Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.93-n.0-art.803

Palavras-chave:

Área da Saúde; Ensino Online; COVID-19; Instituições de Ensino Superior; Pandemia

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a adoção de estratégias a serem implementadas pelas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos da área de saúde, para continuidade das suas atividades acadêmicas durante a pandemia pela COVID-19, primando pela saúde física e mental dos seus docentes e discentes. Método: Trata-se de um estudo teórico reflexivo estruturado em três eixos temáticos, cujo levantamento bibliográfico abrangeu livros, documentos oficiais do Ministério da Saúde do Brasil, artigos científicosnacionais e internacionais presentes nas bases de dados da PUBMED/MEDLINE, Web of Science, LILACS e SciELO.Foram selecionados mediante o uso de combinações de palavras-chave relacionadas ao tema“COVID-19”, “ensino online”, “biossegurança”, “aprendizado online”, “estresse”, “práticas integrativas e complementares em saúde”. Resultados: O primeiro eixo destaca a adoção de estratégias virtuais para evitar aglomerações e o risco de contaminação pela COVID-19; o segundo, a utilização de medidasde biossegurança para a realização de atividades acadêmicas presenciais; e o terceiro, as açõesde enfrentamento do estresse emocional experimentado pelos docentes e discentes nesse mesmo contexto. Conclusões: Evidencia-se imprescindível adoção de estratégias pedagógicas na tentativa de encontrar soluções criativas e responsáveis pelas Instituições de Ensino Superiorem Saúde a fim de minimizar o comprometimento do ensino-aprendizagem e evitar danos à saúde física e mental daqueles que são protagonistas desse processo.

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Biografia do Autor

Zulmerinda Meira Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Lívia Maria Andrade de Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-Dentista. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Nilton Cesar Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirugião-Dentista. Doutor. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Joana Angélica Andrade Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Maria da Conceição Andrade de Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-Dentista. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Tiago Meira Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

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Publicado

18-08-2020

Como Citar

1.
Oliveira ZM, de Freitas LMA, dos Santos NCN, Dias JAA, de Freitas M da CA, Oliveira TM. Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de agosto de 2020 [citado 26º de novembro de 2024];93:e020008. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/803

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO