TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1293Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Diagnóstico de Enfermagem, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: O presente estudo objetivou sintetizar o conhecimento produzido na literatura sobre os instrumentos utilizados para medir o raciocínio diagnóstico em enfermagem. Método: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, em setembro de 2020, as fontes de dados consultadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus Content Overview, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, PubMed e Web of Science. Foram selecionados nove artigos para compor a amostra. Em relação aos estudos incluídos, todos eram internacionais (100%) e 44,4% foram do ano de 2019. Os principais delineamentos foram descritivo, prospectivo, transversal e ensaio clínico randomizado. Resultados: Os instrumentos identificados foram: Teste de Concordância de Script (SCTs); Health Sciences Reasoning Test (HSRT); Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR); Creighton Simulation Evaluation Instrument (C-SEI); Nursing Process Skills Checklist; Critical Thinking Disposition Inventory - versão chinesa (CTDI-CV); Teste verdadeiro ou falso e de múltipla escolha; e Jogo de Simulação Virtual. Conclui-se que existem vários instrumentos para medir o raciocínio diagnóstico em enfermagem. Conclusão: O conhecimento desses instrumentos é de suma importância para avaliar e direcionar o ensino dessa importante etapa do processo de enfermagem.