TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Maria de Lourdes Alves da Cruz UFRN
  • Fernanda Rademacher Giovanoni Lopes
  • Sâmella Karine de Macêdo Leopoldino
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1293

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Diagnóstico de Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou sintetizar o conhecimento produzido na literatura sobre os instrumentos utilizados para medir o raciocínio diagnóstico em enfermagem. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, em setembro de 2020, as fontes de dados consultadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus Content Overview, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PubMed e Web of Science. Foram selecionados nove artigos para compor a amostra. Em relação aos estudos incluídos, todos eram internacionais (100%) e 44,4% foram do ano de 2019. Os principais delineamentos foram descritivo, prospectivo, transversal e ensaio clínico randomizado. Resultados: Os instrumentos identificados foram: Teste de Concordância de Script (SCTs); Health Sciences Reasoning Test (HSRT); Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR); Creighton Simulation Evaluation Instrument (C-SEI); Nursing Process Skills Checklist; Critical Thinking Disposition Inventory - versão chinesa (CTDI-CV); Teste verdadeiro ou falso e de múltipla escolha; e Jogo de Simulação Virtual. Conclui-se que existem vários instrumentos para medir o raciocínio diagnóstico em enfermagem. Conclusão: O conhecimento desses instrumentos é de suma importância para avaliar e direcionar o ensino dessa importante etapa do processo de enfermagem.

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Publicado

17-02-2022

Como Citar

1.
Alves da Cruz M de L, Lopes FRG, Leopoldino SK de M, Lira ALB de C. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM:: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 17º de fevereiro de 2022 [citado 26º de novembro de 2024];96(37):e-021210. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1293

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO