunicação inteprofissional e benefícios na saúde e segurança do paciente, de forma presencial ou remota.