VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.3-art.1817

Palavras-chave:

Enfermagem, Hipertensão, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura as contribuições sobre a validação de tecnologias educacionais para pessoas com hipertensão arterial. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em março de 2022, utilizando-se os descritores indexados “Tecnologia educacional” AND “Hipertensão” na base de dados Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde e “Educational Technology” AND “Arterial hypertension” na SciVerse Scopus e no Portal Scientific Electronic Library Online, a partir dos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings. Incluíram-se artigos na integra, sem recorte temporal. Resultados: Foram selecionados sete estudos de 31 publicações. Apontam-se para a socialização de experiências, troca de informações e compartilhamento de dúvidas para mudanças de comportamento relacionadas a HA. Conclusão: A área da saúde produz poucos trabalhos acadêmicos sobre a validação de tecnologias educacionais para pessoas com hipertensão arterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Health Organization. The top 10 causes of death [Internet]. Genebra: WHO; 9 Dec 2020. cited 2022 May 10]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death.

Pan American Health Organization. WHO reveals leading causes of death and disability worldwide: 2000-2019 [Internet]. Washington, DC.: PAHO/WHO; 9 Dec 2020. [cited 2022 May 10]. Disponível em: https://www.paho.org/en/news/9-12-2020-who-reveals-leading-causes-death-and-disability-worldwide-2000-2019.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (BR). Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2011. [citado 2022 Out 22]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_promocao_saude_4ed.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2022-2030 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2022.

[citado 2022 Out 22]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/doencas-cronicas-nao-transmissiveis-dcnt/09-plano-de-dant-2022_2030.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. [citado 2022 Out 22]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cronica.pdf

Mendes F, Silva M, Ferreira C. Diagnósticos de enfermagem em portadores de hipertensão arterial na atenção primária [Internet]. Estação Científica (UNIFAP) [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22].;8(1): 91-101. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/3482/fabriziov8n1.pdf doi: http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2018v8n1.p91-101 DOI: https://doi.org/10.18468/estcien.2018v8n1.p91-101

Aguiar ACT, Santos ZMSA, Rodrigues KAF, Santos PDS, Júnior JICO, Rolim KMC. Repercussão da tecnologia educativa em saúde na adesão de familiares cuidadores no controle da hipertensão arterial ou na prevenção de risco desse agravo [Internet]. Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];50-70. UECE. Disponível em: https://www.biosanas.com.br/uploads/outros/artigos_cientificos/59/39ab383257a9da8d6421cc9ada1a1490.pdf

Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Mota-Gomes MA, Brandão AA, Feitosa ADM, Machado CA, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2021 [citado 2022 Out 22];116(3):516-658. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf doi: 10.36660/abc.20201238 DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20201238

Moura DJM, Moura NS, Guedes MVC. Development of a booklet on insulin therapy for children with diabetes mellitus type 1. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [citado 2022 Out 22];70(1):3-10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tmGrRQRWy73RGCwNMp4j3FR/?format=pdf&lang=en doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0183 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0183

Engela MHT, Rodarte AC, Júnior AR, Seixas CT, Viegas SMF, Lanza FM. Uso das tecnologias em saúde na atenção básica às pessoas em condições de hipertensão arterial sistêmica. Rev Pesq Cuidado é Fundamental Online [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];10(1):75-84. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5979 doi:10.9789/2175-5361.2018.v10i1.75-84 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.75-84

Santos SB, Ramos JLS, Machado APA, Lopes MTN, Abreu LC, Bezerra IMP. Tecnologia educativa para adolescentes: construção e validação de álbum seriado sobre sífilis adquirida. Rev Bras Promoção da Saúde [Internet]. 2020 [citado 2022 Out 22];33:1-14. Disponível em: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/9970 doi: 10.5020/18061230.2020.9970 DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2020.9970

Carvalho IS, Guedes TG, Bezerra SMMS, Alves FAP, Leal LP, Linhares FMP. Tecnologias educacionais sobre infecções sexualmente transmissíveis para mulheres encarceradas. Rev Latino Americana Enferm [Internet]. 2020 [citado 2022 Out 22]; 28: e3392. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/c8ZRdJbT5Kny35BLzs7cBzS/?format=pdf&lang=pt doi: 10.1590/1518-8345.4365.3392 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4365.3392

Moreschi C, Rempel C, Backes DS, Pombo CNF, Siqueira DF, Pissaia LF. Actions of FHS teams for the quality of life of people with diabetes. Ciência, Cuidado e Saúde [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];17(2). Disponível em: doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v17i2.41000 DOI: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v17i2.41000

Costa LRLG, Santos KC, Ferreira LB. Adesão ao tratamento de hipertensão arterial. J Health Sci Inst [Internet]. 2019 [citado 2022 Out 22];37(4):351-9. Disponível em: http://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/2020/12/10V37_n4_2019_p351a359.pdf

Souza LMM, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. Metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Rev Invest Enferm [Internet]. 2017 [citado 2022 Out 22]; 2(21):17-26. Disponível em: https://www.sinaisvitais.pt/images/stories/Rie/RIE21.pdf

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem-Texto Contexto Enferm [Internet] 2008 out-dez [citado 2022 Out 22]; 17(4):758-64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman D, The PRISMA Group. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol Serv Saude [Internet]. 2015 [citado 2022 Out 22];24(2):335–42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=pdf&lang=pt doi: 10.5123/S1679-49742015000200017 DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. 3ª ed. Philadelphia (US): Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2011.

Santos PDS, Santos ZMSA, Diógenes LMMB, Caldas JMP, Rodrigues KAF, Carneiro RF. Capacitação do familiar cuidador com a aplicação da Tecnologia Educativa em Saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];71(3):1135-43. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/VfV6Hmjvk7QTjddCcbxNhVM/?format=pdf&lang=pt doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0163 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0163

Santos ZMSA, Lima H.P. Tecnologia educativa em saúde na prevenção da hipertensão arterial em trabalhadores: análise das mudanças no estilo de vida. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 jan-mar [citado 2022 Out 22]; 17(1): 90-7. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/SsMhmSvSsKS4P6qdNdzDyfM/?lang=pt&format=pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000100010

Santiago JCS, Moreira TMM, Florêncio RS, Borges JWP, Pessoa VLMP, Souza ACC. Efetividade tecnológica na prontidão para mudança comportamental em hipertensão e excesso ponderal. Acta Paul Enferm [Internet]. 2021 [citado 2022 Out 22];34:eAPE00395. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/wb9dyWQXf3Z9rWWwFM5mrGn/ doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO00395 DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO00395

Santiago JCS, Moreira TMM. Validação de conteúdo de cartilha sobre excesso ponderal para adultos com hipertensão. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [citado 2022 Out 22];72(1):95-101. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/mhVsyC4cGtfGGjsWZMtXF9t/?lang=en doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0105 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0105

Carvalho LV, Carvalho AT, Áfio ACE, Silva ASR, Silva MG, Pagliuca LMF. Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];71(4):1970-6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/TX6ykDYzL37qg4DkYg7JGGS/?lang=en doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0056 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0056

Molina-de Salazar DI, Botero-Baena SM, Esparza-Albornoz AS, Barrera C, Morales N, Holguin MC, et al. Tecnologías de la información y la comunicación como herramienta educativa en pacientes con enfermedades crónicas no transmisibles en una ips de la ciudad de manizales. MÉD.UIS [Internet]. 2016 [citado 2022 Out 22];29(2):59-70. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/muis/v29n2/v29n2a07.pdf doi: https://doi.org/10.18273/revmed.v29n2-2016006 DOI: https://doi.org/10.18273/revmed.v29n2-2016006

Santos ZMSA., Caetano JA, Moreira FGA. Atuação dos pais na prevenção da hipertensão arterial- uma tecnologia educativa em saúde. Ciência Saúde Coletiva [Internet]. 2011[citado 2022 Out 22];16(11):4385-4394. Disponível em: doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001200011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001200011

Ministério da Saúde (BR). Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil [Internet]. Brasília: MS; 2019. [citado 2022 Out 15]. Disponível: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2019/abril/hipertensao-afeta-um-a-cada-quatro-adultos-no-brasil

Salci MA, Meirelles BHS, Silva DMG. Educação em saúde para prevenção das complicações crônicas do diabetes mellitus na atenção primária. Escola Anna Nery – Rev Enferm [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];22 (1):1-6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/3CS9647q8VyMVL69QvTX3kk/?lang=en doi:10.1590/2177-9465-EAN-2017-0262 DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0262

Silva AP, Avelino FVSD, Sousa CLA, Valle ARMC, Figueiredo MLF. Factors associated with non-adherence to treatment of hypertension: an integrative review. J Res Fundam Care [Internet]. 2016 jan./mar. [cited 2022 Out 22]; 8(1):4047-55. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5019 doi: 10.9789/2175-5361.2016.v8i1.4047-4055 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.4047-4055

Santana LCB, Soares TC, Wenzel APBPH, Blanche BR, Benevides LKB, Soares TC, Câmara GB, Silva DF, Souza EC. Promoção à saúde de hipertensos e diabéticos a partir da problematização do território. Res Society Development [Internet]. 2020 [citado 2022 Out 22];9(1):e141911492. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1492 doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1492 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1492

Cardoso RSS, Sá SPC, Domingos AM, Sabóia VM, Maia TN, Padilha JMFO. Nogueira GA. Tecnologia Educacional: um instrumento dinamizador do cuidado com os idosos. Rev Bras Enferm. [Thematic Issue: Health of the Elderly] [Internet]. 2018 [citado 2022 Out 22];71(2): 786-92. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0129 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0129

Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Development of na appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2022 Out 22];73(Suppl 6):e20190559. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/j4nNFSCVRjLFkTfXYBkLWgk/?lang=en doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559

Silveira V do N, Schimith MD, Caetano da Silva LM, Oliveira G, Badke MR, Zanatta STP. Fatores de risco cardiovascular e percepção da saúde entre adultos jovens. RSD [Internet]. 2020 [citado 2022 Out 22];9(11):e6749119591. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9591 doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9591 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9591

Radovanovic CAT, Santos LA dos, Carvalho MD de B, Marcon SS. Hipertensão arterial e outros fatores de risco associados às doenças cardiovasculares em adultos. Rev Lat.-am enferm [Internet]. 1 julho 2014 [citado 2022 Out 22];22(4):547-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86648 doi: https://doi.org/10.1590/0104-1169.3345.2450 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-1169.3345.2450

Oliveira G, Schimith MD, Primo CC, Marafiga VA, Puhl GdS, Wickert DC. Tecnologias voltadas para a hipertensão arterial sistêmica: Análise documental da produção de conhecimento no Brasil. Res Society Development [Internet]. 2021 [citado 2022 Out 22];10(1):e19010111624. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11624 doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11624 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11624

Pinto ACS, Scopacasa LF, Bezerra LLAL, Pedrosa JV, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro PNC. Use of information and communication technologies in health education for adolescents: integrative review. Rev enferm UFPE [Internet]. 2017 [citado 2022 Out 22];11(2):634-44. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11983 doi: 10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102201719

Cunha DB, Souza BS, Veiga GV, Pereira RA, Sichieri R. Prontidão para mudança de comportamento e variação do consumo alimentar de adolescentes participantes de ensaio comunitário de base escolar em Duque de Caxias, RJ. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2015 [citado 2022 Out 22];18(3):655–65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/wMdFjHJPwfHr9xBgYPZyq3w/?lang=en doi: https://doi.org/10.1590/1980-5497201500030011 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5497201500030011

Leão JM, Lisboa LC, Pereira MA, Lima LF, Lacerda KC, Elias MA, et al. Estágios motivacionais para mudança de comportamento em indivíduos que iniciam tratamento para perda de peso. J Bras Psiquiatr [Internet]. 2015 [citado 2022 Out 22];64(2):107-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/fQ4QcRdGzmt4whjVJ6rBmfM/?lang=pt doi: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000065 DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000065

Abdi J, Eftekhar H, Mahmoodi M, Shojayzadeh D, Sadeghi R. Physical Activity Status and Position of Governmental Employees in Changing Stage Based on the Trans-Theoretical Model in Hamadan, Iran. Glob J Health Sci [Internet]. 2015 [cited 2022 Out 22];7(5):23-32. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/gjhs/article/view/41888 doi: 10.5539/gjhs.v7n5p23 DOI: https://doi.org/10.5539/gjhs.v7n5p23

Bevilaqua CA, Pelloso SM, Marcon SS. Estágio de mudança de comportamento em mulheres de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2016 [citado 2022 Out 22]; 24: e2809. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/XGN33mwJ37pZrSGzwPDy6NK/?lang=en doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.0549.2809 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.0549.2809

Publicado

27-11-2023

Como Citar

1.
Marques Gama D, Bigolin Jantsch L, Caetano da Silva Corcini LM, Rossato Badke M, Denise Schimith M, Nunes da Silva Fernandes M, Buriol D, da Silva Ziani J. VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de novembro de 2023 [citado 26º de novembro de 2024];97(3):e023134. Disponível em: https://mail.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1817

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO