Promoção da saúde mental entre universitários: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1428

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Mental, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na prática de educação em saúde por meio da dramatização para acadêmicos de uma instituição de ensino superior no interior cearense. Métodos: Trata-se de um relato de experiência da prática de promoção da saúde mental de estudantes universitários, através da prática ilustrativa e reflexão das reações dos estudantes acerca da temática em estudo. Resultados: Utilizou-se do teatro para abordar temáticas como: estresse, ansiedade e depressão como problemas gerados no ambiente universitário e da literatura atual para a seguinte reflexão. A atividade promoveu um momento de descontração e encontro com a temática acerca do estresse, ansiedade e depressão, repercutindo positivamente no conhecimento e percepção dos participantes sobre a influência da rotina universitária no surgimento de transtornos mentais, assim como para os acadêmicos de enfermagem que experienciaram de forma genuína o planejamento e a prática de educação em saúde. Considerações Finais: observou-se o feedback positivo daqueles que participaram da atividade, compreendendo os principais fatores, sintomas e alternativas para cuidado do estresse mental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiza Amanda Gonçalves de Souza, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira em formação pela Universidade Regional do Cariri, atualmente cursando o 10° semestre do bacharel, com tendência à pesquisa-extensão-prática, frequentando os grupos: Liga Acadêmica de extensão de estudos em doenças negligenciadas (LIDONE) e projeto interdisciplinar, membro do Grupo de Pesquisa: Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN) e Projeto; Biopoder: Saúde e saber médico com discentes e docentes de outros cursos. Possui curso técnico profissionalizante em agroindústria, com experiência em produção alimentícia, controle de qualidade e produção assim como atendimento ao publico. Afinidade pelas ciências sociais, determinantes sociais da saúde, saúde coletiva e ação social, saúde do trabalhador humanização e SUS.

Helvis Eduardo Oliveira da Silva, Universidade Regional do Cariri - (URCA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - (URCA). Bolsista Voluntário de Extensão do Projeto intitulado: "Prevenção do uso de álcool e outras drogas no âmbito escolar:Uma abordagem para educadores e educandos de escolas públicas". Membro da Liga Acadêmica de Estudos,Pesquisa e Extensão Sobre Saúde Mental-(LISaME). Monitor da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental,Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/CNPq/URCA). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/URCA

Maria Vitória Ribeiro da Silva, Universidade Regional do Cariri - (URCA)

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Membro do Grupo de pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN), Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (LAENFE).

Claudiana de Alcântara Costa, Universidade Regional do Cariri-URCA

Discente do 10º semestre de enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Afinidade pela área hospitalar como cuidados à pacientes críticos e afins.

Kely Vanessa Leite Gomes da Silva, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutora em Enfermagem pela UFC. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem na UECE. Especialista em Saúde da Família e em Docência do Ensino Superior. Graduada em Enfermagem e em Direito pela Universidade Regional do Cariri-URCA.Tem experiência nas áreas: Assistencia de Enfermagem à criança e adolescente; Assistencia de Enfemagem em Saúde Mental no adulto, criança e adolescentes. Possui ênfase na área de Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem à família, Promoçao da Saúde mental da criança e do adolescente, Tecnologia educional, Brinquedo Terapêutico

Referências

Graner KM, Cerqueira AT. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciênc Saúde coletiva [Internet]. abr 2019;24(4):1327-46. Disponível em: 10.1590/1413-81232018244.09692017

Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS, Avelino FVSD, Santos JDM. Prevalência de Sintomas Ansiosos e Depressivos em Universitários de Uma Instituição Pública. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018[citado 2022 Dez 21];71(5):2298-304. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0752

Neponuceno HJ, Carvalho BDN, Neves NMBC. Transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Rev Bioét [Internet]. 2019;27(3):465-470. Disponível em: 10.1590/1983-80422019273330

Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LPG. Prevalência e Fatores Associados Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Rev bras educação médica [Internet]. 2018;42(4):55-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092

Ferreira FMPB, Brito IS, Santos MR. Health promotion programs in higher education: integrative review of the literature. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1714-23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0693

Souza DC, Favarin DB, Scorsolini-Comin F. Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários. Educação [Internet]. 2021;46(1):1–24. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644442800

Lopes FM, Lessa RT, Carvalho RA, Reichert RA, Andrade ALM Micheli D. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Psicol Pesqui [Internet]. 2022;16(e31105):1-23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31105

Carvalho PO, Andrade LS, Oliveira WA, Masson L, Silva JL, Silva MAI. Competências essenciais de promoção da saúde na formação do enfermeiro: revisão integrativa. Acta Paulist Enferm [Internet]. 2021;34(eape02753): 1-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AR02753

Lima GCBB, Guimarães AMDN, Silva JRS, Otero LM, Gois CFL. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Saúde debate [Internet]. 2019;43(120):150-158. Disponível em: 10.1590/0103-1104201912011

Jardim MGL, Castro TS, Rodrigues CFF. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, Bragança Paulista [Internet]. 2020; 25(4):645-657. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413/82712020250405

Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Cardoso JV, Silva DA. Common mental disorders in university students: epidemiological approach about vulnerabilities. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 2020;16(1):1-8. Disponível em: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.157317

Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):976-980. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150

Gaiotto EMG et al. Response to college students mental health needs: a rapid review. Rev Saúde Pública [Internet]. 2021;55(114):1-18. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363

Ariño DO, Bardagi MP. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol Pesq [Internet]. 2018;12(3):44-52. Disponível em: 10.24879/2018001200300544

Cardoso JV, Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Silva DA. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2019;13(1):1-7. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241547

Publicado

15-03-2023

Como Citar

1.
Pereira de Andrade B, Gonçalves de Souza RA, Oliveira da Silva HE, Ribeiro da Silva MV, de Alcântara Costa C, Leite Gomes da Silva KV. Promoção da saúde mental entre universitários: relato de experiência. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 15º de março de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(1):e023015. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1428

Edição

Seção

RELATOS