O Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre prevenção e tratamentos de lesão por pressão

estudo quase-experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1748

Palavras-chave:

lesão por pressão; prevenção; tratamento e hospitalização

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem antes e após capacitação sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão. Método: Estudo quase-experimental com pré e pós-teste, realizado com acadêmicos de enfermagem de uma universidade federal, no período de maio a agosto de 2022. A amostra foi intencional, com 66 sujeitos, os quais foram recrutados por e-mail. A intervenção constitui-se de capacitação online e assíncrona. Para avaliar o conhecimento utilizou-se um instrumento construído pela autora baseado no Teste de Conhecimento de Caliri-Pieper, o qual considera conhecimento adequado quando o percentual de acertos é maior do que 90%.  A coleta de dados foi online e os dados foram analisados com estatística descritiva e com Teste T para amostras dependentes e teste não paramétrico de Wilcoxon.  Resultado: A idade média foi de 24,8±3,7 anos, com predominancia do sexo feminino (60; 90,9%) e de indivíduos solteiros (60; 90,9%). O percentual médio de acertos antes da capacitação foi de 68,3± 9,8% e de desconhecimento de 19,3±10,8%. Após a capacitação houve 86,1±7,5% (p<0,001) de acertos e 2,2±4,1% de desconhecimento (p<0,001). Mesmo com o aumento, não houve melhoria no percentual de acertos maior do que 90%. Conclusão: Com a capacitação houve aumento do conhecimento dos acadêmicos, entretanto, este ainda não atingiu o parâmetro de excelência estipulado, demonstrando necessidade de reforço na formação do enfermeiro sobre prevenção e tratamento de lesões por pressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

National Pressure Ulcer Advisory Panel, European Pressure Ulcer Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. Emily Haesler (Ed.). Cambridge Media: Osborne Park, Australia; 2014.

Augusto T, Paula A, Nunes D, Corrêa JW, Mota L, Renata B, et al. Cuidados de enfermagem na prevenção de lesão por pressão em idosos. Rev Enferm Atual In Derme [Internet]. 2023 [citado 2023 set 07];97(2):e023048–8. doi: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1763. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1763

Moreira LR, Siqueira AT, Santos PT, Ladislau VN. Percepção do enfermeiro acerca da formação acadêmica para o exercício profissional. Enfermagem revista [Internet]. 2018 [citado 2023 set 07]; 21(1):34-50. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/17896.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN Nº 567/2018. Aprovado pela Resolução Cofen nº 421, de 15 de fevereiro de 2012. [citado 2023 set 07]. 2022. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofenno-567-2018_60340.html.

Campoi ALM, Engel RH, Stacciarini TSG, Cordeiro ALP de C, Melo AF, Rezende MP. Permanent education for good practices in the prevention of pressure injury: almost-experiment. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019 [citado 2023 Set 07];72(6):1646–52. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0778. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0778

Furtado AF, Marcondes L, Lenhani BE, Batista J. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre lesões por pressão: desafio para a segurança do paciente. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2020 [citado 2023 Set 07] 11;33. doi: https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34425. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34425

Mazzo A, Berchelli F, Miranda G, Gonçalves Meska M, Bianchini A, Bernardes R, et al. Ensino de prevenção e tratamento de lesão por pressão utilizando simulação - relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. [citado 2023 Set 07];22(1):2018. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0182. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0182

Rabeh SAN, Palfreyman S, Souza CBL, Bernardes RM, Caliri MHL. Cultural adaptation of the Pieper-Zulkowski Pressure Ulcer Knowledge Test for use in Brazil. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [citado 2023 Set 07];71(4):1977–84. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0029. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0029

Silva GB, Macedo JWR, Val LF. Curso de bacharelado em enfermagem: egressos do sexo masculino (2004 a 2017). Braz J Develop [Internet]. 2021 [citado 2023 Set 07];7(5):52337-46. doi: https://doi.org/ :10.34117/bjdv7n5-569.

Kielo E, Salminen L, Suhonen R, Puukka P, Stolt M. Graduating student nurses’ and student podiatrists’ wound care competence: a cross-sectional study. Journal of Wound Care [Internet]. 2019 [citado 2023 Set 07]3;28(3):136–45. doi: https://doi.org/10.12968/jowc.2019.28.3.136. DOI: https://doi.org/10.12968/jowc.2019.28.3.136

Mather C, Jacques A, Prior SJ. Australian First-Year Nursing Student Knowledge and Attitudes on Pressure Injury Prevention: A Three-Year Educational Intervention Survey Study. Nurs. Rep [Internet]. 2022 [citado 2023 Set 07];12(3):431–45. doi: https://doi.org/ 10.3390/nursrep12030042. DOI: https://doi.org/10.3390/nursrep12030042

Silva, ACL, Capellini VK, Silva RG. Educação em enfermagem: criação de uma liga acadêmica para o ensino de urgência e emergência. RSD [Internet]. 2020[citado 2023 Set 07];9(3):e159932656–6. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2656. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2656

Esteves LSF, Cunha ICKO, Bohomol E. Supervised internship in undergraduate nursing courses in the State of São Paulo, Brazil. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2020 [citado 2023 Set 07];28. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3540.3288. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3540.3288

Kielo-Viljamaa E, Ahtiala M, Suhonen R, Stolt M. Simulated Wound Care as a Competence Assessment Method for Student and Registered Nurses. Advances in Skin & Wound Care [Internet]. 2021 [citado 2023 Set 07];34(11):588–95. doi: https://doi.org/ 10.1097/01.ASW.0000792916.93340.68. DOI: https://doi.org/10.1097/01.ASW.0000792916.93340.68

Brooke J, Hvalič-Touzery S, Skela-Savič B. Student nurse perceptions on evidence-based practice and research: an exploratory research study involving students from the University of Greenwich, England, and the Faculty of Health Care Jesenice, Slovenia. Nurse Education Today [Internet]. 2015 [citado 2023 Set 07];35(7): e6–11. C https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.02.026. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.02.026

Meyer D, Verhaeghe S, Van Hecke A, Beeckman D. Knowledge of nurses and nursing assistants about pressure ulcer prevention: A survey in 16 Belgian hospitals using the PUKAT 2.0 tool. J Tissue Viability [Internet]. 2019 [citado 2023 Set 07];28(2):59–69. doi: https://doi.org/ 10.1016/j.jtv.2019.03.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtv.2019.03.002

Publicado

05-12-2023

Como Citar

1.
Iribarrem Ness M, Barcellos Teixeira A, Brandão Chaves EH, Campos JL, Cunha Tanscheit V. O Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre prevenção e tratamentos de lesão por pressão: estudo quase-experimental. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 5º de dezembro de 2023 [citado 25º de novembro de 2024];97(4):e023231. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1748

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL